Pratos internacionais para transformar sua cozinha

Incluir pratos internacionais no cardápio não é tão complicado quanto parece. Confira este artigo e saiba como adaptar 9 opções à culinária brasileira.

Prato conhecido como pozole mexicano, ao lado de alguns temperos e condimentos, tortilhas e uma tábua de madeira com rabanetes

Cansado(a) de repetir receitas e sem ideias para renovar o menu ou inovar na hora de assumir o papel de chef? Então, você precisa conhecer pratos internacionais como o pozole, as empanadas, as almôndegas marroquinas, o molho carbonara, a moussaka, a paella, o bacalhau a lagareiro, o tom yum goong e o coq au vin.

Cada um deles vai adicionar um toque de diversidade e mais sabor à sua cozinha!

E mesmo que algumas comidas estrangeiras tenham ingredientes mais exóticos e pouco acessíveis, é possível fazer algumas adaptações sem deixar de agradar ao paladar brasileiro.

Do México à Tailândia, conheça, agora, mais detalhes sobre cada uma dessas opções!

9 pratos internacionais para diversificar o cardápio

É receita de todo canto do mundo! Algumas mais pesadas, outras mais leves, algumas mais fáceis e outras mais difíceis, mas todas deliciosas. Veja nove opções incríveis para fazer por aí.

1. Pozole (México)

Recipiente amarelo com prato típico do México conhecido como Pozole

O pozole é uma sopa tradicional mexicana feita à base de milho nixtamalizado (um tipo de grão de milho), carne de porco ou frango e temperos. Trata-se de uma iguaria muito apreciada e consumida principalmente em ocasiões festivas e celebrações especiais no país latino.

Esse prato já foi considerado o segundo mais popular entre os mexicanos, sendo muito valorizado por sua riqueza de sabores e texturas. Além disso, o pozole é servido com uma variedade de acompanhamentos, como cebola, alface, rabanete, limão e tortilhas crocantes.

2. Spaghetti alla carbonara (Itália)

Spaghetti alla carbonara visto de perto, fundo da imagem em cor branca

O spaghetti alla carbonara é um prato clássico da culinária italiana, originário da região de Lazio, onde fica a capital Roma, cidade que recebe o crédito por tê-lo criado logo após a Segunda Guerra Mundial.

A receita leva poucos ingredientes: macarrão tipo espaguete, ovos, queijo parmesão ou pecorino, pancetta ou guanciale (carne da bochecha do porco, conhecida por aqui como o “bacon italiano”) e pimenta preta. O resultado dessa mistura é um molho delicioso e cremoso que acompanha tanto o espaguete quanto outros tipos de massa mundo afora.

3. Empanada argentina

Forma rasa de madeira com três empadas argentinas, algumas folhas de manjericão, tomates e um pequeno recipiente com molho

As empanadas argentinas são pequenas tortas assadas recheadas com uma variedade de ingredientes, como carne moída, frango, queijo, presunto, cebola e pimentão. A massa delas é feita com farinha de trigo e gordura, resultando em uma textura crocante e saborosa, e o recheio fica “por conta do freguês”.

Não se sabe ao certo onde esse prato surgiu, mas é fato que ele se popularizou na gastronomia argentina e marca presença em restaurantes, lanchonetes e feiras do país inteiro.

4. Almôndegas marroquinas (Marrocos)

Almôndegas marroquinas ao molho, em um prato raso

As almôndegas marroquinas são um prato originário do Marrocos – o nome já diz, né?

Para fazê-las, você só precisa de carne moída (de cordeiro ou bovina), molho de tomate e algumas especiarias, como cominho, coentro, canela e páprica. Depois, sirva a receita com cuscuz marroquino ou triguilho!

5. Moussaka (Grécia)

Receita típica da Grécia conhecida como Moussaka, em um prato raso retangular branco visto de perto

Prato clássico da culinária grega, a moussaka é composta por camadas de berinjela grelhada, carne moída temperada com especiarias, molho de tomate e cobertura de molho branco.

Ela se assemelha à lasanha brasileira, só que não leva queijo ou presunto, e a massa é substituída pelas berinjelas.

6. Paella (Espanha)

Receita espanhola conhecida como paella, servida em um prato que se assemelha a uma panela e com um garfo dentro do prato, ao lado do prato estão alguns temperos e condimentos

A paella é um prato espanhol icônico, originário da região de Valência, preparado em uma panela especial chamada “paellera”, cujo formato faz toda a diferença no cozimento dos ingredientes, permitindo que eles fiquem prontos de forma uniforme e mais rápida.

A receita original desse prato combina arroz com frutos do mar, frango, coelho, legumes e açafrão.

7. Bacalhau à lagareiro (Portugal)

Bacalhau à lagareiro servido em um prato que se assemelha a uma panela pequena. O prato está sobre uma mesa de madeira e ao lado do prato há uma taça de vidro

O bacalhau à lagareiro é uma delícia da culinária portuguesa, e o nome “lagareiro” vem justamente do método de preparo do prato, que remonta aos antigos lagares de azeite, onde as azeitonas eram “amassadas”. O bacalhau a esta moda era, então, regado do insumo e assado sobre a brasa.

Gostou da ideia e quer preparar? Tradicionalmente, o peixe precisa ficar algumas horas de molho para ter o excesso de sal removido – processo conhecido como “dessalgação” – e, em seguida, assado lentamente até ficar dourado por fora e suculento por dentro. Para acompanhar, adicione batatas cozidas no mesmo azeite usado para assar a estrela do prato.

8. Tom yum goong (Tailândia)

Prato tailandês conhecido como tom yum goong, servido em um prato fundo circular branco, ao lado do prato há uma tábua de madeira com tomates, salsas e pimentas

E que tal trazer para a sua cozinha um prato mais “diferentão”? O Tom yum goong é uma sopa da culinária tailandesa, feita com camarões, cogumelos, capim-limão, gengibre, coentro, molho de peixe e suco de limão.

A receita mistura sabores picantes, ácidos, doces e salgados, característica da culinária tailandesa. Vale experimentar!

9. Coq au vin (França)

Coq au vin em um prato branco decorado com salsas picadas

Por último, para completar a lista de receitas internacionais que vão renovar seu menu, conheça o coq-au-vin, prato clássico da culinária francesa, também conhecido como “galo ao vinho”, mas, atualmente, traduzido para “frango ao vinho” já que a maioria das receitas usam essa ave.

Se deu água na boca, saiba que existe todo um ritual para deixar o coq au vin no ponto: o ingrediente principal precisa marinar em vinho tinto por algumas horas e, depois, passar por cozimento juntamente com os ingredientes complementares, que costumam incluir bacon, cogumelos, cebolas, alho e ervas aromáticas. Tudo isso para garantir uma carne macia e suculenta.

Sirva o preparo com batatas cozidas, purê ou pão crocante!

Agora, se a sua pergunta é como fazer essas delícias brilharem numa cozinha tipicamente “canarinha”, o próximo tópico encerra sua leitura sem deixar qualquer dúvida.

Como incluir comida internacional no cardápio brasileiro?

Alguns pratos internacionais podem ser facilmente inseridos no cardápio brasileiro, outros precisam de adaptação, principalmente quando os ingredientes são escassos ou exóticos e tudo vai depender da criatividade do chef!

No segundo caso, você pode seguir as dicas elencadas abaixo.

  • Ajuste para mais ou para menos a quantidade de temperos e pimentas, fazendo testes antes de incluí-lo definitivamente no seu caderno de receitas
  • Troque ingredientes internacionais por opções locais similares
  • No caso de opções com proteína animal, você pode optar por cortes de carne mais comuns no Brasil, com texturas semelhantes à do ingrediente original
  • Misture influências culinárias para criar pratos únicos, combinando elementos internacionais e brasileiros

O céu é o limite! Mão na massa!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário