Ordem dos talheres: como usar garfos, facas e colheres

Entenda como usar garfos, facas e colheres em uma refeição para estar de acordo com a etiqueta. Saiba também de que forma colocá-los à mesa e veja muitas outras dicas para servir alimentos de forma perfeita em um evento ou no dia a dia.

Ordem talheres

Para acertar na ordem dos talheres ao arrumar a mesa, pense que aqueles colocados mais distantes do prato serão utilizados primeiro e, portanto, quem estiver fazendo a refeição começa a comer a partir dos talheres “de fora” e termina com os “de dentro”, mais próximos da louça. 

Pense também que os garfos sempre ficarão à esquerda do prato, enquanto as facas ficarão à direita e as colheres ao lado das facas. Talheres de sobremesa são posicionados no topo. Essas normas se encaixam nas regras de etiqueta de uma refeição, mas valem tanto para eventos mais formais quanto para o cotidiano.

Algumas variações no posicionamento dos talheres podem acontecer de acordo com o cardápio de cada refeição. 

Descubra tudo o que você precisa saber e ter na sua mesa para que um serviço de alimentação esteja sempre completo, começando pelo momento de colocar a mesa. 

O que não pode faltar em uma mesa de jantar?

Algumas coisas não podem faltar na montagem de uma mesa, mesmo em eventos menos formais. Entre elas, estão:

  • sousplat ou uma peça de jogo americano para cada pessoa que participará da refeição;
  • guardanapo de pano e/ou de papel; 
  • prato fundo, raso e de pão; e 
  • taças de vinho (branco e/ou tinto) e de água.

Para o último item, você pode encontrar outras taças ainda, como as de espumante, específicas para bebidas destiladas e outros drinks. Por isso, que tal aprender a diferenciar os modelos?

Como diferenciar as taças?

Taças usadas para consumo de vinho branco têm o formato um pouco mais afinado quando comparadas com as taças para vinho tinto (mais “gorduchas”). 

A taça de água, por sua vez, costuma ser maior do que todas as outras e têm um formato bem diferente das restantes. Ela pode servir para água comum, água saborizada ou gaseificada.

Veja só a diferença entre os modelos na imagem abaixo.

Tipos de taças

Como posicionar as taças na mesa?

As taças sempre ficam à direita do prato e no canto superior. Aquela que é destinada à água é a que fica mais perto da louça e ela deve ser seguida pela taça de vinho tinto e posteriormente pela de vinho branco, se houver as duas opções à disposição durante a refeição.

Vai servir champagne?

Deixe a taça específica para essa bebida um pouco mais acima e à direita, seguindo as outras ou mais acima e entre as duas de vinho. Pense que o champagne não costuma ser pensado para consumo durante toda a refeição e tem relação com um momento específico do evento, como um brinde.

Escolher e posicionar os talheres é tão importante quanto as taças, senão mais! Saiba tudo sobre o assunto nos próximos tópicos.

Tipos de talheres para refeições

Agora que você já sabe o que não pode faltar na organização de uma refeição e quais taças utilizar, mas antes de abordarmos especificamente detalhes de como pôr a mesa organizando os talheres, conheça as principais diferenças e aplicações de garfos, colheres e facas para entradas, para pratos principais e para sobremesas.

Para entradas ou salada

Esses talheres costumam ser menores e mais delicados do que os utilizados para consumo de pratos principais, mas, ainda assim, são maiores que os de sobremesas. 

Além do garfo, da faca e, às vezes, até mesmo de colheres para sobremesas, o mais correto conforme a etiqueta é colocar também à mesa a faca que nós chamamos de “faquinha de pão” ou “faca para manteiga”, principalmente se o anfitrião for servir pão como aperitivo (que, aliás, deve ser comido e partido com as mãos e não com faca!).

Para consumo do prato principal

Esses talheres são maiores do que os outros e podem incluir também uma colher específica para consumo de sopa - maior e menos rasa. Inclusive, eles têm diferentes formatos de acordo com sua finalidade. 

O que isso quer dizer? Basicamente, significa que, quando há uma peça de carne como parte do prato principal, uma faca mais grossa e com serras mais evidentes e afiadas deve ser colocada à mesa para facilitar o corte e consumo do alimento. 

Em contrapartida, quando o prato principal inclui peixe, o correto, pela etiqueta, é colocar à mesa o garfo e a faca - ou pelo menos a faca - específicos para esse preparo.

Sim! Os talheres para peixe são bem diferentes dos outros.

Enquanto a faca para carnes deve ser bem serrilhada, a que é destinada para o consumo de peixes não tem nenhuma serrilha sequer e se parece mais com uma espátula para comidas chiques do que com uma faca. 

O garfo para peixes pode ser opcional na refeição, mas quem quer seguir à risca as regras de etiqueta deve providenciá-lo: ao contrário dos outros garfos que têm quatro dentes, esse tem apenas três para facilitar a remoção de espinhas do alimento. Use essas dicas para diferenciar todos eles com mais facilidade.

Para sobremesa

Os garfos, as facas e as colheres para sobremesa são sempre menores em comparação ao restante dos talheres. Nem sempre existe a necessidade de colocar todos eles à disposição de quem está consumindo a refeição servida: se a sobremesa for mais consistente, talvez não seja preciso disponibilizar colheres aos convidados. 

Por outro lado, se for mais “mole”, o uso de faca nesse momento da refeição se torna praticamente ou completamente desnecessário. Certo?

Vamos revisar as regras para dispor os talheres na mesa e depois colocar as mãos à obra.

4 regras para disposição de talheres na mesa

Existem algumas regras imprescindíveis para quem quiser acertar qual a ordem dos talheres na mesa de jantar segundo a etiqueta. Veja!

1.  Os mais distantes primeiro

Talheres posicionados com maior distância em relação ao prato serão os primeiros colocados em uso por cada pessoa participando da refeição.

Para pratos de entrada ou saladas, o correto é utilizar talheres mais próximos das mãos quando elas estão apoiadas sobre a mesa. Os talheres mais perto da louça são usados para pratos principais.

Tem dúvidas sobre qual talher usar primeiro? Pense nessa orientação! A segunda regra também pode ajudar.

2.  Garfos sempre à esquerda, facas sempre à direita

Os garfos ficarão sempre à esquerda do prato e as facas sempre à direita se você quiser organizar o serviço de uma refeição como manda o figurino. As colheres virão ainda mais à direita, depois das facas e talheres de sobremesa acima do prato, no topo, perto das taças.

Como colocar garfo e faca na mesa?

Todos devem ser dispostos de forma vertical ao lado correto do prato e com o cabo virado para a pessoa que estará sentada na mesa. 

3.  A disposição de talheres de sobremesa também tem regras

As normas de etiqueta de talheres à mesa valem para todas as etapas da refeição. No caso da sobremesa, o garfo será o talher mais próximo do prato quando fizer parte da organização da mesa, caso contrário, a colher virá em seu lugar.

Garfos de sobremesa são sempre colocados na horizontal, acima dos pratos e com o cabo virado para a esquerda. Colheres e facas sempre com o cabo virado para a direita.

Quando necessário o uso de faca para consumo da sobremesa, ela ficará acima da colher e em segundo ou terceiro lugar na montagem.

São direções dos cabos dos talheres de sobremesas em qualquer situação:

  • faca com o cabo para a direita;
  • colher com o cabo para a direita; e
  • garfo com o cabo para a esquerda.

São possibilidades de disposição dos talheres de sobremesa:

Lugar talheres mesa

4.  Facas sempre viradas para dentro!

Toda e qualquer faca colocada à mesa para uma refeição devem ficar viradas para dentro, ou seja, com a serra na direção do prato. Quem pensa dessa forma ao montar um evento, além de estar completamente adequado às regras de etiqueta, também garante a segurança de seus convidados e/ou familiares.

Uma mesa completa montada dentro das regras de etiqueta e com a ordem correta dos talheres ficará mais ou menos assim:

Ordem talheres sobremesa

O que fazer e o que não fazer no momento da refeição

Você já conhece todos os detalhes sobre colocar talheres à mesa seguindo o máximo possível das normas de etiqueta. Então, chegamos aos finalmentes!

Antes de terminar a leitura do texto, descubra como manusear garfo e faca durante a refeição; entenda como o posicionamento dos talheres dentro do prato durante ou depois da refeição influencia nos casos de serviços executados por garçons e saiba o que fazer e o que não fazer quando usar guardanapos de pano e mais.

1.  Como usar os talheres?

Pelas regras, a faca sempre ficará na mão direita e o garfo pode trocar de mão ou ser usado somente com a mão esquerda. Quem troca o garfo de mão, utiliza-o na direita para fazer cortes dos alimentos e na esquerda para levar a comida à boca.

Facas de serra, que são especificamente para o corte de uma peça de carne, devem ser usadas enquanto o corte acontece e depois, na medida do possível, deixadas apoiadas sobre a borda direita do prato. Existem outros momentos nos quais o uso da faca (mesmo sem serra) é dispensado, como:

  • ao comer legumes já cortados;
  • quando ocorrer o serviço de frios em tábuas ou semelhante;
  • ao degustar petiscos, aperitivos e canapés;
  • ao comer massas - use apenas garfo e colher;
  • ao comer folhas - evite picá-las e opte por transformá-las em pequenas “trouxinhas”.

E atenção! O ideal é não fazer gestos e movimentos “bruscos” com os talheres na mão. Além de perigoso, isso foge da etiqueta.

2.  Quando e como cruzar os talheres em uma refeição?

A maneira que você cruza talheres durante uma refeição pode significar várias coisas. Se você unir garfo e faca de um jeito, mostrará que ainda está comendo aquele prato e que apenas fez uma pausa para a bebida ou para um bate-papo, se fizer a união de outro jeito, mostrará que está satisfeito(a) e por aí vai.

Veja como posicionar os talheres em cada situação:

  • Talheres dispostos em 45º sobre o prato ou descansando em cima dele (de forma natural, sem tanta precisão de detalhes e muitas vezes até com as pontas tocando umas às outras) mostram que a pessoa ainda está comendo.
  • Faca por baixo e garfo por cima em formato de cruz mostram que a pessoa aguarda o próximo prato.
  • Garfo e faca na mesma direção, apoiados sobre o prato um ao lado do outro, indicam que a refeição foi encerrada. De acordo com a etiqueta, nesse momento a serra da faca deve ficar virada para dentro (de encontro ao garfo).

A dúvida sobre como cruzar os talheres ao terminar é bastante frequente, então você não está só! Lembre-se que, além dos garfos, facas e colheres, outros itens são utilizados e manuseados durante uma refeição. Por exemplo, os guardanapos. 

Se precisar levantar, tire o guardanapo do colo e apoie-o sobre a mesa sem dobrá-lo e, se o tecido cair no chão, não pegue: peça outro a quem estiver servindo.

Ufa! Pronto para colocar todo esse novo conhecimento em prática? Conta para a gente o que você já sabia e quais dicas aqui são novidades para você. Bom apetite!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário