10 melhores tipos de pães para hambúrguer

Quando pensamos em hambúrguer, é comum imaginarmos vários tipos de proteína e complementos diferentes, mas o que muita gente não sabe é que podemos diversificar também o pão, fazendo ainda mais combinações. Confira nossa seleção dos 10 melhores tipos de pão de hambúrguer!

Tipos de pão de hambúrguer

Estrela com lugar cativo no coração dos fãs de lanches práticos e completos desde os anos 20, o hambúrguer não cansa de ser reinventado para agradar todo o tipo de público.

Com uma base tenra e saborosa de proteína, diferentes tipos de guarnições e uma fonte de carboidrato mundialmente aceita, o pão, a popularidade do hambúrguer é incontestável.

E não é só na proteína e nos complementos que o hambúrguer é versátil. Existem diferentes tipos de pão de hambúrguer pensados para harmonizar com os demais ingredientes, além de agregar características culturais particulares em um prato que é consenso global.

O time Deliway reuniu dicas de como escolher o melhor pão para o lanche e como preparar o hambúrguer perfeito, além de uma lista especial com 10 tipos de pães utilizados no preparo, desde os consagrados até os mais exóticos, para inspirar você na hora de preparar ou pedir o seu. Confira!

Qual o melhor pão para fazer hambúrguer?

Diante de tantas variações, você pode ficar em dúvida na hora de decidir, mas essa dúvida é perfeitamente aceitável, pois a resposta para essa questão é: depende.

Se você quer segurança, aposte no tradicional. O pão americano costuma ser mais em conta, além de ser o que melhor se encaixa no lanche, pois foi pensado para compor o hambúrguer como ele se popularizou.

Mas, dadas as alternativas e as novidades de proteínas e complementos desse mercado, vale a pena sair da zona de conforto e apostar em outros pães que harmonizam melhor com diferentes ingredientes.

Como preparar o hambúrguer perfeito?

O hambúrguer perfeito é aquele cujo equilíbrio mais agrada seu paladar. O segredo para encontrar esse equilíbrio está em entender a harmonia entre os ingredientes que você encontra no lanche, e as combinações são muitas.

Certos pães ressaltam características mais sutis da proteína e das guarnições, já certos ingredientes mais carregados de sabor podem pedir por um pão mais neutro.

Hambúrgueres carregados de molho, por exemplo, vão precisar de um pão maior, que suporte essa dose extra de sabor sem se desmanchar.

O guia que montamos vai dar a você uma boa noção de como fazer essa harmonização apropriadamente, sem medo de experimentar toda essa variedade de sabores e cores do lanche que é o queridinho de todo mundo.

10 melhores pães para hambúrguer

Aviso aos apaixonados por boa comida: a lista a seguir pode deixar você distraído, com o olhar perdido e sonhando com hambúrguer. Não que isso seja um problema, inclusive recomendamos!

1.  Americano

Pão americano

Este é o pão tradicional do hambúrguer, tanto nos supermercados quanto nas redes de fast food mais famosas do mundo. Na sua composição vai farinha de trigo, fermento, sal, açúcar, água e manteiga, com versões onde se usa leite e óleo no lugar dos dois últimos ingredientes.

O pão fica lisinho, macio e leve. É comum que se adicione gergelim antes de levar ao forno.

Geralmente, esse tipo de pão é combinado com o hambúrguer tradicional de carne bovina, muçarela, tomate e alface. Alguns lugares adicionam presunto, bacon e até mesmo um ovo frito para encorpar o lanche.

2.  Brioche

Pão brioche

A composição da massa do brioche é muito semelhante ao pão americano, só que leva ovos e uma quantidade extra de manteiga, além de passar por um período de fermentação longo no frio, seguido de um período curto à temperatura ambiente.

O pão fica muito macio, apesar de um pouco mais pesado que seu parceiro americano, e possui uma crosta dourada mais firme, especialmente porque se costuma pincelar uma gema de ovo na superfície do pão antes de assar.

Combina muito bem com hambúrguer bovino, bacon, cebola caramelizada e molho agridoce, sendo um dos favoritos das hamburguerias gourmet.

3.  Ciabatta

Pão ciabatta

Pão originário da região de Veneza, na Itália, tem forma plana e quadrada, mas pode ser moldado em formato arredondado para utilização em hambúrgueres.

De fermentação mais longa, a massa leva um pré-fermento, farinha, sal, água e açúcar. O resultado é um pão mais crocante, com interior úmido e macio, que aceita vários tipos de combinações de proteínas, inclusive hambúrgueres vegetarianos e veganos.

4.  Pão de cebola

Pão de cebola

Pouco comum, o pão de cebola pode apresentar coloração arroxeada, a depender da opção por usar cebola roxa na composição da massa. A preferência é utilizar creme de cebola, combinado com farinha, fermento, açúcar, leite, ovos, óleo e sal.

Sua casca fica bem firme e o interior fica macio e bem perfumado. Harmoniza muito bem com hambúrguer de frango, maionese e cervejas premium lager.

5.  Italiano

Pão italiano

O mais rústico da lista, a massa do pão italiano leva farinha de trigo, fermento biológico, levedura, sal, água morna e malte.

Após a fermentação, são feitos dois riscos cruzados na superfície superior do pão antes de levá-lo ao forno, dando a aparência característica do pão italiano.

Ele é ideal para combinar com queijos mais fortes, hambúrgueres mais suculentos e bacon, que harmonizam perfeitamente com cervejas pale ale.

6.  Pão de azeite

Pão de azeite

Perfeito para combinar com hambúrguer de linguiça, queijos fortes e molhos apimentados, o pão de azeite leva azeitonas picadas na preparação da massa, além de farinha, açúcar, azeite de oliva, sal, ovos, fermento e água.

Hambúrgueres feitos com pão de azeite não são muito comuns, mas têm sabor inigualável e harmonizam muito bem com cervejas artesanais de trigo, como as weissbiers e witbiers.

7.  Australiano

Pão australiano

Dentre os pães para hambúrguer artesanal, o australiano é um dos mais utilizados graças às suas características bem peculiares, que harmonizam muito bem com blends de carne com sabor mais intenso (como os de costela ou cordeiro) e molho barbecue.

Sua coloração escura chama a atenção, enquanto o interior macio e levemente adocicado surpreende.

Sua mistura leva farinha de trigo, fermento biológico, açúcar mascavo, manteiga, sal, além de mel e cacau em pó. Para finalizar, a massa é envolvida num fubá bem fino antes de ir para o forno, o que dá um toque de rusticidade ao pão.

8.  Pão de leite

Pão de leite

Também é bem similar ao tradicional americano, porém, por ser mais leve, ele fica menos firme. Por isso é comum encontrá-lo moldado em tamanhos menores, principalmente em hambúrgueres para o público infantil.

9.  Baguette

Pão baguette

Popular em redes de fast food que buscam oferecer opções mais saudáveis para o consumo, a baguette é ideal para hambúrgueres com ingredientes mais leves e naturais, bem servidos de salada e molhos frescos e ácidos.

10.  Pão de Xis

Pão de xis

Celebridade em terras gaúchas, o pão de xis é bem mais comum no Sul do país. Parecido com o pão americano em textura e sabor, seu diferencial é o tamanho, com o diâmetro maior que os demais, o que favorece a adição de vários recheios diferentes em conjunto.

Ideal para comportar diferentes tipos de molho, o pão de xis combina bem com o estilo “comida de rua”.

Em hamburguerias e food trucks da região é possível encontrar variações bem exageradas de tamanho, que levam nomes sugestivos como “xis-prato”, “xis-tudo” ou “xis-calota”.

E então, ficou com água na boca? São tantas variações que é impossível pedir apenas um, concorda?

Independentemente da sua escolha, a noção de que é possível variar também o pão do hambúrguer transforma um prato de origens históricas numa constante fonte de novidades.

Inspire-se também e compartilhe com a gente nos comentários qual o seu preferido, ou deixe sua recomendação se ela não está nessa lista. A comunidade fã de hambúrguer agradece!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário