9 melhores carnes para assar no forno em 2026

Veja opções bovinas e suínas de carne para assar no forno, o que evitar se quiser uma receita perfeita e quando usar forno alto vs. forno baixo.

Mulher sorridente abrindo a porta do forno em uma cozinha moderna enquanto um homem segura uma caneca e olha para ela.

Entre as melhores carnes para assar no forno, destacam-se a picanha, a maminha, o acém e até o pernil, que é uma carne suína, mas não somente! Este artigo mostra mais opções e explica o preparo de cada uma para você.

Leia o conteúdo até o final se não quiser se arriscar e acabar enfrentando um problemão de uma receita seca, dura ou sem graça e saiba que, além do corte, até a forma de assar a carne impacta no seu resultado.

Aqui, estão atualizadas as informações sobre:

  • Quais as melhores opções bovinas e suínas
  • Quando usar forno alto e rápido ou forno baixo e lento
  • O que não fazer de jeito nenhum durante a receita

Boa leitura!

Para começar, como o forno influencia no preparo de uma carne?

O forno cozinha a carne por calor indireto, diferentemente da frigideira ou do preparo em uma churrasqueira. Isso significa que cortes magros demais podem ressecar, enquanto cortes com gordura, colágeno ou osso costumam funcionar melhor.

Então, preste atenção:

Assado rápido – ideal para carnes mais macias que podem ser fatiadas

  • Forno: alto
  • Temperatura: 200 °C a 240 °C
  • Tempo: 30 a 60 minutos

Assado lento – ideal para carnes mais duras

  • Forno: baixo
  • Temperatura: 140 °C a 170 °C
  • Tempo: 2 a 4 horas
  • Sugestão: adicionar água, caldo ou vinho tinto ao preparo

Nos dois formatos, o forno elétrico é alternativa para quem não tem o tradicional. Pode usá-lo, sem problema! Só ajuste tempo e temperatura seguindo o manual de instruções, pois alguns modelos assam mais rápido.

Agora, explore as opções de cortes.

Quais as melhores carnes para assar no forno?

Vários cortes diferentes de carnes bovinas e suínas ficam boas no forno, e os principais deles são: picanha, maminha e alcatra para quem quer rapidez; acém e pernil para quem quer maciez ao extremo; lagarto para quem quer economizar e costela para quem quer impressionar.

Entenda o porquê adiante.

1. Picanha

Mão de uma pessoa segurando uma travessa retangular azul com um pano de prato branco, contendo um pedaço de carne assada suculenta sobre uma bancada de madeira.

A picanha não é só uma carne para churrasco, mas uma peça ideal para assado rápido e que funciona super bem por causa da camada de gordura que protege a carne. Dá até pra fazê-la na airfryer, você sabia? Seja como for, prepare-a sempre com a gordura virada para cima.

2. Maminha

Carne sendo selada em frigideira de ferro preta em fogão doméstico, destacando o preparo culinário.

Junto com a picanha e a alcatra, a maminha é uma das carnes mais macias para assar no forno (médio ou rápido) e tem um sabor super suave. É melhor do que a fraldinha, inclusive, viu? Dica! Fatie a peça sempre contra as fibras – e após assar.

3. Alcatra

Carne assada fatiada servida em uma tábua de madeira com batatas cozidas, alho frito, ervas frescas e um pote de pimentas vermelhas ao lado.

Perfeita para quem gosta da carne quase mal passada no centro, a alcatra também é ideal para assado rápido, só cuidado para não a assar demais, porque ela seca. E uma observação: assim como as outras receitas, asse a peça inteira.

4. Costela bovina

Uma pessoa usando luva térmica retira do forno uma assadeira verde clara contendo uma peça de carne assada com osso, decorada com alecrim e acompanhada de tomates cereja.

Indicada para ser assada lentamente, a costela tem muito colágeno e muita gordura e fica deliciosa se levada ao forno ou a uma panela devidamente vedada, por várias horas. Obs.: antes de servir, deixe-a cozinhar destampada por alguns minutinhos para dourar.

Dá trabalho, mas compensa!

5. Acém ou paleta

Fatias de carne assada suculenta, como acém ou paleta, servidas em uma tábua de madeira com sal grosso salpicado e acompanhadas de cogumelos Paris salteados com ervas frescas.

Mais uma carne boa para assar no forno baixo e lento, o acém é famoso pelo colágeno que se transforma em maciez. Econômico e extremamente saboroso quando bem feito, recomenda-se assá-lo em caldo, vinho ou molho.

6. Lagarto

Peça inteira de lagarto assado e dourado servida em uma tábua de madeira com batatas assadas, um ramo de alecrim, faca e garfo ao lado sobre uma superfície escura.

Uma carne magra que precisa de cozimento controlado e lento, deve ser assada coberta e, posteriormente, fatiada bem fininha. Tem quem opte por consumi-la fria, como uma espécie de rosbife caseiro, e realmente fica incrível.

7. Pernil (suíno)

Cozinheiro despejando cerveja de uma caneca sobre um pernil suíno em uma assadeira vermelha, cercado por ingredientes frescos como pimentões, cebola roxa e ervas em uma bancada rústica.

Quer fazer uma carne suína no forno? O pernil assado lentamente rende muito e agrada todos os gostos. Só deixe a peça marinando da noite pro dia antes de começar a prepará-la, pois isso faz toda a diferença.

8. Lombo suíno

Uma pessoa usando um pano de prato retira do forno uma assadeira de vidro com um lombo suíno temperado com ervas e alho, cercado por uma grande quantidade de cenouras picadas.

Ideal para forno médio, o lombo é uma carne macia, mas magra, então, requer cuidado para não ressecar. Leve-o ao forno sempre com molho ou cobertura.

9. Costelinha suína

ma assadeira retangular verde claro dentro de um forno aberto, contendo uma costelinha suína assada com a pele pururucada, acompanhada de tomates assados, pimentas vermelhas inteiras e ramos de alecrim.

Por último, mas não menos deliciosa, a costelinha suína funciona porque alia gordura e osso, o que resulta num enorme sabor. Assim como a costela bovina, o ideal é assá-la em forno lento, bem vedada, e finalizá-la dourando.

Sucesso garantido!

E como não errar ao assar carne no forno?

Finalmente, antes de colocar a mão na massa, salve estas orientações valiosas:

  • Asse sempre a peça inteira e sem furá-la
  • No cozimento lento, envolva a peça em papel-alumínio ou use panela com tampa
  • Deixe a carne descansar entre 5 e 10 minutos antes de fatiar
  • Sempre corte a peça contra as fibras
  • Nunca asse a carne congelada

Pronto, você já tem as informações que precisa! Confie no processo e bom apetite. :)

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário