Como fazer sobremesas sem açúcar? Receitas deliciosas!

Você já ouviu falar em yogurt barks? Que tal uma banoffee ou mousse de maracujá que não engordam? É possível fazer essas sobremesas sem açúcar utilizando frutas e ingredientes mais saudáveis e mantendo o sabor. Se prepare para anotar cinco receitas imperdíveis!

Sobremesa sem açúcar

Seguir uma dieta com restrição em açúcares pode ser desafiador, mas nem por isso você precisa deixar de comer tudo o que gosta. Aposte em uma versão de sobremesa zero açúcar para se deliciar com mousses, tortas e doces que vão surpreender no sabor!

Uma sobremesa "low sugar" – com baixa quantidade do ingrediente – ou "no sugar" – absolutamente sem nada dele – pode ser feita com adoçantes naturais, frutas, mel e melado, mantendo o sabor adocicado.

As opções vão muito além daquelas poucas encontradas no supermercado! Então, que tal colocar a mão na massa e abusar da criatividade para fazer doces deliciosos em casa, com ingredientes naturais e saudáveis? Inclusive sorvetes e até uma banoffee!

Prepare o bloquinho de anotações, porque esses pratos vão deixar você com água na boca.

Como fazer sobremesa zero açúcar?

Para fazer uma sobremesa light, é possível usar adoçantes naturais, xilitol ou stevia – adoçantes fáceis de encontrar no supermercado – e, com poucos utensílios de cozinha, você vai reinventar os melhores doces sem usar açúcar.

Não se preocupe: não precisa ter muita habilidade culinária para preparar nada!

Explicamos abaixo um pouco melhor o uso desses e de outros ingredientes que deixam qualquer prato ainda mais saudável.

O que colocar no lugar do açúcar?

Os substitutos do açúcar que mais se parecem com ele são os adoçantes naturais. Alguns preparos usam frutas, mel e melado e ficam deliciosos! O xilitol e a stevia são adoçantes cheios de poder e seguros para diabéticos: outra alternativa que a gente recomenda.

Vale dizer que, como todos os outros adoçantes, tanto um quanto o outro têm um sabor residual característico, ok? Não estranhe. Por isso, optar pelas frutas pode ser uma ideia mais saborosa para alguns paladares.

E como utilizar frutas no preparo de doces que não sejam geleias, por exemplo? É só dar preferência às opções secas, frescas ou congeladas.

Para uvas-passas, damascos e tâmaras, o ideal é triturá-los e, só depois, adicioná-los à receita. Frutas congeladas caem bem em smoothies e sorvetes e as frescas, sem segredo: podem ser usadas em qualquer receita, aproveitando a casca, a polpa e o suco.

Prefere mel ou melado? Eles são excelentes opções porque têm menos ou praticamente não têm nenhum tipo de processamento, mas devem ser consumidos com moderação, pois, apesar de saudáveis, ainda possuem alto teor calórico.

O que comer para acabar com a vontade de doces?

O açúcar é como um vício: quanto mais você come, mais difícil é se manter longe desse vilão. Por isso, a melhor opção é escolher sobremesas que levam ingredientes naturalmente doces ou, pelo menos, adoçantes como substitutos.

Nenhum alimento vai acabar com a vontade de comer aquele docinho, mas muitos podem ajudar de verdade! Portanto, faça trocas que tenham sentido. Frutas e mel ajudam a saciar esse desejo e funcionam muito bem como ingredientes de receitas para servir depois da refeição ou consumir no lanche, por exemplo.

Vamos à elas?

5 receitas de sobremesa sem açúcar

Pensando em ajudar você na missão, trouxemos algumas opções de preparos realmente gostosos. Todos são para você testar em casa e se deliciar! Confira.

1.  Mousse de maracujá

Mousse de maracujá

Quem não ama mousse? O melhor dessa receita, além de ela ser zero açúcar, é que você consegue prepará-la em diferentes versões, com vários sabores. Dá para usar limão, morango, manga ou qualquer outra fruta de sua preferência!

Aqui, vamos dar o passo a passo – de dois passos simples! – para a mousse de maracujá.

Para acertar em cheio, use um iogurte natural de consistência mais firme e, se sentir necessidade de adoçar, experimente triturar uva-passa branca e acrescentar ao preparo.

Tempo de preparo: 15 minutos (+ 2 horas na geladeira)
Rendimento: 5 porções

Ingredientes

  • 300 ml de iogurte natural
  • 8 colheres (sopa) de leite em pó
  • 2 unidades de maracujá

Modo de preparo

  1. Em um processador ou liquidificador bata o iogurte, o leite em pó e a polpa dos maracujás.
  2. Disponha em uma vasilha, leve à geladeira até firmar e sirva em seguida.

Se quiser, você pode decorar utilizando leite em pó (de preferência, desnatado) e a polpa de um outro maracujá.

2.  Banoffee

Banoffee

Trouxemos uma versão de receita sem glúten de banoffee que dá água na boca e, apesar de demandar um pouco mais de dedicação no preparo, permite usar ingredientes simples que você tem em casa.

Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos
Rendimento: 10 fatias

Ingredientes para a massa

  • 2 xícaras de farinha de amendoim ou amêndoa
  • ½ xícara de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de xilitol
  • 1 ovo

Ingredientes para o recheio

  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres (sopa) de xilitol
  • Essência de baunilha (opcional)
  • 200 ml de creme de leite fresco gelado
  • 4 bananas
  • Canela em pó (opcional para decorar)

Modo de preparo da massa

  1. Com as mãos, misture a manteiga e a farinha low carb de sua preferência em um recipiente.
  2. Acrescente o adoçante e o ovo e mexa mais um pouco.
  3. Em uma forma untada, espalhe bem a massa com os dedos e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por aproximadamente 20 minutos.
  4. Depois que a massa estiver pronta, deixe-a esfriar antes de iniciar a montagem da torta. Enquanto isso, prepare o recheio.

Modo de preparo do recheio

  1. Em uma panela adicione o leite, o xilitol e a essência de baunilha.
  2. Mexa tudo sem parar em fogo baixo até que a espessura da mistura fique reduzida pela metade. Esse processo pode demorar bastante, então, tenha paciência! Use como base a fervura do leite e, depois que ele ferver, diminua um pouco o fogo, mas sem desligar por completo e sem parar de mexer.
  3. Assim que o doce ficar mais consistente, estará pronto.
  4. Armazene-o na geladeira por alguns instantes, em um recipiente com tampa ou coberto com um filme de PVC para ficar mais firme.

Para a cobertura do banoffe, bata o creme de leite em uma batedeira até ele atingir uma consistência mais firme e ficar parecido com um chantilly. Agora, a montagem.

Montagem

  1. Em cima da massa da torta, espalhe o doce preparado anteriormente em uma camada generosa.
  2. Corte as bananas em rodelas ou ao meio e distribua em cima do doce.
  3. Para finalizar, espalhe o chantilly e decore polvilhando canela em pó.

Procurando algo mais fresco para o verão? Dá uma olhada na próxima opção!

3.  Sorvete de fruta

Sorvete de fruta

Clássica para o verão, essa receita não poderia ficar de fora! Além de uma ótima maneira de aproveitar banana madura, é uma forma deliciosa de incluir frutas na alimentação e ainda acabar com a vontade de comer um docinho.

A nossa receita traz maçã como protagonista, mas, no lugar dela, você pode usar morango, manga ou outras frutas que tiver em casa. Sempre utilize a banana de "ingrediente-base"!

Se quiser incrementar ainda mais o seu sorvete, adicione nozes picadas, nibs de cacau ou chocolate diet ou light ralado.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 3 maçãs picadas congeladas
  • 3 bananas congeladas
  • 100 ml de leite

Modo de preparo

  1. Um dia antes de preparar o seu sorvete, faça a higienização das frutas, corte-as em pedaços e leve todas elas ao freezer já picadas para congelar. Você pode armazená-las em saquinhos ou potinhos de plástico, tanto faz.
  2. No dia seguinte, tire as frutas do congelador e deixe-as amolecer só um pouco.
  3. Com a ajuda de um processador, triture e bata as frutas junto com o leite até obter uma massa homogênea e pronto, é só servir!

Caso prefira uma consistência mais firme, deixe o preparo por alguns minutos no congelador.

4.  Tortinha de chocolate com morangos

Tortinha de chocolate com morangos

Com certeza, essa vai virar a sua nova comfort food! A receita de tortinha de chocolate com morangos que separamos para você tem ingredientes funcionais que trazem benefícios a sua saúde e um sabor que agrada a todos os gostos.

Vale a pena testar e servir para a família inteira!

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 15 unidades

Ingredientes para a massa

  • 2 xícaras de farinha de amêndoa
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Ingredientes para o recheio

  • 150 g de chocolate sem açúcar
  • 120 ml de leite
  • 300 g de morangos picados

Modo de preparo

  1. Com a mão e em um recipiente grande, misture todos os ingredientes da massa até que o resultado fique homogêneo.
  2. Espalhe a massa em forminhas pequenas e leve todas para assar em forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos.
  3. Para o recheio, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, esquentando aos poucos, e misture o leite a ele depois de derretê-lo, mexendo bem para formar uma ganache.
  4. Espere que todos os ingredientes esfriem para iniciar a montagem das tortinhas.
  5. Coloque o recheio de chocolate na massa e finalize com os morangos picados por cima. Delicie-se!

5.  Yogurt bark

Yogurt bark

Esse prato refrescante vai surpreender você, pois, além de ser super saudável e gostoso, tem um preparo muito fácil. Você não precisa de muita habilidade na cozinha para conseguir yogurt barks magníficos. Quanto aos utensílios, apenas uma forma e o congelador bastam!

Nós sugerimos algumas opções de recheio, mas você pode sempre inovar e abusar da criatividade, usando pasta de amendoim, granola e outras frutas.

Tempo de preparo: 10 minutos (+ 2 horas no congelador)
Rendimento: 1 forma grande

Ingredientes

  • 180 gramas de iogurte grego
  • 1 banana
  • 5 morangos
  • 1 fatia de manga
  • Oleaginosas a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Lave bem todas as frutas e corte-as em pequenos pedaços.
  2. Forre uma forma com papel-manteiga ou plástico-filme e espalhe o iogurte sobre ela.
  3. Adicione as frutas e as oleaginosas de sua preferência por cima do iogurte e leve o preparo ao freezer por pelo menos duas horas.
  4. Depois, é só cortar em pedaços menores e consumir.

Como tudo na vida, essas receitas também precisam ser consumidas com moderação, apesar de seguras e saudáveis. O equilíbrio vem em primeiro lugar! E isso vale também para todas as refeições: comer uma quantidade adequada de todos os grupos alimentares é a sua melhor escolha.

Aliás, por falar em escolha, conta pra gente qual foi a alternativa de sobremesa sem açúcar que você mais gostou! Bata uma foto da preparação que você escolheu testar e marque @deliway_br lá no Instagram. Estamos ansiosos para ver o resultado da sua experiência!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

7 Respostas

Deixe seu comentário