16 melhores tipos de temperos para usar em receitas

Montamos uma verdadeira feirinha de especiarias e sabores aqui no blog para você conhecer os 16 melhores tipos de temperos e arrasar na combinação quando preparar aquela receita especial . Vem conferir!

Tipos de temperos

Da receitinha mais simples aos pratos mais elaborados, tudo fica melhor com o condimento certo. Aliás, são tantos tipos de temperos que pode bater aquela dúvida na hora de escolher: manjericão, alecrim, tomilho, louro, coentro, páprica. Qual usar?

Tempero é uma palavra bem comum para se referir às especiarias, que vem do latim Species, termo usado pelos povos do Lácio – parte central da atual Itália – para definir algumas ervas que funcionavam como medicação e também para dar um aroma diferenciado aos alimentos.

Ao mesmo tempo, o uso desses ingredientes nos países do Oriente global – os registros são milenares! – também cativou tanto o interesse dos países europeus que até mesmo guerras foram travadas pela posse de suas rotas comerciais. Eles, inclusive, já chegaram a valer tanto quanto o ouro.

Não é para menos! Você já imaginou como seria aquele seu prato preferido sem nenhum temperinho? Completamente sem graça, né? Ainda bem que atualmente existem centenas de opções para dar mais sabor a qualquer alimento!

Quer descobrir quais são os melhores temperos e como combiná-los na hora de preparar sua refeição? Acompanhe nosso tour neste artigo que tem cheiro e sabor e vai deixar você com água na boca!

Como decidir os melhores temperos para receitas?

Na hora de decidir qual é o melhor tempero para usar no seu prato, o segredo é harmonizar: existem especiarias que são mais aromáticas, mais perfumadas, outras que vão dar refrescância ou ardência, algumas que combinam melhor com pratos salgados e outras com receitas doces.

Existem temperos que são ervas frescas, colhidas, lavadas e usadas, sem passarem por nenhum processo de desidratação ou trituramento. Delas, se usam as folhas, as raízes e até os talos, enquanto outros são feitos de sementes, que podem ser utilizadas inteiras ou moídas.

Também há aquelas especiarias que são desidratadas, tanto para durar mais tempo quanto para potencializar seu sabor.

Independentemente do formato, o melhor tempero vai depender do tipo de ingrediente que vai no seu prato, além do seu objetivo na hora de cozinhar. Se quiser mais refrescância ou mais ardência, mais aroma ou mais cor, tudo influenciará na decisão.

Porém, sugerimos o uso de uma regra: sempre dê preferência aos temperos saudáveis.

Quais são os temperos saudáveis?

Temperos saudáveis são aqueles que passaram por pouquíssimos ou nenhum processo de industrialização, comercializados no formato mais próximo possível da sua forma natural ou na própria forma natural mesmo, logo depois de colhidos.

Eles não levam nenhum tipo de aditivo ou conservante e são uma excelente alternativa para quem quer reduzir ou substituir o sal das refeições, já que esse ingrediente, quando usado em excesso, eleva o risco de doenças cardiovasculares e renais.

Temperos saudáveis também são aliados do seu corpo porque têm muitas propriedades medicinais – como os antigos falantes de latim já haviam constatado.

Ervas e especiarias usadas para dar sabor e conservar alimentos, ainda:

  • agem como anti-inflamatórios;
  • combatem doenças respiratórias;
  • auxiliam na digestão e na absorção dos nutrientes; e
  • melhoram o aspecto dos cabelos e da pele. 

Incrível, não acha? Quer aprender mais sobre esses ingredientes mágicos e deliciosos? Vamos a eles!

1.  Temperos naturais

Os temperos naturais, como o nome já diz, são aqueles apresentados na sua forma natural ou com o mínimo de alterações causados por ação humana, geralmente feitas para trazer praticidade na hora de armazenar e transportar.

São as folhas, as flores, o caule, a casca e até as raízes das plantas, além da versão in natura – naturalzona mesmo. Eles também podem ser comercializados em pó e desidratados.

2.  Temperos verdes (in natura)

Temperos verdes são ótimos para serem adicionados na finalização do prato, para dar aquela perfumada ou mesmo deixar a apresentação mais elegante. Pense na cebolinha por cima do temaki, por exemplo. Quase equivale à cereja de um bolo, diz aí!

Alguns desses temperos também podem ser refogados em azeite de oliva para liberar suas propriedades aromáticas e medicinais de uma maneira mais sutil, como o alecrim.

3.  Temperos desidratados

A desidratação de um tempero nada mais é do que um processo que retira uma boa parte da água do ingrediente, deixando-o com um aspecto mais “murchinho” ou ressecado. Isso aumenta a sua durabilidade e facilita o armazenamento e transporte também.

Além disso, alguns temperinhos têm suas “moléculas de cheiro” mais pesadas do que o necessário para conseguirem evaporar e serem captadas pelo nosso olfato e o processo de desidratação deixa essas moléculas mais concentradas.

Quando aquecidas, as ervas e especiarias desidratadas liberam seu aroma e sabor mais facilmente, então, se quiser aproveitar melhor os temperinhos nesse formato, não esqueça de aquecê-los com um pouquinho de azeite ou direto na panela com os outros ingredientes.

4.  Temperos em pó 

Existe uma imensa variedade de temperos apresentados desta forma, desde os mais aromáticos, passando pelos apimentados até aqueles usados em receitas doces.

Você pode encontrá-los em potinhos no supermercado ou pendurados em estantes e eles, sem dúvida, são os mais fáceis de achar por aí, além de serem ótimos para utilizar no dia a dia para temperar todas as suas refeições. Ovinho frito + orégano num pão francês? Abriu o apetite por aqui!

Agora, pronto(a) para conhecer as melhores especiarias e revolucionar sua rotina na cozinha? Então, dá uma olhada nas 16 opções que listamos para você!

16 melhores temperos para suas receitas

Os itens elencados abaixo podem ser encontrados nos mais diversos formatos que você viu ali em cima e nós os listamos porque são os nossos favoritos. Confira cada um dos temperos do coração da equipe Deliway!

1.  Manjericão

Manjericão

Originária da região mediterrânea, a árvore do manjericão se adaptou muito bem ao nosso clima e esse tempero é sucesso na comida italiana, presente em pestos e antepastos, saladas e sopas, além de complementar perfeitamente a pizza de marguerita e outros pratos com tomate.

Ter um pezinho de manjericão em casa garante um perfume especial ao ambiente. Lembre de usar suas folhas para finalizar receitas também, aproveitando ao máximo seu aroma e sabor.

Ah! Ele pode ser encontrado em folhas ou em pó no mercado.

2.  Alecrim 

Alecrim

Outra erva extremamente aromática, o alecrim combina com carnes suínas, peixes e frango e é ótimo para acompanhar caldos e sopas ou perfumar o azeite de oliva.

Experimente adicionar azeite de oliva e algumas folhinhas de alecrim quando assar batata-doce. Dá para fazer essa receita na airfryer, em pedaços, ou inteira no forno. Fica uma delícia!

Essa especiaria pode ser encontrada em pó, in natura – na forma de pequenas folhas – e desidratada.

3.  Tomilho

Tomilho

O tomilho veio do Oeste europeu e dele se extrai um óleo essencial com propriedades antissépticas e digestivas. Na comida, é bom usar com moderação, pois seu sabor bem marcante se destaca do restante do prato.

Combina muito bem com carnes grelhadas, especialmente de aves. Também pode dar mais sabor e refrescância a terrines e patês.

É encontrado geralmente em pó, mas você pode comprar a versão in natura, com os galhos e tudo.

4.  Alho-poró

Alho-poró

Mesmo sendo classificado oficialmente como uma verdura, o alho-poró é usado por muita gente como tempero por ser aromático e acrescentar cheiro e sabor às receitas.

Ele tem um sabor mais suave que o da cebola, mas é bem mais aromático. Pode ser usado cru, para compor saladas, ou refogado em azeite, no lugar do alho tradicional, se você quiser deixar o prato mais leve.

Pode ser encontrado in natura ou desidratado em flocos.

A planta é símbolo do País de Gales e, por lá, tem até um prato típico tradicional com bastante desse tempero. O prato é chamado “cawn cennin”, uma sopa que leva bacon, caldo de galinha e rodelas de alho-poró.

5.  Coentro

Coentro

Muito utilizado na comida nordestina, o coentro é uma erva ao mesmo tempo picante e refrescante, que combina muito bem com peixes e caldos de frutos-do-mar, mas tem quem não consiga nem sentir o cheiro desse condimento! Você sabe por quê?

Porque ele tem, como um de seus principais componentes, uma substância química que também está presente nos mecanismos de defesa de vários insetos e a associação de uma coisa à outra acaba sendo imediata para algumas pessoas!

Para quem gosta, o coentro ainda por cima ajuda a equilibrar taxas de açúcar no sangue, a fazer mais xixi e a reduzir o colesterol. Só vantagens.

6.  Hortelã

Hortelã

Existem vários tipos de hortelã, o que mostra que essa é uma planta muito versátil. Ela pode ser usada para fazer sucos, chás, smoothies e drinks alcoólicos refrescantes e por que não adicioná-la a uma receita na cozinha?

Como os temperos verdes podem ser cultivados com facilidade no clima tropical brasileiro e, inclusive, nada se compara ao privilégio de colher a planta fresquinha diretamente da sua própria horta, plantar hortelã e usar no dia a dia é sempre uma boa pedida.

Ainda assim, ela também é encontrada com facilidade nos supermercados e nas feiras, em ramos ou em flocos desidratados, para durar mais tempo.

7.  Orégano

Orégano

Tempero inseparável de pizzas e massas, também combina com refeições que levam carne moída e é mais usado na forma desidratada justamente por ficar com o sabor mais concentrado e presente no prato.

Ele possui propriedades medicinais antifúngicas e antibacterianas, mas a dica é só consumir misturado às receitas e não fazer uso como medicamento, tá?

8.  Louro

Louro

As folhas desidratadas do louro são bem firmes, ideais para preparo de receitas de longo cozimento, como o feijão. Aliás, uma boa feijoada não será perfeita se não tiver um toque de louro para complementar o sabor.

Lembre-se de retirá-las da panela depois do cozimento e de não exagerar na dose, pois o louro tem um sabor bem característico que, assim como o coentro, pode se sobressair ao prato.

9.  Cúrcuma

Cúrcuma

Originária da Índia, a raiz é da família do gengibre, mas tem uma coloração amarela mais vibrante. A cúrcuma – também conhecida como açafrão-da-terra – é excelente para fazer chás que auxiliam no combate à gripes e resfriados e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Na cozinha, essa especiaria vai bem com molhos e caldos, em carnes vermelhas e brancas e em pratos asiáticos com arroz.

10.  Cardamomo

Cardamomo

A sementinha está entre os três temperos mais caros do mundo e, apesar de o seu sabor não ser muito marcante, seu cheiro é indescritível.

Ela tem propriedades digestivas e é afrodisíaca – por aumentar a circulação no sangue, auxilia no combate contra a disfunção erétil –, além de ser muito versátil para a cozinha: combina com aves marinadas, mas também acompanha perfeitamente sobremesas com iogurte e frutas mais azedas.

11.  Cravo-da-índia

Cravo-da-índia

Você já deve ter visto o cravinho fofinho espetado em doces de festa por aí. Isso porque o cravo-da-índia combina muito bem com bolos, tortas e sobremesas.

Mas dá para usar a especiaria em pratos salgados também! Experimente adicioná-la a carnes com molho barbecue e nhoques.

12.  Páprica

Páprica

Esse tempero é feito com pimentas e pimentões variados, que são desidratados e moídos, formando um pó que deixa os pratos bem coloridos. Existem muitas variações da especiaria e seu resultado depende do tipo de pimenta ou pimentão usado, além do modo de preparo.

As versões mais comuns são a páprica doce, a defumada e a picante.

13.  Pimenta-do-reino

Pimenta-do-reino

Conhecida fora do Brasil como pimenta-preta, é uma das mais antigas e famosas especiarias do mundo. De aroma e sabor forte e levemente picante, acompanha muito bem molhos, saladas, massas e carnes.

Experimente moer um pouco de pimenta-do-reino diretamente sobre a carne do seu churrasco, junto do sal grosso. Fica sensacional!

14.  Curry

Curry

Mais um tempero indiano incrível, o curry é um mix de ervas e especiarias secas, torradas e moídas. A lista de todas elas é longa:

  • gengibre;
  • pimenta dedo-de-moça;
  • pimenta vermelha;
  • canela em rama;
  • cominho;
  • pimenta-do-reino;
  • cardamomo;
  • cravo;
  • erva-doce;
  • cúrcuma; e
  • coentro em grãos.

Esse conjunto tempera com maestria carnes, aves, moluscos e peixes, tanto assados quanto cozidos. Também dá um toque especial em pratos com queijos fortes e picantes.

15.  Noz-moscada 

Noz-moscada

Essa especiaria é encontrada na forma de uma bolinha marrom e com aspecto amadeirado, necessitando ser ralada para que ocorra a extração do seu “pó” perfumado que combina super bem com pães, bolos, tortas e doces.

Em pratos salgados, a noz-moscada também dá show. Use naquelas receitas à base de leite, como strogonoffs e massas com molho branco.

16.  Canela

Canela

Extraída da casca das árvores do gênero Cinnamomum, a canela é rica em propriedades medicinais, além de ter sabor e aroma inconfundíveis.

A especiaria é fonte de minerais, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, melhora a saúde cardiovascular e funciona como um poderoso termogênico.

Ela também arrasa nas receitas doces, como pães e bolos, sorvetes, mingaus e mousses e combina perfeitamente com sobremesas à base de milho. Muito versátil!

A lista destes 16 temperos naturais, por si só, já dá água na boca, né? Mas existem, ainda, os temperos industrializados, que passam por alguns processos diferentes no seu preparo e podem ser alternativa em casos de desespero, apesar de não recomendados por especialistas.

É perigoso usar temperos industrializados?

O problema dos temperos industrializados está nos ingredientes químicos adicionados a eles e no alto teor de sódio.

Esses preparos contêm aromatizantes e conservantes artificiais, incluindo um sal chamado “glutamato monossódico”, que pode causar danos ao coração e aos rins, além de atrapalhar a digestão e o metabolismo.

No entanto, existe uma razão bem óbvia para muita gente optar pelas versões industrializadas: a praticidade. Tais condimentos já vêm num formato ideal e com a mistura na medida certa para usar nas receitas.

Eles podem aparecer em pó, num mix de especiarias variadas, em pasta, como aquelas prontas de alho, e até mesmo em cubinhos, para serem dissolvidos e formarem caldos.

Geralmente, quem escolhe o industrializado pode não ter o tempo necessário para usar temperos naturais de uma forma mais elaborada ou então sabe menos sobre a quantidade e as misturas ideais para deixar a refeição com um sabor equilibrado.

Ainda assim, existem outras alternativas para quem não tem tempo, mas quer se alimentar melhor e fugir de ingredientes ultraprocessados.

Como fugir dos temperos industrializados?

Dá para fugir dos industrializados sem abrir mão da praticidade. Casas de produtos naturais geralmente têm preparados de especiarias e sal, feitos apenas com temperos saudáveis, a exemplo de:

  • sal de açafrão;
  • sal de ervas; e
  • lemon pepper.

Essas são apenas algumas das alternativas leves para fazer seu prato preferido ficar gostoso e saudável.

Deixar suas refeições deliciosas não é coisa de outro mundo. Inspire-se nas nossas sugestões e permita que a criatividade e o sabor invadam sua cozinha. Você vai se surpreender!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

25 Respostas

Deixe seu comentário