Banoffee no pote: receita deliciosa, fácil e prática

Uma sobremesa completa, com muito sabor e com preparo fácil? Veja agora a receita de banoffee no pote que está conquistando o paladar dos brasileiros.

Banoffee no pote

Separe as bolachas maizena, bananas, doce de leite, nata e mais alguns ingredientes básicos de toda cozinha. Pegue o lápis e a caneta e aprenda, de maneira simples, a preparar um delicioso banoffee no pote.

Não há segredos relacionados ao preparo da sobremesa de origem inglesa: a base geralmente é a mesma, levando banana, farofa de bolacha e doce de leite, mas é comum ver por aí outras ideias incríveis de recheios com leite condensado e até morangos.

Neste artigo, optamos pela receita tradicional e, além disso, trouxemos dicas práticas para você congelar a sua banoffee sem perder o sabor.

Confira!

Como fazer banoffee no pote?

Separe a batedeira, os ingredientes e os potes para a montagem. A receita tradicional possui um passo a passo de como preparar o chantilly, caramelar as bananas, preparar a farofa de bolacha e fazer a montagem por camadas.

Para facilitar, vamos explicar por partes, seguindo a ordem das camadas.

1.  Comece pela farofa de bolacha

Use um triturador para moer as bolachas e use porções de manteiga derretida e outras do ingrediente gelado para formar uma farofa úmida, que sirva como base nos potes para as bananas e o resto do recheio.

Lembre-se de que essa base deve ser resistente e ao mesmo tempo fina, para não deixar a sobremesa enjoativa.

2.  Caramelize as bananas

Basta colocar o açúcar em uma panela antiaderente para não grudar o caramelo e, quando o ingrediente já estiver derretido, adicione bananas cortadas em rodelas e um pouco de manteiga.

O preparo deve ser usado logo em seguida, para que não tenha risco de endurecer o caramelo, o que dificulta o seu uso.

3.  Prepare o chantilly caseiro

Aqui, coloque o creme de leite fresco em uma batedeira e bata até que a consistência seja cremosa. O uso de açúcar é opcional.

Aconselhamos deixar o creme de leite em temperatura ambiente para quebrar um pouco da doçura do restante da sobremesa.

Agora que você sabe o preparo de cada camada, confira cada um dos ingredientes e suas quantidades exatas. Depois, é só montar e servir.

Receita de banoffee no pote

Vamos dividir os ingredientes por camadas para facilitar, ok?

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 10 potes

Ingredientes para a farofa de bolacha

  • 200 g de bolacha maisena
  • 20 g de manteiga derretida
  • 20g de manteiga gelada

Ingredientes para as bananas carameladas

  • 6 bananas cortadas em rodelas
  • 100 g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Ingredientes para o chantilly caseiro

  • 300 ml de creme de leite fresco
  • Açúcar (opcional)

Ingredientes para o recheio

  • 600 g de doce de leite
  • Chocolate em pó

Modo de preparo

  1. Após preparar o chantilly caseiro, a caramelização das bananas e a farofa de bolacha, como explicamos ao longo do artigo, deixe tudo reservado e comece a montagem da banoffee no pote.
  2. Separe pequenos potes para a montagem e coloque a farofa de bolacha, apertando suavemente para fazer o contorno do pote, mas somente da parte de baixo dele.
  3. Adicione um pouco de doce de leite e cubra com mais um pouco de farofa de bolacha.
  4. Na terceira camada, coloque as bananas carameladas e cubra com o preparo de chantilly caseiro.
  5. Para finalizar, polvilhe um pouco de chocolate em pó, só para decorar o branco do chantilly.
  6. Pode servir gelado ou em temperatura ambiente, mas não ofereça quente.

Dito isso, você deve estar querendo saber se é possível congelar a sobremesa, não é mesmo? Então, continue a leitura e veja como armazenar a sua banoffee.

Pode congelar o banoffee no pote?

Sim. É possível congelar a sua sobremesa, mas é importante tomar alguns cuidados, como vedar corretamente o pote para que não crie gelo.

Outra dica importante, é saber que o doce só pode ficar congelado por alguns dias, no máximo dois, por causa das bananas carameladas.

A explicação é simples: quanto maior for o tempo de congelamento, maior será a dificuldade para descongelar a sobremesa por causa do caramelo, que precisará de altas temperaturas para voltar a ficar em um ponto cremoso e essa exposição ao calor acaba estragando os outros ingredientes.

Sendo assim, congele apenas por poucos dias e, quando for descongelar, deixe o pote em banho maria, isso é, encha uma tigela maior que o pote de água quente o coloque dentro.

Não é aconselhável esquentar a sobremesa, nem mesmo no micro-ondas, pois alguns ingredientes, como o chantilly caseiro e o doce de leite, podem ter seus sabores alterados, assim como a apresentação pode ser prejudicada.

Você já sabe preparar o banoffee, também já sabe armazená-lo de maneira correta, agora, basta pôr a mão na massa e surpreender a todos com essa sobremesa deliciosa! Bom apetite!

Leia também:
4 receitas de sobremesas fáceis e rápidas
5 ideias de sobremesas no pote para vender
10 receitas de sobremesa que todo mundo gosta

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário