Cebola caramelizada para hambúrguer perfeita e fácil

Comer hambúrguer é sempre uma delícia, não é mesmo? Principalmente, se o recheio for com cebola caramelizada. Veja como a ideia fica ainda melhor quando a preparação pode ser simplificada.

Cebola caramelizada hamburguer

É comum que as hamburguerias mais famosas acrescentem cebola caramelizada ao cardápio. Isso porque o item combina muito bem com hambúrguer de carne e queijo, promovendo um sabor agridoce adicional ao prato.

Sendo assim, para os amantes do hambúrguer caseiro, reproduzir em casa o que é feito nas hamburguerias pode parecer trabalhoso, mas o sabor vale a pena.

Inclusive, saiba que ela pode ser preparada de uma maneira muito prática, com poucos processos e um resultado incrível, muito semelhante a um hambúrguer gourmet.

No entanto, existem outros processos de preparo, mais demorados, com imersão em água para que a cebola solte a acidez e traga um resultado agridoce mais intenso.

Mas não se preocupe: a receita que selecionamos não requer esse processo demorado e, ainda assim, garante um resultado perfeito, com teor agridoce, crocância e sem acidez elevada.

Como fazer cebola caramelizada para hambúrguer?

Antes de ensinar a preparar a receita, trouxemos uma dica simples, mas muito necessária. Muitas pessoas choram ao cortar a cebola, não é mesmo? Porém, saiba que é possível evitar as lágrimas com um truque bem simples: basta pôr a cebola imersa em água gelada por 10 minutos.

Dessa maneira, o gás que o caule solta durante o corte será liberado pela água gelada, evitando o lacrimejar.

Outra dica importante, que pode alterar o sabor do seu prato, acontece durante a escolha da cebola. Saiba que a casca deve ser firme, lisa e sem manchas, tampouco deve estar murcha ou machucada, pois as duas situações dificultam o processo de caramelização.

Dito isso, vamos ao preparo da melhor cebola caramelizada para incrementar seu hambúrguer caseiro!

Receita de cebola caramelizada para hambúrguer

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 2 cebolas médias
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • ½ colher (chá) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as cebolas em rodelas em torno de 5mm, isto é, que não sejam grossas, nem muito finas. Separe cada aro da cebola, ou seja, desgrude os arcos depois do corte.
  2. Derreta a manteiga em uma frigideira e, logo em seguida, coloque as rodelas de cebola sem que uma sobreponha a outra.
  3. Baixe o fogo e deixe as cebolas fritarem por mais ou menos cinco ou sete minutos.
  4. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o shoyu e o açúcar mascavo e misture bem, é preciso que os aros de cebola estejam separados neste processo.
  5. Deixe a mistura em fogo baixo por mais 5 minutos. Caso a cebola comece a grudar antes de finalizar o processo de caramelização, adicione 2 colheres (sopa) de água e misture.

Pronto, agora é só aproveitar!

Como armazenar a cebola caramelizada?

O sabor do prato é tão bom que vale a pena prepará-lo e guardá-lo em compotas para comer nos próximos dias com qualquer refeição, bastando acrescentar vinagre à frigideira antes que as cebolas comecem a caramelizar.

Para a receita anterior, três colheres (sopa) de vinagre branco é o suficiente para auxiliar na caramelização e, principalmente, fazer com que as cebolas possam ser armazenadas no estilo compota.

Lembre-se de que o pote para armazenamento deve ser de vidro e o conteúdo precisa ficar bem vedado, assim como deve ser armazenado na geladeira e não precisa ser aquecido para consumo.

Agora você deve estar se perguntando quantos dias dura a cebola caramelizada na geladeira, certo? O conteúdo, desde que armazenado em uma compota adequada, dura em média de cinco dias a uma semana, dependendo da quantidade de vezes em que a geladeira e o pote em conserva forem abertos.

Inclusive, caso perceba qualquer alteração de cor ou de odor na compota, não consuma o conteúdo e, em seguida, esterilize a geladeira e o pote utilizado para, assim, evitar contaminações cruzadas.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário