Farinhas Low Carb: quais são as opções que existem

As farinhas low carb não apresentam carboidratos e glúten e vieram para substituir a tradicional farinha de trigo nas receitas. Conheça as opções e seus benefícios para a saúde!

Farinhas low carb

As farinhas low carb fazem parte de uma rotina alimentar que reduz o máximo possível o uso do carboidrato nos pratos. Esse hábito já foi muito conhecido como uma prática de dieta que objetivava somente emagrecer, mas, hoje, esse ingrediente é utilizado levando em consideração a qualidade de vida.

O cuidado com a saúde é uma pauta cada vez mais importante e a alimentação é a primeira a ser adaptada com ingredientes mais saudáveis, por isso, trouxemos 10 opções de farinhas low carb para usar no lugar do trigo e produzir pratos muito mais benéficos para o organismo sem perder o sabor.

O que é farinha low carb

Trata-se de uma farinha que possui baixo teor de carboidrato. Ela pode ser criada através de diversos ingredientes que possuem essa característica, como amêndoas, amendoim e sementes diversificadas.

Elas apresentam alto teor nutritivo, auxiliam no emagrecimento e são ricas em fibras, além de não possuir glúten, sendo muito mais saudável que a opção mais comum que leva trigo.

Atualmente, surgem cada vez mais receitas realizadas com esse tipo de ingrediente, como pão low carb, cupcakes, cheesecakes, entre outros. Quase tudo que conhecemos já possui sua versão com menos carboidratos.

10 farinhas low carb mais consumidas

1.  Farinha de amêndoas

Essa é a farinha low carb mais popular. Ela é isenta de glúten, além de ser uma fonte de fibras que aumenta a saciedade e controla a glicemia. Ela também possui vitamina E, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL).

2.  Farinha de amendoim

Ela também não possui glúten e é fonte de gordura monoinsaturada que auxilia no tratamento contra doenças cardiovasculares. As fibras desse tipo de ingrediente auxiliam também no controle da glicemia. Ela também é muito popular e possui um preço mais em conta quando comparada à de amêndoas.

3.  Farinha de casca de maracujá

Isso mesmo que você leu! É possível fazer farinha da casca do maracujá! E ela atua no controle do colesterol e glicemia, além de ser rica em fibras, principalmente a pectina, que melhora a flora intestinal.

4.  Farinha de banana verde

Esse tipo é muito utilizado para fazer pães, pois ajuda na consistência e sabor. A maior parte da sua composição é de amido resistente, ou seja, apresenta baixíssimo índice glicêmico. É uma rica fonte de vitamina C e cálcio.

5.  Farinha de semente de abóbora

Continuando a lista de ingredientes inusitados, o item número cinco da nossa lista apresenta minerais como ferro, magnésio e potássio, é fonte de ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados em sua composição. Atua no controle do apetite.

6.  Farinha de linhaça

É fonte de fibra solúvel e insolúvel (auxiliando no funcionamento do intestino), Ômega 3, ótima para a saúde do coração, controle da glicemia e saciedade.

7.  Farinha de coco

A sétima opção da nossa seleção é muito popular entre os grupos que fazem uso da alimentação low carb, isso acontece porque é muito saborosa, rica em fibras, proteínas e não possui glúten, o que faz dela uma opção perfeita para doces e bolos sem glúten.

8.  Farinha de castanha de caju

Também sem glúten e rica em gordura mono e poli-insaturadas, magnésio e zinco, a farinha de castanha de caju previne a dislipidemia e diminui o colesterol ruim (LDL).

9.  Farinha de nozes

Não possui glúten e apresenta antioxidantes, como a vitamina E e gorduras mono e poli-insaturadas.

10.  Farinha de pipoca

Com baixo índice glicêmico, a décima opção possui baixa caloria, é rica em fibras, antioxidantes e polifenóis.

É importante lembrar que toda farinha possui carboidrato, o que difere a low carb das tradicionais de trigo são os fatos de que o carboidrato é encontrado em teores muito baixos e substâncias benéficas para a saúde estão presentes nesses ingredientes em grandes níveis.

Qual farinha low carb tem menos carboidrato?

A farinha de coco é a favorita entre os adeptos da alimentação low carb por possuir menos carboidratos que as demais opções, ter preço mais acessível, ser fácil de ser encontrada e servir para muitos tipos de receitas, principalmente as de doces.

Ela também possui a característica de ser mais sequinha, o que colabora para a absorção de ingredientes líquidos durante uma receita. Ao substituir a de trigo tradicional, deve-se utilizar 1/3 de xícara de farinha de coco como correspondente a uma xícara do ingrediente convencional de trigo.

Como misturar farinhas low carb

O mix serve para obter um ingrediente mais neutro na hora de preparar as receitas, pois misturar os seus diferentes tipos e características auxilia na obtenção de melhores resultados e aproximação do ingrediente tradicional que leva trigo.

Normalmente, o mix pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. Trouxemos um exemplo que possui a farinha de amendoim como base, a de linhaça como auxiliar e a goma xantana para realizar o papel do glúten. Confira:

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 600 g

Ingredientes

  • 300 g de farinha de amendoim
  • 200 g de farinha de linhaça
  • 100 g de farelo de aveia
  • ½ colher (chá) de goma xantana

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha, adicione todos os ingredientes e misture bem.
  2. Armazene em um recipiente bem fechado e consuma em até 30 dias.

Essa receita é ideal para doces e salgados e o seu objetivo é trazer maior sustentação e maciez para a massa. Você nem vai acreditar que está comendo algo delicioso e saudável! Que tal tentar adaptar para as suas receitas do dia a dia?

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

64 Respostas

Deixe seu comentário