Comidas de Portugal: conheça os pratos típicos do país

Quer conhecer um pouco mais sobre a culinária portuguesa? Confira este guia sobre as comidas de Portugal e entenda um pouco mais da história por trás de cada um dos principais pratos típicos do país.

Comidas de portugal

Influenciada por vários aspectos, basta um tour pelo país para entender porque as comidas de Portugal fazem tanto sucesso. A dieta mediterrânea é conhecida pelo consumo de frutos do mar, azeite de oliva e ingredientes frescos como vegetais, frutas, pães e cereais pouco refinados.

Com acesso privilegiado ao Mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico, Portugal soube aproveitar de suas vantagens geográficas para tornar a tradicional culinária portuguesa ainda mais saborosa.

Através da colonização, a cozinha brasileira foi influenciada pela culinária tradicional de Portugal não apenas pelo intercâmbio de alimentos, mas também pela imposição dos hábitos gastronômicos dos portugueses, que ignoraram as cozinhas regionais de matriz indígena e africana.

Já deu para notar que Portugal não é apenas um país bonito e cheio de histórias, mas também um dos melhores destinos para incluir no seu roteiro gastronômico, não é mesmo?

Fique com a gente e venha conhecer o que os portugueses comem no dia a dia, quais as comidas típicas de Portugal e outras curiosidades saborosas sobre a culinária desse país!

O que os portugueses comem no dia a dia?

Todos os dias os portugueses adoram sentar à mesa com os familiares e amigos e desfrutar de comidas saudáveis. Suas refeições normalmente contam com uma variedade de alimentos e são acompanhadas da harmonização de vinhos, explorando combinações e sabores.

Falando em vinhos, sua produção, somada a dos azeites de oliva, são elementos primordiais da culinária típica do país e motivo de orgulho para a nação.

Além disso, esses itens são economicamente importantes, já que o Olivoturismo – espécie de turismo voltado à produção de azeitonas – e a Rota dos Vinhos portugueses são atividades tanto do turismo rural quanto do gastronômico.

Os hábitos alimentares dos portugueses incluem muitas refeições por dia, chegando a ser quase impossível comer tanto em tão pouco tempo! Confira, abaixo, quais os principais alimentos consumidos no cotidiano português.

1.  No pequeno almoço (café da manhã)

O café da manhã, chamado também de “pequeno almoço”, é muito parecido com o do Brasil, nele, podemos contar com uma variedade de pães, frios, bolos, geleias, leite, café, chás, sucos e, claro, com o famoso pastel de Belém, conhecido também como pastel de nata fora da região de Lisboa.

Ainda pela manhã, os portugueses costumam fazer mais uma “boquinha” à base de frutas, bolos e cafés.

2.  Almoço

No almoço prepare-se para pratos fartos recheados de vegetais, massas, peixe, carne e as famosas sopas, conhecidas como caldos. Outro prato cheio de identidade que você pode encontrar facilmente nas mesas dos portugueses é o arroz com feijão, isso mesmo, você não leu errado!

Engana-se quem acha que o arroz com feijão é uma combinação exclusivamente brasileira, mas se atente, a versão portuguesa é um pouco diferente da versão que estamos acostumados aqui no Brasil, lá, ela é servida como uma feijoada bem caldosa e serve de acompanhamento para carnes e peixes.

Na parte da tarde são feitos pequenos lanches sempre recheados de bolos, doces, pães, cafés, frios e frutas.

Os famosos “tapas”, que são os aperitivos servidos em bares e restaurantes na Europa, também são opções excelentes para quem quer curtir um happy hour regado a petiscos como bolinhos fritos de bacalhau, croquetes e empadinhas com uma bela cerveja.

Deu fome? Guarda o apetite, porque o jantar promete!

3.  Janta

O jantar segue a mesma linha do almoço, porém, na parte da noite, os portugueses tendem a optar por refeições mais leves como sopas, saladas cruas, vegetais cozidos e os famosos peixes assados, como o tradicional bacalhau.

Agora que você já sabe qual o hábito alimentar dos moradores de Portugal, conheça as principais comidas típicas do país.

Quais são as comidas típicas de Portugal?

Do caldo verde até os famosos pastéis de nata, dá para dizer que Portugal possui uma gama de ingredientes e uma variedade culinária que reflete todos os povos que passaram por esse território. Inclusive, o sabor e autenticidade de suas preparações se destacam dentre os países europeus.

A preparação tradicional da comida e o ato de sentar à mesa para apreciá-la é um momento de encontro de famílias, amigos e pessoas, com rituais próprios, ingredientes selecionados, frescos, naturais e saudáveis, característica bastante prezada e que orgulha os portugueses.

Confira nossa lista de cinco comidas típicas de Portugal que você precisa conhecer!

1.  Caldo verde

Caldo verde

A sopa, conhecida também como caldo verde, é um prato quente tradicional de Portugal e não poderia deixar de ser o primeiro da nossa lista, já que é servido como entrada nos restaurantes geralmente.

A receita do caldo verde tem origem no século XV na região do Minho, norte de Portugal e, segundo a história, foi criada como uma alternativa de alimentação pelos lavradores, que misturavam os ingredientes que eram encontrados em abundância na lavoura para não prejudicar o sucesso da colheita.

Os vegetais disponíveis nas plantações eram batatas e couve-galega ou couve-manteiga, por isso, o caldo possui coloração esverdeada. Com o passar do tempo, a receita foi sendo atualizada, adaptada e ganhou outros países como o Brasil, mas não deixou de ser um prato típico português.

2.  Bacalhau

Bacalhau

O bacalhau é o peixe mais consumido em Portugal e por isso é uma das comidas mais famosas do país, geralmente associado às típicas ceias de Natal.

Os primeiros indícios da pesca e salga de bacalhau no país aconteceram em meados do século XIV, quando, na época dos descobrimentos, os navegadores viram a espécie como alimento ideal, já que ele resistia às longas viagens marítimas.

Trata-se de uma espécie de peixe magro, de fácil digestão e alta riqueza de proteínas, que é utilizado em diversos pratos e preparos, podendo ser servido da entrada ao prato principal.

Confira como o queridinho dos portugueses pode ser servido.

Como entrada

Servidos como entrada em restaurantes chiques ou como petisco em mesas de bares, os bolinhos de bacalhau – assim como os pastéis – são uma relíquia portuguesa.

Crocantes por fora e macios por dentro, são geralmente servidos como entrada e podem ganhar ainda mais sabor quando recheados com o queijo da Serra da Estrela, iguaria portuguesa feita com leite de ovelha.

A receita portuguesa foi enraizada no Brasil através da chegada da Família Real no Rio de Janeiro durante o século XIX e revolucionou a alimentação pela fácil conservação do bacalhau, que mantinha os nutrientes mesmo depois do corte e processo de salgamento.

O peixe também pode ser servido como as tradicionais pataniscas, que são um aperitivo crocante de origem portuguesa feito com pedaços de bacalhau desfiado, empanado com farinha de trigo e frito.

De fácil confecção, o petisco da região de Lisboa tem sua receita mais antiga semelhante a dos bolinhos de bacalhau, tendo sua versão de pataniscas sem batata surgido mais tarde.

Como prato principal

Para a refeição mais importante, o bacalhau à Brás é uma versão simplificada ideal e prática de consumir o peixe. O preparo é feito a partir do peixe desfiado e preparado com ovos e batatas. Todos os ingredientes são misturados e levam tempero a gosto.

Gosta de algo mais cremoso? Então, a versão com natas vai conquistar seu paladar! Aqui, o peixe é montado em uma assadeira, preparado com molho branco e batatas intercaladas. Para finalizar, é adicionado o queijo para gratinar e garantir a crocância.

Quer algo mais básico e certiro? O bacalhau à Gomes de Sá é cortado em pequenas lascas que são amaciadas em leite e em seguida cozidas com azeite, cebola e alho. Ele é servido em uma travessa com azeitonas pretas, ovos cozidos e salsinha.

Mas não pense que a culinária portuguesa se limita a esse peixe famoso, não, viu? Vamos dar uma voltinha até a região do Porto?

3.  Francesinha

Francesinha

A Francesinha, que poderia ser chamada de “portuguesinha”, é um prato típico semelhante a um sanduíche bastante peculiar da região norte de Portugal que ganhou o coração de todo o país, ganhando mais fama na cidade do Porto.

O prato tem uma história curiosa que merece ser contada, pois foi criado com o objetivo de ironizar o croque monsieur, uma comida francesa que possui mais ou menos o mesmo formato da Francesinha, que é pão, presunto, queijo e molho bechamel.

Mas a diferença está nos ingredientes: a receita portuguesa é uma verdadeira mistura formada por linguiça, salsicha fresca, presunto, carnes frias e bife de carne bovina.

Além disso, ela é coberta com queijo posteriormente derretido e ainda é finalizada com um molho à base de tomate, cerveja e Piri-Piri e pode ser servida com batata frita como acompanhamento.

Na região do Porto, também é comum encontrar receitas que incluem um ovo estrelado por cima. Uma versão bem robusta do prato francês, não é? Vale experimentar!

4.  Alheira

Alheira

A quarta opção da nossa lista é um embutido defumado em formato de ferradura feito com carnes de caça, aves e porco, semelhante a uma linguiça. As alheiras podem ser fritas, assadas ou envolvidas em uma massa folhada e quem prova diz ser uma verdadeira delícia.

Esse prato também pode ser consumido grelhado e acompanhado por batatas cozidas, fritas, assadas, outros legumes, ovos fritos e até arroz com feijão. Versátil, não é mesmo?!

5.  Pastel de Nata

Pastel nata

Sem dúvidas, quando falamos de Portugal lembramos dos famosos e deliciosos pastéis de nata, conhecidos no Brasil e na região de Lisboa – mais precisamente aos pés da torre – como pastel de Belém.

A origem do doce que, pasmem, não possui nata, vem de quando os monges da região de Belém, em Lisboa, começaram a produzir e vender pastéis numa refinaria de cana-de-açúcar na tentativa de sobrevivência após o encerramento das atividades do mosteiro em meados do século XIX.

No ano de 1837, foi inaugurada a “Fábrica de Pastéis de Belém”, que, atualmente, é um ponto turístico bastante visitado.

As tortinhas são feitas de massa folhada e creme de ovos, que, juntos, criam o contraste ideal entre a crocância da massa e a cremosidade do creme. Uma verdadeira obra de arte!

Atualmente, os pastéis de nata são encontrados em inúmeras padarias portuguesas, mas somente aqueles produzidos na Antiga Confeitaria de Belém podem ser chamados de pastéis de Belém, pois possuem a receita original.

Além de todas essas delícias, Portugal conta com um vocabulário um tanto quanto inusitado e nomes de pratos bastante estranhos. Confira algumas comidas com nomes estranhos a seguir.

Comidas com nomes estranhos em Portugal

Como você já deve ter percebido, Portugal possui muitas histórias e cada país e cultura possui costumes, rituais, vocabulários e expressões específicas, com significados diferentes mesmo dentro do próprio território.

Com a culinária não é diferente, ainda mais quando se trata de uma língua que também é nossa, mas que pode significar coisas bem diferentes no outro continente. Por isso, selecionamos algumas comidas com nomes estranhos que você precisa saber para não cair na risada ao ler eles por aí. Veja!

1.  Bitoque

Não, ao pedir um “bitoque” você não vai ganhar um beijinho do garçom, hein! O bitoque é nada mais nada menos que um prato tradicional e delicioso feito de bife bovino fatiado com ovo frito, mergulhado em um molho bastante condimentado com azeite e alho. Ele pode ser acompanhado por arroz e batatas fritas.

2.  Prego

Em Portugal, o prego é como se fosse o nosso “podrão”, aquele típico dogão depois da balada. Trata-se basicamente de um sanduíche de pão com carne que é o best-seller quando o assunto é comida de rua.

3.  Farrapo velho

O farrapo velho pode ser considerado o “restodontê” português, feito com as sobras de um prato específico, a consoada. Feita estrategicamente pensando no farrapo velho do futuro, a consoada é preparada com postas de bacalhau, batatas cozidas e couve e, para o consumo no dia seguinte, o peixe é desfiado, os legumes cortados em cubos e levados à panela.

4.  Percebes

É um tipo de crustáceo português que parece um alienígena ou uma pata de dinossauro. Essa iguaria é popular nos países de Portugal e Espanha, onde é servida cozida e temperada. E aí, vai encarar?

5.  Baba de camelo

Nada melhor do que terminar com um docinho, não é mesmo? Mas calma, não é baba de camelo de verdade! A baba de camelo, apesar do nome um tanto quanto peculiar, é um doce feito com leite condensado cozido na lata e na panela de pressão (o doce de leite).

Nele, são adicionados ovos para garantir a cremosidade e amêndoas torradas para dar aquela crocância.

Deu água na boca por aí? Agora que você foi além dos pastéis de nata ou do famoso bacalhau, deixe aqui nos comentários qual preparação você ficou com vontade de experimentar!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

16 Respostas

Deixe seu comentário