Origem do hambúrguer: conheça sua história!

A origem do hambúrguer diz muito sobre o prato, principalmente sobre o nome dele! Ficou curioso? Então vem ler um pouco sobre a história dessa receita tão amada no mundo inteiro.

Origem hambúrguer

Carne moída, ovo e leite. Esses eram os ingredientes da primeira receita de que se tem informação. A origem do hambúrguer data de 1904 na cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde a mistura desses três ingredientes começou a ser vendida para alimentar os alemães que chegavam no porto da cidade.

A ideia de uma mistura tão peculiar para a época vem da intenção de fazer com que a carne moída durasse mais. E não é que o público gostou?

Essa técnica, apesar de ter chegado à América do Norte através dos alemães, não foi inventada por eles, mas sim pelos “tártaros”, que faziam parte do Império Mongol, o qual se estendia por toda a Península Coreana até o Leste Europeu.

Ou seja, antes desse modelo de bife feito de carne moída e misturado com ovo ou leite para aumentar sua durabilidade chegasse à América do Norte, ele foi consumido e comercializado primeiramente na Europa.

Apesar desses fatos registrados na história, o sanduíche propriamente dito não foi inventado em época alguma, uma vez que a carne sempre existiu e foi consumida desde sempre pelos nossos ancestrais.

Assim como o pão, esse também foi “criado” há muitos anos e sem qualquer ligação com o hambúrguer caseiro que conhecemos hoje.

Mas como iniciou a venda da carne dentro do pão da forma como consumimos hoje? Veja só!

História do hambúrguer

Mesmo chegando em 1904 direto do porto de Hamburgo, a carne moída e temperada misturada ao leite e ao ovo não virou sucesso logo que chegou na América.

Foi preciso um pouco mais de 100 anos para que a mistura ganhasse o estômago dos norte-americanos. Logo em seguida, ela começou a ser comercializada pela primeira cadeia de lanchonetes americana. Já sabe qual é?

Essa rede vendia um bife de hambúrguer (já com esse nome em homenagem a Hamburgo, o porto) com bastante cebola crua, cozido no vapor.

Nada apetitoso, mas fazia um enorme sucesso por conta do valor de venda. Na época, um hambúrguer de carne dentro do pão e sem qualquer adicional custava 70 centavos de dólares.

Porém, é importante dizer que, se você pensou no McDonald's quando citamos a primeira cadeia de lanchonetes americana, saiba que você errou! Confira abaixo quando surgiu a receita e quem o comercializou pela primeira vez.

Quando surgiu o hambúrguer?

1921 foi o ano em que a White Castle, primeira rede de lanchonetes americana, começou a vender hambúrguer de carne por todo o país. Nada comparado ao drive-thru ou às milhares de ideias de lanchonetes que chegaram logo depois para concorrer com o White Castle.

Logo no início, as lanchonetes contavam com no máximo dois atendentes que se revezavam nas vendas e nos preparativos dos lanches. Os hambúrgueres eram feitos apenas no vapor, com sal, cebola e o pão, sem nenhum adicional.

Apenas alguns anos depois, o conhecido McDonald 's começou sua fabricação de hambúrgueres, mais incrementados e com outras maneiras de temperar o hambúrguer.

Como você já deve saber, essa franquia fez um enorme sucesso e continua se mantendo e crescendo até hoje no mercado mundial, o que não aconteceu com a White Castle. A franquia ainda existe, mas não ultrapassa o território norte-americano.

Quem inventou o hambúrguer?

Não existem registros de quem realmente foi o inventor do hambúrguer - mas, por outro lado, foi o dono da rede de lanchonetes White Castle quem começou a comercializar, fora da Europa, o preparo trazido pelos alemães.

Além da mistura da carne moída com ovos ou leite, os alemães trouxeram outras técnicas desenvolvidas por eles para moer mais facilmente a carne e criar assim o formato dos bifes.

Lembram que citamos que tudo começou com os “tártaros” que procuravam formas de fazer a carne durar mais? Pois bem, você sabia que o Steak Tartare também compartilha dessa mesma origem?

Por isso o nome “tartare”, que vem de “tártaros”, os povos que viviam em Tartária, região da Mongólia onde o Império Mongol crescia e mantinha seus soldados e povos em situações precárias.

Por causa da situação difícil, os soldados começaram a procurar maneiras mais eficientes de fazer a carne durar mais tempo e render, moendo e misturando a outros ingredientes de fácil acesso.

Agora que você sabe de onde veio o hambúrguer, pegue um papel e um lápis para anotar a receita de hambúrguer artesanal e clássico que nós trouxemos especialmente para você.

Vamos lá?

Receita de hambúrguer clássico

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • Aproximadamente 500 g de carne moída
  • 1 fatia de queijo mussarela
  • 1 fatia de queijo cheddar
  • Molho Barbecue pronto
  • Alface, tomate, sal, pimenta-do-reino e alho triturado a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere a carne moída com sal, pimenta-do-reino e alho triturado.
  2. Misture bem com o auxílio de algum talher. Não use as mãos para misturar, pois o contato da pele com a carne pode alterar a temperatura da carne.
  3. Separe a carne em 4 bolinhas, enrole a carne com as mãos pelo menor tempo possível.
  4. Com o auxílio de uma forminha para hambúrguer ou com dois pratos, prense um pouco o hambúrguer para que ele ganhe o formato de disco.
  5. Use uma frigideira quente e untada com óleo de oliva para grelhar, virando o bife para que fique igual dos dois lados.
  6. Por fim, basta montar e servir!

Pronto! Agora você pode chamar seus amigos e servir um hambúrguer delicioso, enquanto divide com eles as curiosidades sobre a origem do sanduíche mais famoso do mundo. Aproveite!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário