Guia completo de regras de etiqueta na mesa

Como colocar a mesa para uma refeição e como se comportar enquanto participa de um almoço ou jantar com a família ou com os amigos? Veja a resposta para essas e outras perguntas, descubra as 10 principais regras de etiqueta social à mesa e aprenda um passo a passo para um serviço impecável.

Regras de etiqueta

Se você quer saber como servir um jantar seguindo as regras de etiqueta, entenda que o melhor para fazer bonito é seguir um passo a passo com bastante atenção. Além disso, compreender quais são os tipos de pratos, talheres e taças que podem ou devem ser colocados à mesa também pode ser bastante importante.

Antes de qualquer coisa, providencie sousplat ou jogo americano, guardanapos de pano ou papel, os pratos, as taças e os talheres adequados. Depois, comece a montagem!

Preocupe-se ainda com a etiqueta durante o serviço da refeição e quando você estiver comendo, mesmo que não sejam comidas chiques. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a tornar a noite dos seus convidados ainda mais especial. Confira!

Diferentes tipos de talheres, pratos e taças para o seu serviço

Os pratos colocados à mesa interferem de forma positiva ou negativa na experiência de seus convidados, tanto quanto os talheres e a ordem deles e das taças. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas louças quando o assunto é uma refeição adequada às regras de etiqueta.

Tipos de pratos

Existem pelo menos 4 diferentes tipos de pratos que fazem parte do serviço de um almoço ou jantar:

  • prato de pão;
  • prato raso;
  • prato fundo; e
  • prato de sobremesa.

Veja detalhes sobre cada um em seguida.

Prato de pão

É maior que um pires e menor que um prato de sobremesa e deve ser posicionado do lado esquerdo superior do prato principal (raso), preferencialmente com uma “faquinha” de manteiga apoiada em cima dele, conforme mostra o desenho ao fim da apresentação dos pratos.

Como o nome já diz, esse prato é disponibilizado em uma refeição para que as pessoas possam manusear o pão sobre ele sem que a migalha caia na mesa ou em outra louça.

Prato raso

Pode ser um único prato no qual estará servida a refeição mais importante do evento ou então um prato menor, para entradas, petiscos ou saladas e um maior, para o principal. Sempre fica sobre o centro do sousplat ou do jogo americano.

Prato fundo

Só aparece na mesa do almoço ou do jantar quando alguma receita de sopa, caldo ou creme é parte da refeição.

Prato de sobremesa

Geralmente, é colocado à mesa depois que a refeição principal for concluída.

Modelo prato sobremesa

Tipos de talheres

Dentro das regras de etiqueta, existe a necessidade de se consumir cada parte da refeição usando, para cada uma, diferentes tipos de talheres. Confira o uso adequado de cada um deles.

Talheres para entradas ou saladas

São maiores que os de sobremesa, mas menores que os principais e podem incluir apenas garfos e facas ou garfos, facas e colheres. Essa questão depende do que será servido.

Talheres para os principais

Garfo e faca obrigatórios, colheres de sopa - maiores e mais rasas - apenas quando houver sopa no menu. Facas com serras mais grossas e afiadas para carnes e garfos e facas específicos para o consumo de peixes, quando for esse o caso. Dê uma olhada em como são os talheres para peixes:

Tipos de talheres

Talheres de sobremesa

Garfos, colheres e facas menores que os usados para o consumo da refeição principal e colocados à mesa de acordo com o que será servido de sobremesa: colheres apenas se o doce tiver consistência mais mole e facas apenas se for necessário cortar alguma coisa nesse momento da refeição.

Confira as opções de disposições de talheres para apreciar a parte doce da refeição.

Tipos talheres sobremesa doce

Tipos de taças

Além da taça para vinho tinto que a maioria de nós conhece, outros tipos de taças adequadas à etiqueta para as refeições são: taça usada para servir água ou água saborizada, taça para vinho branco e para champagne.

As destinadas para vinho branco são menos “rechonchudas” do que as para vinho tinto, enquanto as de água são mais compridas, mas não tão altas e finas quanto as de champagne.

Todas elas ficarão sempre à direita superior do prato, começando pela de água (mais perto da louça), seguida pela de vinho tinto e/ou branco, nessa ordem. A taça de champagne fica entre as duas taças de vinho ou no fim da fila, um pouco mais para cima das outras e não em linha reta, já que a ideia não é que o champagne faça parte de toda a refeição e sim seja servido em um momento específico - o do brinde.

Tipos taças jantar

Veja agora o passo a passo para montar uma mesa seguindo as regras de etiqueta para refeições.

7 passos para uma mesa que segue as regras de etiqueta para jantares

Antes de um almoço ou jantar acontecer, ele precisa ser preparado e organizado e a montagem da mesa faz parte desse momento que antecede o evento propriamente dito.

Para tornar o preparo mais rápido e fácil sem abrir mão de nenhuma regra de etiqueta, siga cada uma dessas sete etapas depois que já tiver providenciado todos os fatores necessários e mencionados logo no início deste artigo.

  1. Posicione o sousplat ou a peça de jogo americano em cada lugar da mesa, exatamente à frente de cada assento.
  2. Coloque o prato raso sobre o apoio e, em cima dele, o prato fundo.
  3. Acima dos pratos e no canto superior direito, organize as taças, começando pela de água.
  4. Do outro lado, no canto superior esquerdo, deixe o pratinho menor e a faca de pão apoiada sobre ele com o cabo apontando para os pratos que estão no centro do sousplat.
  5. Ainda acima do prato, organize os talheres de sobremesa, disponibilizando somente aqueles que serão necessários para o consumo da opção ou das opções de sobremesas que você vai servir.
  6. Os outros talheres devem ser distribuídos ao lado do prato, sempre com os garfos à esquerda e facas à direita.
  7. Finalize a organização com um bom guardanapo!

Lembre-se das regras de etiqueta na mesa para garfo e faca

A ordem dos talheres tem muita validade dentro dos processos de adequação de uma mesa à etiqueta: os mais distantes do prato e próximos das mãos de quem faz a refeição serão os primeiros a serem colocados em uso (para entradas e salada); garfos ficam à esquerda, facas à direita e colheres à direita das facas. Talheres para os pratos servidos de entrada sempre são posicionados mais distantes do prato e talheres para peixe, quando necessários, ao lado dos de entrada.

Além disso, as facas sempre precisam estar com a serra virada para dentro (na direção do prato).

Talheres de sobremesa deverão ser postos acima do prato seguindo a ordem: faca, colher e garfo, sendo o garfo de sobremesa logo acima do prato.

É possível fazer a montagem da sua mesa seguindo a etiqueta somente com faca e colher, faca e garfo ou colher e garfo, por exemplo, afinal, os talheres de sobremesa precisam estar adequados justamente à sobremesa servida.

Faca e colher de sobremesa ficam sempre com o cabo virado para a direita e garfo com o cabo virado para a esquerda.

Existe uma mão “certa” para segurar o garfo e a faca?

Pessoas mais tradicionais e de determinadas culturas defendem que o garfo é usado na mão direita durante as refeições e a faca na mão esquerda, mas ambos trocam de lugar quando for necessário cortar algum alimento.

Atualmente, muita gente opta por ter o garfo sempre na mão esquerda e a faca sempre na direita, o que não é um problema desde que:

  • os talheres nunca toquem à mesa depois do início da refeição;
  • a faca seja usada para ajudar a colocar comida no garfo e não o contrário; e
  • cortes em carnes, peixes, aves e outros componentes da refeição sejam feitos pedaço a pedaço, enquanto se come e não todos de uma vez.

Como cruzar os talheres quando terminar de comer?

Posicione o garfo e a faca (com serra virada para dentro) na mesma direção, sobre o prato. Isso indicará que a sua refeição foi encerrada.

Atenção: se estiver esperando o próximo prato, opte por deixar os talheres em formato de cruz com o garfo por cima da faca e apoie-os livremente caso ainda esteja comendo e tenha “dado um tempo” para prosseguir com uma conversa ou tomar a sua bebida.

Acerte também no guardanapo!

São duas as alternativas para se colocar um guardanapo à mesa:

  1. deixando-o em cima do prato e no centro, geralmente preso com um anel feito especificamente para segurá-lo e para dar um charme especial à decoração; ou
  2. deixando-o dobrado ao lado esquerdo de tudo, próximo dos garfos. Essa dobra pode ser tradicional (em formato de triângulo) ou mais moderna e inovadora. Na internet, muitos tutoriais ensinam diferentes modelos de dobras.

De acordo com a etiqueta, o ideal é usar guardanapos de pano ou tecido na montagem de uma refeição, mas já existem diversas opções de guardanapos de papel no mercado que podem facilmente substituir as de tecido. Muita gente, inclusive, se sente mais confortável em ter guardanapos de papel por perto!

O melhor a fazer é usar o guardanapo de tecido para a montagem da mesa e incluir o de papel nesse processo, desde que ele esteja

  • dobrado dentro do guardanapo de tecido;
  • colocado dentro do guardanapo de tecido antes de prendê-lo com o anel, o que deixa a decoração mais volumosa também; ou
  • apresentado em separado na mesa, dentro de um porta-guardanapos discreto e usado de forma coletiva ou um para cada convidado.

Opções de papel também ajudam a prevenir manchas de vinho, gordura e batom nos guardanapos de pano.

Como usar guardanapo de pano durante as refeições?

Estas dicas valem especificamente para a etiqueta relacionada ao uso do guardanapo de tecido, que, aliás, começa antes mesmo de a comida ser servida.

Sentou-se à mesa? Abra o guardanapo por inteiro e coloque-o no colo imediatamente. Enquanto estiver comendo, certifique-se de:

  • limpar a boca sem esfregá-la sempre que parar para beber água ou vinho;
  • não usar o guardanapo para assoar o nariz ou secar o rosto; e
  • também não utilizar o guardanapo como um babador.

Tire o item do colo antes de se levantar e, quando concluir a refeição, apoie-o sobre a mesa sem dobrá-lo, pois é fundamental mostrar que o pano está usado para ter a garantia de que ele será lavado ao término do evento.

Deixou cair o tecido? Peça outro! Isso é muito normal. Apenas evite pegá-lo do chão, principalmente se estiver debaixo da mesa, ou seja, deixe para recolher depois.

No tópico a seguir, você confere outras regras de etiqueta social para almoços e jantares que você precisa conhecer além das orientações para uso de talheres e uso e/ou reposição de guardanapos.

10 principais regras de etiqueta social válidas para refeições ao redor do mundo

Talvez a sua avó dissesse, quando você era criança, para não apoiar os cotovelos na mesa enquanto estivesse comendo. Também muito provavelmente, o esforço para atender ao pedido fosse tremendo porque, entre outras razões, você estava usando uma mobília pensada para adultos para a sua refeição.

Depois de “virar” gente grande, seja qual for o tamanho do esforço para não apoiar os cotovelos na mesa, precisamos fazê-lo. Afinal, essa é uma das principais regras de etiqueta e de comportamento durante um almoço ou jantar.

Outras 10 regras de etiqueta à mesa que são prioridades:

  1. lavar as mãos antes de comer;
  2. esperar a pessoa anfitriã se servir antes de você (e de todos);
  3. mastigar sem pressa e com a boca sempre fechada;
  4. não fazer gestos enquanto estiver com os talheres em mãos;
  5. ao invés de abaixar a cabeça para “alcançar” o garfo com o alimento, fazer o contrário e levar o talher até a boca;
  6. não pegar com as mãos os alimentos do prato principal;
  7. dobrar as folhas de saladas para levá-las à boca com mais educação;
  8. não cortar nenhum tipo de massa;
  9. não palitar os dentes;
  10. tirar caroço da boca com o máximo possível de discrição e, se possível, usando uma das mãos no lugar do garfo.

Merecem destaque ainda a regra de colocar pouca comida no prato e o cuidado redobrado para não passar vergonha com comidas diferentes ou alimentos difíceis de comer. Dica: espere outras pessoas se servirem para ver o que elas têm no prato e em qual quantidade, depois espere-as começar a comer para copiar o que for bom e evitar o que estiver “feio”.

Nada melhor durante uma refeição do que seguir o exemplo de anfitriões e quem mais estiver confortável com todo o contexto, concorda?

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário