Tábua de frios: 7 dicas para montar um aperitivo incrível

A tábua de frios pode ter inúmeras versões, sendo elas com queijos, frutas, embutidos, geleias e até pães torrados. Descubra agora como harmonizar esses ingredientes e montar uma tábua deliciosa e bem decorada.

Tabua de frios

A tábua de frios pode ser servida em qualquer ocasião, desde a encontros com amigos e familiares até em momentos a dois, ou como aperitivo para degustar sozinho depois de um longo dia. Para isso, basta ter na cozinha alguns queijinhos, embutidos e sementes.

Porém, se o objetivo for preparar algo mais elaborado, as frutas podem entrar na lista de preparo, somando a geleias, torradinhas de pão e alguns biscoitos de sal.

Outras versões mais sofisticadas com queijos importados, presuntos frescos e tomates confit também podem ser ótimas dicas para surpreender seus convidados.

Aprenda um pouco mais sobre cada uma dessas versões e saiba como montar sete tábuas diferentes de frios e arrasar nas escolhas!

Veja só!

O que colocar em tábuas de frios?

Para uma tábua de frios simples e sem muita sofisticação, dê preferência aos queijos muçarela, brie e parmesão. Adicione embutidos como presunto, peito de peru, salame e peperoni. Para finalizar, acrescente acompanhamentos como azeitona, pepinos e ovos de codorna.

Pronto!

Essas dicas já são o suficiente para criar e servir uma tábua deliciosa e cheia de personalidade aos seus amigos.

Mas, calma: os ingredientes e variações não param por aí! É possível servir outros, de modo que somados formam um prato saboroso e lindo aos olhos de quem vê.

Pegue o papel e a caneta e anote algumas dicas. Vamos lá?

Ingredientes para tábuas de frios
Queijos Embutidos Frutas Acompanhamentos Molhos
Brie Peito de peru Morango Azeitonas Mel
Muçarela Copa Uva Palmito Pasta de alho
Gorgonzola Parma Pêssego Cenoura em palitos Homus
Cabra Presunto Uva-passa Ovos de codorna Maionese
Provolone Salame Damasco Torradinhas de pão Ervas
Muçarela de búfala Calabresa Uva-passa branca Bolachas salgadas Molho de iogurte
Parmesão Mortadela italiana Blueberry Amendoins Geleias
Gruyère Salame milano Framboesa Pistache Geleia de pimenta
Camembert Pepperoni Tomate cereja Pepinos in natura Coalhada
Pecorino Salame canadense Amora Pepinos em conserva Molho rosé
Cottage Rosbife Tâmara Chips Maionese verde

É importante dizer que a ordem deles não importa, pois apenas estão separados por categoria, ok?

Agora que você já conhece todos os ingredientes que podem ser colocados em diferentes tábuas de frios, veja abaixo como montar sete modelos diferentes usando os itens que listamos na tabela.

1.  Tábua de frios gourmet

Para preparar esses petiscos para receber os amigos, lembre-se de comprar os melhores ingredientes. Isso inclui:

  • presunto parma e copa;
  • queijo brie, parmesão e de búfala;
  • tomates cerejas;
  • amendoins;
  • bolachas salgadas; e
  • torradinhas.

De molho, separe: patês de frango, ervas finas, molho rosé, geleias de frutas e de pimenta.

Por falar em frutas, não esqueça dos cachos de uvas verdes e roxas e de separar os melhores morangos.

Organize tudo em cima de uma bela tábua de madeira e deixe alguns palitos espalhados pelos ingredientes para que seus convidados possam espetar os itens.

2.  Tábua simples

Como o próprio nome já sugere, essa opção é preparada com ingredientes mais comuns, como queijo muçarela e provolone, presunto e peito de peru.

Aposte nas azeitonas e no pepino em conserva como acompanhantes, além de ovos de codorna e palmitos e, claro, bolachas salgadas.

Os molhos devem combinar com os ingredientes. Sendo assim, escolha a maionese verde, pasta de alho ou a coalhada para complementar sua tábua.

3.  Tábua de frios para casal

O objetivo é servir duas pessoas em uma noite mais romântica, não é? Sendo assim, aposte em queijos mais leves, como o brie e o gruyère que, por terem um sabor mais adocicado, combinam perfeitamente com salame milano que, por sua vez, é mais apimentado, trazendo um sabor agridoce especial.

Inclua chips de batata, amendoins e algumas tâmaras na sua tábua romântica. Ofereça molhos mais apimentados e leves, como o rosé.

Para deixar a apresentação ainda mais especial, escolha uma tábua de madeira em formato de coração e capriche na quantidade de frutas, como pêssegos e framboesas.

4.  Tábua fitness

Se você deseja uma tábua deliciosa, mas não quer sair da dieta ou do estilo mais saudável, não se preocupe. Existem opções incríveis e uma delas é criar uma tábua com mais sementes, como amendoins e castanhas para acompanhamento. Use também tâmaras, damascos e uvas-passas.

Para os queijos, escolha o cottage ou de búfala. Prefira também o peito de peru, que tem menos gordura em relação aos outros embutidos.

Não esqueça das frutas e use: morangos, blueberries, amoras, framboesas e pêssegos. No quesito molho, dê preferência ao molho de iogurte natural e ao homus.

5.  Tábua de embutidos

Presunto, mortadela italiana, salame milano, parma, copa, pepperoni, calabresa, salame italiano e rosbife fazem parte do maior espaço nessa tábua bem específica. Aqui, eles são o foco principal.

Pensando nisso, traga como acompanhamento torradinhas e legumes em palitos, como pepino in natura e cenoura.

Para os molhos, separe o creme de alho, a coalhada e a geleia de pimenta. Dobre os embutidos de maneira que formem flores e fiquem desgrudados um dos outros.

6.  Tábua de frios incrementada

Comece cortando os queijos em cubinhos, separe o mel bem ao lado e não deixe o presunto parma e a copa de fora. Lembre-se de que as torradinhas fazem um acompanhamento delicioso com esses embutidos.

Além do mel, separe creme rosé e patês de ervas finas. Coloque também chips de batata e bolachas salgadas à disposição.

O segredo para incrementar e valorizar a sua tábua é usar tomates assados, temperados e sem miolo, para serem preenchidos com queijo de búfala e um fio de azeite de oliva por cima.

Esse pequeno detalhe faz toda a diferença nessa tábua, assim como a apresentação. Nesse quesito, coloque todos os itens uns ao lado dos outros, deixando espaço para os potes com amendoim, castanhas, uvas-passas e frutas como damasco, pêssego e uvas verdes.

7.  Tábua solitária

Foram seis opções de tábuas grandes, cheias de itens e com muito sabor, mas nem sempre estamos buscando algo assim, não é? Às vezes, queremos aproveitar nossa própria companhia com um bom petisco e um filme, certo?

Sendo assim, corte queijo muçarela, fatias de presunto parma, azeitonas, pepino em conserva, palmito e chips.

Separe a maionese caseira, o creme de alho e a maionese tradicional e aproveite o fim de noite, comendo algo simples, fácil e sem fazer muita sujeira para isso.

Como montar uma tábua de frios?

Montar tábua frios

Depois de escolher uma das opções listadas acima, é preciso montar a sua tábua sem muitas dificuldades. Para isso, tenha sempre em mente a necessidade de separar os queijos e os embutidos.

Essa separação pode acontecer por meio de tábuas com divisórias ou ainda com o auxílio de potes para molhos ou para grãos.

As bolachas e as torradinhas também podem ajudar na separação e serem usadas como “barreira” para as frutas e outros acompanhamentos soltos, como ovos de codorna ou tomates.

Outro fator importante é a quantidade de cada ingrediente: evite criar montanhas ou colocar um item por cima do outro.

O cuidado deve ser mantido em relação às fatias, que devem estar bem desgrudadas, facilitando a pega.

Uma dica interessante: sempre coloque cores opostas umas do lado das outras. Por exemplo, só coloque o pote de amendoins ao lado dos queijos, quando eles forem de outra cor que não a tradicional.

Não coloque os morangos perto dos embutidos avermelhados, pois essas tonalidades parecidas deixam sua tábua sem personalidade e com uma apresentação abatida.

Ou seja, coloque os itens vermelhos ao lado dos amarelos, os verdes, perto dos laranjas, ou azuis ao lado dos brancos, evitando que cores e tons similares fiquem lado a lado, certo?

Decoração tábua de frios

Decorar tábua frios

Use e abuse da sua criatividade para decorar a tábua. Um exemplo é o caso dos salames para criar flores e outros desenhos. Use dobras especiais para os frios e cortes para os queijos.

Para ficar ainda mais atraente, deixe alguns pedaços grandes de queijo à mostra.

O mesmo serve para as frutas: corte algumas e deixe outras em seu estado natural com cabos e cascas, permitindo um contraste com os demais alimentos, mas não esqueça de que é necessário fazer a higienização das frutas de maneira correta antes de servi-las, ok?

A dica aqui é usar todo o espaço da tábua e colocar o mínimo possível de outros elementos que não sejam as comidas em sua superfície.

Não esqueça de escolher bem a tábua de madeira em que tudo será servido e dos potes que serão utilizados pelos molhos.

Com tudo pronto e arrumado, é hora de chamar os amigos para dividir a tábua, as risadas e as conversas, que tal? Bom apetite!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário