Como fazer massa podre para empadão e torta

A massa podre compõe um dos lanches mais queridinhos em padarias e lanchonetes do Brasil: a empada. Conheça mais sobre sua história, aprenda como fazer e congelar.

Massa podre

A massa podre é encontrada em tortas, empadinhas e empadões, sendo uma massa quebradiça deliciosa e muito popular no nosso país, marcando presença em diversos estabelecimentos como mercados, padarias e lanchonetes.

Há histórias que contam que ela surgiu na França através de um “erro” na cozinha, quando um padeiro tentou criar um novo tipo de base para torta utilizando apenas trigo e manteiga, mas o resultado não obteve liga para moldar.

Para não desperdiçar, ele resolveu rechear e colocar para assar. O gosto ficou bom, porém o recheio havia ressecado, então ele tentou a receita pela segunda vez, cobrindo o recheio com a massa, surgindo assim a massa podre que, logo, se popularizou através das empadinhas que conhecemos.

Por isso, neste texto, você confere tudo sobre essa receita para inovar cada vez mais na cozinha. Vamos lá!

O que é massa podre

Uma massa sequinha, fina, macia e de sabor amanteigado, essa é a Pâte Brisée, o verdadeiro nome da massa podre. Como vimos, sua origem é francesa e seu nome original significa “massa quebradiça”.

As primeiras receitas documentadas usando essa receita estão presentes no livro The Forme of Cury, que foi publicado em 1930.

O principal ingrediente da receita é a farinha de trigo e, dando sequência, temos a manteiga, gema e água para atingir a textura da massa, criando a base de um lanche fácil, rápido e muito gostoso.

Além de utilizada em empadinhas, pode ser usada para fazer tortas, pastéis, quiches e tartes doces ou salgadas. Essa receita também pode ser acompanhada por chás, cafés e os mais diversos tipos de sucos.

É sempre difícil definir a criação de uma receita devido às modificações realizadas ao longo dos anos. Muitas vezes, dar um país de origem a um prato resulta em longas discussões.

As empadinhas que conhecemos hoje aqui no Brasil, além da sua origem francesa, possuem grande influência portuguesa e inglesa.

Porém, é possível encontrar registros que lembram a massa podre desde a Idade Média, quando a gordura era utilizada para preservar o alimento por dias.

Mas de volta à atualidade, que tal aprender como fazer essa receita maravilhosa bem a tempo do café da tarde?

Como fazer massa podre de empadão

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: de 5 a 6 porções

Ingredientes

  • 200 g de manteiga gelada
  • 3 gemas
  • ½ colher (chá) de sal
  • Trigo até a massa soltar das mãos
  • Recheio de sua preferência

Modo de preparo

  1. Corte a manteiga gelada em cubinhos.
  2. Em um recipiente, adicione a manteiga em cubos, duas gemas e o sal.
  3. No mesmo recipiente, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa que solte das mãos.
  4. Em uma forma redonda de aproximadamente 25cm, faça uma camada fina de massa com o auxílio de um rolo e adicione o recheio de sua preferência já frio.
  5. Cubra o recheio com mais uma camada fina e pincele a última gema para dar aspecto brilhoso e mais amarelinho para a empada.
  6. Leve para assar no forno a 180 ºC até que a massa fique dourada.

Para fazer a massa podre para torta, basta seguir a mesma receita. Os recheios variam de acordo com o gosto, mas já adiantamos algumas dicas de sabores que ficam incríveis com essa receita, você pode rechear a sua torta de massa podre com:

  • frango;
  • palmito;
  • brócolis;
  • molho branco;
  • tomate seco com rúcula;
  • quatro queijos;
  • catupiry;
  • entre outros.

Lembre-se de que as formas utilizadas para a receita também podem variar em formato e tamanho, basta que você adapte o tamanho escolhido para cada recipiente selecionado para ir ao forno.

Você pode, inclusive, utilizar aquelas formas de alumínio descartáveis, que também tornam o processo de congelamento da receita mais fácil.

Como congelar torta de massa podre

Para congelar a torta de massa podre ou empadão, recomenda-se seguir o seguinte passo a passo:

  1. Monte as tortas ou empadas em recipientes que possam ir para o congelador, como em marmitinhas.
  2. Coloque-as pré-assar, deixando menos tempo no forno e com aspecto mais claro, pois quando descongelar você deverá terminar de assá-la.
  3. Espere esfriar e coloque para congelar sem cobrir ou colocar a tampa. Em aproximadamente 4 horas, verifique se já está congelada.
  4. Quando congelada, coloque uma tampa e coloque de volta a torta ou empada no congelador.

Você pode congelar seu empadão ou torta já com o recheio dentro ou deixar para fazê-lo quando descongelar apenas a massa, que pode permanecer no congelador por até 30 dias.

Para consumir, é só deixar em repouso dentro da geladeira por pelo menos 4h, assim ela descongela um pouco e vai ser mais fácil de terminar de assar.

Tirar do freezer e levar direto para o forno ou microondas fará a massa perder todas as suas características e o sabor, então é só seguir o passo a passo acima com cuidado e aproveitar!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário