17 pratos típicos mais apreciados pelos brasileiros

Feijoada, coxinha, pirão e mais um monte de coisas gostosas estão entre os pratos típicos mais apreciados pelos brasileiros. Neste artigo, você confere quase duas dezenas de receitas que vivem no coração de muita gente. Para ficar com água na boca!

Prato típico brasileiro feijoada em um recipiente de barro, cercado com pimentas vermelhas, cebolas e cheiro verde

Dentre os pratos típicos mais apreciados pelos brasileiros estão a feijoada, a moqueca, o cuscuz nordestino, a pamonha e diversas outras delícias que só um país tão maravilhoso pode oferecer.

Com tanta opção, por que não aproveitar ao máximo tudo de bom que o brasileiro criou (ou recriou), não é mesmo?

Descubra, agora, 17 receitas sensacionais que conquistam o coração e o paladar de um monte de gente a qualquer hora ou época do ano. Faça a listinha das que você já comeu e das que não pode deixar de experimentar!

Qual é a história da gastronomia brasileira? O começo de tudo!

A culinária brasileira teve início com os povos indígenas que moravam aqui e já possuíam uma rica cultura gastronômica. Com a chegada dos portugueses, a imigração de europeus e orientais e os escravos africanos, diferentes culturas se fundiram e formaram a que você conhece hoje.

E cada população contribuiu de uma forma diferente para os pratos criados ou repaginados no país, adicionando, às receitas, insumos e alimentos que são muito populares hoje em dia!

  • Indígenas usavam muito a mandioca, o milho e o palmito
  • Portugueses incluíram nas refeições a batata, a farinha de trigo e tomates
  • Outros europeus disseminaram o consumo de carne de porco, manteiga e queijos
  • Africanos trouxeram o azeite de dendê, o uso frequente da banana e do coco
  • Asiáticos se destacaram por incluírem maçã, pera e acelga em diversos pratos

Com o passar dos anos, tudo isso acabou sendo reunido também por chefs de cozinha espalhados pelo território nacional e, hoje em dia, muita gente deixa de cozinhar dentro de suas casas para se alimentar fora, inclusive buscando experiências que tragam à tona as origens da gastronomia no país.

Como os brasileiros se alimentam fora de casa?

Os brasileiros costumam frequentar restaurantes que oferecem mais do que um bom prato e buscam lugares capazes de agregar em seu cotidiano com boas experiências antes, durante e depois da refeição.

Segundo um levantamento feito pelo Instituto FoodService Brasil, os brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa no ano de 2022, um aumento de 27,6% em relação ao ano anterior.

Teve gente que experimentou novidades da culinária tailandesa ou coreana, teve quem procurou o conforto de preparos de restaurantes portugueses, teve quem viajou para conhecer as delícias da região Norte e por aí vai…

Não faltou opção, principalmente se você for pensar que existem cerca de 1 milhão de food services espalhados pelo mapa, do Oiapoque ao Chuí!

E por falar em alternativas, sem mais delongas, confira adiante todas as principais delícias nacionais que brasileiro que é brasileiro deve experimentar pelo menos uma vez na vida. ⬇

Quais são os pratos típicos preferidos dos brasileiros?

Feijoada, pirão, leitão à pururuca, moqueca, acarajé, coxinha e diversas outras refeições-chave da culinária brasileira estão entre os pratos mais apreciados em território nacional. A lista trazida a partir de agora neste artigo mostra todos eles – mas sem ordem de preferência definida, porque é impossível escolher o mais gostoso.

1.  Feijoada

Recipiente com prato típico brasileiro feijoada, rodeado por acompanhamentos como arroz e salada

Feita tradicionalmente com feijão preto, carne-seca e diversas outras partes do porco, esta iguaria brasileira é conhecida no mundo inteiro, sendo, inclusive, um dos símbolos da culinária nacional.

Sua origem é meio controversa, mas a maioria dos estudiosos do tema acredita, atualmente, que as contribuições dos escravos no período do Brasil Colônia, somadas aos costumes portugueses que deram origem a esse prato quentinho e gostoso.

2.  Pirão

Recipiente com prato típico brasileiro pirão, rodeado de acompanhamentos como arroz, pão e pimenta em conserva

O pirão ou angu é um prato da culinária indígena que agrada os brasileiros até hoje. Feito à base de farinha de mandioca, ele pode levar o caldo quente de diversos cozidos, como galinha, carne ou peixe, o mais famoso de todos!

A receita surgiu da mesma forma que o país conhece hoje: com a mistura da água do cozimento dos peixes pescados pelos indígenas à própria farinha de mandioca. Uma verdadeira tradição milenar! Muito deliciosa, inclusive.

3.  Leitão à pururuca

 

Uma refeição mega saborosa, o leitão à pururuca é a versão brasileira do leitão assado português. Essa variante nacional é feita com a pele do porco e é preparada de formas secretas e com truques passados de geração para geração, mas sempre conta com vários temperos típicos da culinária brasileira, como colorau e folhas de louro.

A palavra “pururuca” significa “o que produz barulho” em tupi, e é referência ao barulho que a pele de porco faz quando entra em contato com o óleo quente, antes de ficar durinha e crocante, no momento da preparação do prato.

4.  Moqueca

Recipiente com prato típico brasileiro moqueca e junto acompanhamento de arroz decorado com uma pimenta vermelha

Muito comum na Bahia, no Pará e no Espírito Santo, a moqueca tem diversas versões e seu preparo vai depender das técnicas e tradições do lugar onde ela é consumida. Algumas pessoas usam leite de coco e azeite de dendê na receita, outras colocam um ovo na mistura e o sabor já fica super diferente.

Independentemente de qual moqueca você goste mais, todas podem ser feitas com peixe e/ou frutos do mar, galinha no lugar do peixe ou até mesmo de banana-da-terra, uma ótima opção para vegetarianos.

5.  Galinhada com pequi

Recipiente com prato típico brasileiro galinhada com pequi

Este prato típico da região Centro-Oeste do Brasil é uma herança dos bandeirantes que viveram no século XVII e usavam a receita para curar a ressaca. Ele é feito, basicamente, de galinha caipira cozida por um tempão, arroz, cheiro-verde, pimenta e diversos outros temperinhos que dão sabor à comida.

O pequi, consumido junto com a galinhada, é uma fruta carnuda e de sabor marcante que deve ser roída e não mastigada, por conta dos seus vários espinhos internos.

6.  Virado à paulista

 

Tradicionalmente servido às segundas-feiras em restaurantes e lanchonetes da região Sudeste, o virado à paulista é um prato considerado patrimônio imaterial do estado de São Paulo. Ele surgiu durante as expedições feitas no Brasil Colônia, em que alimentos como farinha de milho, carne-seca, feijão e toucinho eram misturados para serem consumidos como refeições no descanso das viagens.

Hoje, esse prato possui outros ingredientes complementares aos “originais”, a exemplo do ovo frito, de outras peças de carne de porco, do arroz, da couve, do torresmo, da linguiça e da banana. Já provou essa delícia por aí, meu?

7.  Acarajé

Prato típico brasileiro acarajé dentro de uma embalagem de plástico

Esta típica comida nordestina é preparada com um bolinho de feijão-fradinho – também conhecido como feijão-de-corda –, frito em azeite de dendê, temperado com cebola e sal e, depois, recheado com um delicioso vatapá, preparo cremoso que leva farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo e azeite de oliva.

A palavra “acarajé” vem da cultura iorubá, povo da África Ocidental, e significa “bola de fogo”, então, você já consegue imaginar que uma receita “raiz” deve levar bastante pimenta, né?

O prato teve início com os escravos africanos, sendo considerado um alimento bom para a saúde e, ao mesmo tempo, uma oferenda para Iansã, orixá das ventanias e dos fenômenos climáticos, pertencente à religião candomblé.

8.  Bobó de camarão

Recipiente com prato típico brasileiro bobó de camarão

Bastante apreciado em todo o país, este prato afro-brasileiro é preparado com camarão refogado em leite de coco, azeite de dendê e temperos verdes e, depois, misturado com purê de aipim (mandioca). Oxente, que o Nordeste tá forte nesta lista!

9.  Baião de dois

Recipiente com prato típico brasileiro baião de dois

Tradicional do Ceará, o baião de dois é feito à base de arroz com feijão, misturados com diversos ingredientes que variam de acordo com a região em que ele é preparado. Sua receita original leva, além do arroz e do feijão (mais sequinho, com menos caldo), bastante carne-seca e queijo-coalho.

Há quem diga que a origem do nome vem do próprio baião, dança típica nordestina que usa muita viola caipira, flauta doce, acordeão e triângulo. Será que baião de dois nada mais é, então, do que a união do arroz e do feijão num ritmo saboroso?

10.  Buchada de bode

Prato típico brasileiro buchada de bode

A buchada tem sua origem na culinária portuguesa e é tradicionalmente feita com miúdos de bode – rins, fígado e vísceras –, cortados em pedaços bem pequenos, temperados e cozidos ainda dentro do bucho (estômago) do animal.

E nada de cara feia para este prato, hein! Ele é pesado, mas pensa num negócio gostoso e bem temperadinho… Pelo menos experimentar, todo mundo precisa!

11.  Coxinha

Prato típico brasileiro coxinha sobre uma madeira

Achou que ela não vinha, não é mesmo? Finalmente, chegou a hora de falar de uma paixão nacional! Afinal, quem resiste a uma deliciosa coxinha? Ela tem até um dia feito só pra ela!

A história mais aceita sobre o salgado – feito em todos os tamanhos possíveis hoje em dia e motivo de disputas entre pessoas que querem entrar em listas de recordes (comendo ou produzindo) – atribui sua criação a uma cozinheira dos palácios reais que queria agradar os nobres, interessados em provar algo inteiramente novo.

De lá pra cá, foi só sucesso! Até deu vontade de comer uma agora mesmo!

12.  Cuscuz nordestino

Prato típico brasileiro cuscuz nordestino acompanhado de manteiga

Olha a presença nordestina vindo forte de novo! O cuscuz do Brasil leva como base flocos de milho pré-cozidos, a milharina, e tem sua origem no prato de mesmo nome preparado no Norte da África. Ele é considerado um patrimônio gastronômico e cultural.

Este item essencial no café da manhã (no almoço, no lanche, no jantar…) pode vir acompanhado de leite, ovos, manteiga e o que mais você gostar!

13.  Pão de queijo

Prato típico brasileiro pão de queijo caindo em cascata de uma cesta

Eita trem bão! Outro tradicional símbolo gastronômico, que precisou ficar separado da coxinha para ninguém desistir da leitura deste artigo antes de chegar ao final só porque precisa matar a fome com urgência, o pão de queijo pertence ao estado de Minas Gerais, na Região Sudeste.

Ele é feito de farinha de polvilho, queijo, leite e sal e surgiu nas fazendas mineiras para substituir pratos à base de farinha de trigo, que estava em escassez na época.

14.  Pamonha

Prato típico brasileiro pamonha com milho e farinha à volta

Tradicional de Goiás, mas uma receita de origem indígena, a pamonha é feita à base de milho ralado misturado com leite, manteiga e sal ou açúcar. Essa mistura vira uma massa homogênea depois de manipulada e, aí, é envolta em folha de milho e cozida na água fervendo até ficar com uma consistência mais firme.

Ela pode ser doce ou salgada e costuma ser mega comum em festas juninas de todo o Brasil. Olha a cobra! É mentira!

15.  Tapioca e beiju

Prato típico brasileiro tapioca e beiju decorado com pimenta vermelha e tomate-cereja

Mais dois pratos de origem indígena! Apesar de muitos acharem que sim, tapioca e beiju não são a mesma coisa: a primeira receita leva goma de macaxeira (ou mandioca) e a segunda é feita com a massa do mesmo tubérculo.

Independentemente de qual você prefira, ambos os preparos são maravilhosos! Eles podem ser recheados com ingredientes doces ou salgados, como frango, manteiga, goiabada, doce de leite e o que mais der na telha. Duas belezinhas da natureza!

16.  Bolo de rolo

Prato típico brasileiro bolo de rolo acompanhado de doce de leite e café

Típico de Pernambuco, o bolo de rolo se assemelha muito com um rocambole, que tem origem suíça, mas possui particularidades brasileiras que o tornam único! Ele é feito com uma massa bem fininha à base de farinha de trigo, açúcar, ovos e manteiga e leva muito recheio de goiabada. Também dá pra fazer bolo de rolo de doce de leite (foto), se você quiser inovar.

17.  Brigadeiro

Prato tipico brasileiro brigadeiro com embalagem e decoração de festa

Por último, mas não menos importante, a bolinha com granulado que faz qualquer festa brasileira uma verdadeira festa brasileira: se não tiver brigadeiros e crianças (e, às vezes, até adultos) desesperadas(os) querendo pegar um antes do parabéns, não dá pra chamar de comemoração, diz aí!

Esse docinho surgiu por meio de uma campanha política feita pelo militar Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1945.

Para divulgá-lo na busca por mais votos, suas eleitoras fiéis decidiram criar alguma coisa que pudessem entregar às pessoas no lugar dos famosos “santinhos” – os papéis com informações e fotos do candidato – e elas criaram o doce, que ficou conhecido na época como “doce do brigadeiro”.

E o processo para fazê-lo em casa contém um total de zero segredos. Aceita a receita da versão que é de comer na panela?

Brigadeiro de panela

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: uma bela panela, inteirinha pra você
Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
  1. Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo até derreter.
  2. Acrescente o leite condensado à panela com a manteiga e mexa bem.
  3. Em seguida, acrescente o chocolate em pó à mistura, aos poucos e sempre mexendo.
  4. Continue misturando todo o conteúdo em fogo baixo até começar a ferver e você perceber que consegue visualizar o fundo da panela quando faz o movimento de passar uma espátula ou colher no brigadeiro.
  5. Sirva! Quer dizer, sirva-se!
 

Não deixe de aproveitar a fome – e esta listinha – para escolher sua próxima refeição, tirar uma foto dela e publicar no Instagram marcando o perfil @deliway_br para deixar mais gente com água na boca.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário