Brunch: o que é, o que servir e cardápio!

Você definitivamente precisa saber de A-Z o que é um brunch para poder curti-lo de verdade dentro ou fora de casa! Pensando nisso, fizemos um guia com as principais informações dessa moda que mistura café da manhã e almoço. Vem conhecer mais e aprenda a oferecer essa refeição incrível para os seus amigos!

O que é brunch

Invenção inglesa do século XIX e popularizado nos Estados Unidos na década de 30, o brunch é uma refeição que substitui duas: o café da manhã e o almoço. Em inglês, a palavra é formada justamente pela união desses dois momentos: "breakfast" e "lunch".

Pensado inicialmente para atender uma necessidade das pessoas que ficavam em festas até tarde da noite nos sábados, o brunch dava a liberdade de dormir até mais tarde e, ainda assim, contar com uma refeição bem reforçada para continuar eventos sociais no domingo.

Atualmente, essa refeição se popularizou e ganha contornos mais regionais em cada país, estado e cidade que a adota, permitindo servir à mesa combinações únicas de receitas e sabores e a retomar a valorização do convívio entre pessoas na hora de comer.

Continue com a gente se você quer aprender mais sobre o tema e até mesmo organizar um evento inesquecível para seus amigos e familiares!

O que é brunch?

É uma refeição que une alimentos e bebidas servidos tanto no café da manhã quanto no almoço. A palavra brunch, inclusive, surge da junção dos substantivos usados em inglês para denominar essas duas refeições: breakfast e lunch.

Brunch = breakfast (café da manhã) + lunch (almoço)

Essa "moda" surgiu há muitos anos na Inglaterra, para atender um público que tinha o hábito de estender as festas das noites de sábado até a madrugada e acabava passando da hora de acordar no domingo.

Pela praticidade, juntava-se o "breakfast" e o "lunch" e os dorminhocos podiam contar com uma refeição que se estendia mais ou menos desde as 11h até o meio da tarde.

Qual dia e horário para servir brunch?

Por causa de sua origem, o brunch é tradicionalmente servido aos domingos e feriados, mas, desde a década de 30, os norte-americanos já haviam tornado o momento uma alternativa também para os sábados e outros dias da semana.

Atualmente, diversas cidades brasileiras e do restante do mundo contam com estabelecimentos que oferecem a possibilidade de "fazer um brunch" quase todos – senão todos – os dias e existem restaurantes que são especializados só nisso.

A refeição está quase sempre associada a algum evento social ou a confraternizações.

Além disso, se tornou um diferencial de grandes redes de hotéis, que preferem substituir o tradicional café da manhã e o almoço se beneficiando do horário estendido do serviço e da variedade de produtos, agradando um maior número de hóspedes ao mesmo tempo.

Nesses casos, é comum que a refeição seja montada em um buffet e os petiscos e até mesmo as bebidas fiquem à disposição dos consumidores para que sejam servidos conforme o desejado.

Não é incomum vermos também o consumo de bebidas alcoólicas, como mimosa – drink com suco de laranja e espumante – e a versão com pêssego, chamada "belini", além do vinho branco. Falaremos sobre as opções do menu no tópico que segue.

O que é servido em um brunch?

Por ser uma refeição pensada para substituir duas, o brunch tem um cardápio bem variado e que costuma incluir produtos regionais e opções quentes e frias tanto de alimentos quanto de bebidas.

Os itens do menu são basicamente a combinação de um café da manhã reforçado com um almoço mais leve.

Os omeletes e o bacon herdados do café da manhã inglês permanecem como alimentos típicos de um bom brunch, mas ele também recebeu muitas adições no decorrer dos anos, especialmente de itens das padarias européias, como:

  • croissants e pães de diferentes tipos;
  • muffins salgados e doces;
  • panquecas e bolos;
  • tortas ou quiches;
  • frutas da estação; e
  • frios, como salame, presunto ou peito de peru e queijos variados.

Em dias mais frios é possível oferecer caldos e sopas, além de chás. Diferentes tipos de café têm seu lugar garantido na mesa, especialmente no Brasil, em qualquer época do ano. Lembrando que o país é o maior produtor e exportador mundial desse grão.

Os drinks alcoólicos, geralmente preparados com frutas, também acompanham a refeição e, inclusive, a criação de drinks clássicos está diretamente associada ao brunch, você sabia?

Bons exemplos são a mimosa, que combina suco de laranja e espumante, e o famoso "bloody mary", com suco de tomate, sal de aipo e vodca.

A palavra de ordem de um bom evento como esse é fartura e, com tantas variedades e opções, você pode sentir certa ansiedade na hora de preparar o seu. A dica: opte por aquilo que mais agrade os convidados e investigue possíveis restrições alimentares.

Tudo pronto para começar? Confira, nos próximos tópicos, as alternativas mais saborosas e queridas do público, monte o seu buffet usando-as como inspiração e faça um evento memorável!

Brunch: cardápio para manhã e tarde

Apesar de ser uma refeição inicialmente matinal, que começa a ser servida por volta de 11h, o brunch se estende até o meio da tarde. Por isso, é preciso garantir alternativas de comes e bebes adequadas a cada momento do evento. Afinal, além da interação social, os convidados querem comer bem.

Você também pode preparar um evento só no começo do dia ou só mais para o meio da tarde. Defina o que preferir e adeque o cardápio!

Brunch no café da manhã

Pensando nas pessoas que não tomaram café da manhã mais cedo para comerem e beberem durante o seu brunch, mesmo que ele seja servido perto do horário de almoço, traga ao menu pratos mais encorpados e nutritivos.

Omeletes com bacon são clássicos, mas ofereça também uma boa variedade de pães e waffles ou receitas parecidas, como as de panquecas Além disso, disponibilize tábuas de frios com salames, queijos e presuntos.

Se o dia estiver frio, nada melhor do que um caldinho com torradas.

Café e chá são boas opções para acompanhar a comida e vale investir também nos coquetéis de frutas, no vinho branco e até em cervejas leves, como a Pilsen e as feitas de trigo (witbier e weissbier), principalmente quando estiver reunindo amigos.

Você pode ainda servir um prato principal depois das entradas, mas ele não é obrigatório.

O que servir de prato principal no brunch?

Como a ideia da refeição é dispensar o almoço, o prato principal pode ser algo bem leve, como lanches de massa podre, a exemplo de:

  • empadinhas;
  • quiches; ou
  • tortas salgadas.

Para acompanhar, uma salada caprichada cai bem! As bebidas alcoólicas podem seguir na mesa, mas ofereça também opções mais refrescantes, como sucos naturais, um chá gelado e água saborizada.

Essa dica vale especialmente na construção de cardápios de brunches ao ar livre ou realizados em dias nos quais o clima estiver mais quente.

Agora, o café da tarde!

Brunch no café da tarde

Brunch não é brunch se não tiver pelo menos um pouquinho de tudo o que trouxemos como opções até agora, mesmo com ele acontecendo mais para o fim da tarde.

Ainda assim, recomenda-se redobrar a atenção para as sobremesas nas refeições servidas nesse formato e nesse horário.

Uma refeição que começa de manhã e termina à tarde será encerrada com doces variados e frutas da época. Um evento que acontece exclusivamente no fim do dia, talvez tenha mais alternativas de sobremesas do que de salgados. Mas não necessariamente, ok?

Experimente servir:

  • tortas doces variadas;
  • croissant com chocolate;
  • salada de frutas;
  • geleias caseiras e bolachinhas;
  • bolos já cortados em pedaços; e
  • mousses e doces feitos no pote.

Uma banoffee no pote pode ser perfeita para o momento!

Itens tipicamente brasileiros, como o bolo de milho ou de fubá e o bolinho de chuva também são bem-vindos, ainda mais se estiverem acompanhados por um tradicional café bem fresquinho.

Enfim, deixe a imaginação guiar você.

Experimente oferecer comidas diferentes dentro do que agrade aos seus convidados e cuide dos detalhes no preparo dos itens e na montagem da mesa que o evento será um enorme sucesso.

Aliás, por falar em detalhes, não poderíamos deixar de fora algumas dicas de organização para ajudar você a oferecer um evento inesquecível para seus convidados. Vamos a elas?

Como arrumar uma mesa para um brunch?

Ao arrumar a mesa para um evento como este, lembre-se da toalha ou dos jogos americanos e dos guardanapos. Faça uma lista de todas as louças que não podem faltar: xícaras, copos, talheres, pratos de diferentes tamanhos, garfos, facas e colheres maiores e menores.

Você não precisa fazer questão de que todos os itens tenham as mesmas cores e estampas, já que estamos falando de uma refeição mais descontraída, mas pode definir um tema para o seu evento e seguí-lo também na hora de decorar.

Além disso, pense se os alimentos ficarão no centro ou em um aparador à parte, decida se haverá serviço de porções individuais para cada convidado ou se todos escolherão o que querem comer de bandejas maiores. Defina também como serão servidas as bebidas.

Ah! A escolha do local do evento é mais um aspecto importantíssimo para outras decisões no momento de arrumar a mesa. Saiba mais adiante.

1.  Escolha os elementos da mesa posta de acordo com o local

Na hora de arrumar a mesa, escolha toalhas, guardanapos e outros acessórios seguindo a energia do local no qual acontece a refeição: as cores do ambiente, os tons da sua iluminação, a proximidade ou não com a natureza, por exemplo.

Por ser uma refeição diurna, o brunch combina com ar livre e bastante luz do sol e muitas vezes acontece em varandas ou até mesmo em um parque ou jardim. Então, uma mesa posta com que seja leve, clara e sem elementos excessivos cai muito bem.

Coloque à mesa apenas com o necessário para uma refeição gostosa e confortável, seguindo as principais regras de etiqueta.

Caso o dia não ajude e o evento precise acontecer em um espaço interno, dê preferência para um ambiente bem iluminado, amplo e com uma mesa grande que tenha um número de lugares correspondendo ao de convidados. Siga a mesma linha de raciocínio ao arrumá-la.

2.  Decore seguindo a proposta do brunch

Não se esqueça que a decoração da mesa vai ajudar você a transmitir a proposta do seu brunch para os convidados, então faça com que ela seja, ao mesmo tempo, aconchegante e chique.

Além disso, acrescente à decoração elementos que façam sentido com a refeição a ser servida. Por exemplo, se o seu evento tiver comes e bebes mais regionais, porque não decorar a mesa com itens que remetam à história da sua cidade, estado ou país?

Outra ideia: se for uma ocasião comemorativa que reúna a família, coloque à mesa decorações que tragam lembranças aos convidados e os façam recordar histórias e momentos vividos no passado.

Que tal?

Vale utilizar plantas ornamentais na hora de decorar a sua mesa e acessórios mais rústicos, especialmente caso a refeição aconteça em ambientes externos.

3.  Pense em como você quer que os convidados se sirvam

Ponha a mesa levando em consideração a maneira que você espera que os convidados "peguem" os alimentos e as bebidas para, então, consumi-los.

Algumas pessoas optam por mesas grandes para seus eventos, tanto para evitar que a comida fique amontoada no centro, quanto para permitir que os convidados sintam liberdade na hora de fazerem seus pratos.

Outras pessoas preferem servir o brunch já em porções individuais, pré-montadas e colocadas à frente de cada convidado sentado à mesa. Depois, fazem reposições conforme os itens vão acabando.

Tem também quem prefira adicionar um buffet ou aparador ao espaço no qual o evento acontece, principalmente em refeições com grande número de convidados. Você é quem manda!

Nunca é demais reforçar: pergunte aos participantes do seu evento sobre restrições alimentares e identifique alimentos que possam causar algum problema, como aqueles que têm amendoim em sua composição.

Se quiser ir além, sinalize as opções vegetarianas e veganas também. Isso mostra cuidado e preocupação com os convidados.

Sentiu falta de algum prato na última hora ou convidou alguém que não come o que você colocou no cardápio? Ainda bem que dá pra recorrer ao delivery em casos de emergência!

Acesse o aplicativo de delivery da sua cidade, procure um estabelecimento legal, faça o seu pedido e não sinta vergonha por isso: como uma boa pessoa anfitriã, você solucionou o problema! Divirta-se!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário