10 ideias de petiscos para impressionar seus convidados

São tantas as opções do que servir que na hora de escolher fica difícil, não é mesmo? Por isso, para simplificar sua decisão, trouxemos 10 ideias incríveis de petiscos para você oferecer na sua festa e encantar os convidados. Confira!

Ideias de petiscos

Que tal começar a sua confraternização servindo canapés, barquinhas e empadas? Mas saiba, antes de embarcar nessas ideias de petiscos, que os pratos precisam combinar com a comemoração e os convidados, ok?

Afinal, existem alimentos que não combinam com determinado tipo de evento. Por exemplo, em uma festa infantil fica estranho servir iscas de camarão, não é?

Nesse caso, considerando o público-alvo infantil, aposte nos tradicionais salgadinhos fritos. Não tem erro e a criançada ama!

Contudo, é preciso considerar ainda outros fatores na hora de organizar o menu da festa, como o orçamento, quantidade de convidados, restrições alimentares e a variedade de opções.

Com o orçamento pronto, você consegue organizar todos os outros aspectos, como aproveitar bem os alimentos, já que os petiscos são geralmente servidos em quantidades pequenas e podem não ser usados por inteiro.

Portanto, procure por ideias que possam ser diferentes, mas que levem os mesmos ingredientes no preparo, garantindo variedade e economia.

O que servir de petisco em uma festa?

Algumas pessoas optam por preparar os pratos, afinal, são itens simples e rápidos. Já há quem prefira não se incomodar e contratar os serviços especializados de buffet, o que garante um ar mais sofisticado ao receber outras pessoas.

Essa escolha pode ser baseada na lista de convidados, assim como o menu a ser oferecido. Se a festa for simples, para receber os amigos próximos e familiares, é possível optar por salgadinhos fritos, empanadas, palitos ou tábuas de frios, por exemplo.

Porém, se mudarmos o cenário para uma recepção mais sofisticada, com convidados como colegas de trabalho e conhecidos, procure investir em opções mais finas, como petisco na colher, crostini de nozes e queijo ou nachos.

As opções podem ser variadas e servidas em bandejas expostas na mesa ou com garçons contratados para a ocasião. O segredo, porém, está em separar os alimentos por temperatura.

Ou seja, capriche em uma mesa de frios com todas as comidas que levam queijos, presuntos, calabresas, sushis e barquinhas de legumes. O diferencial estará na decoração dessa mesa.

O mesmo ocorre para os pratos quentes, apresente-os em uma mesa específica, coloque pratos e guardanapos para que as pessoas consigam manusear as peças com facilidade e sem riscos de se queimar.

Nas mesas separadas por quitutes de diferentes temperaturas, sirva sucos naturais, cafés, chás ou outras bebidas de acordo com as comidas apresentadas.

Lembre-se de que, se houver menores de idade no local, o ideal é que os drinks alcoólicos sejam reservados em lugares separados e disponibilizados somente pelos garçons responsáveis.

10 ideias de petiscos para festa e aniversários

Agora que já falamos um pouco sobre a organização dos petiscos, vamos às ideias para impressionar seus convidados, começando pelas mais tradicionais e finalizando com as comidas mais chiques.

1.  Tábua de frios

Tabua de frios

Um dos petiscos mais tradicionais e fáceis de fazer, a tábua de frios é uma mistura de alguns tipos de queijos, salames, presuntos, azeitonas e pepinos. Para complementar e decorar, é interessante utilizar frutas de diversas cores.

2.  Cestinha de queijo e salmão

Cestinha queijo salmão

Não tão tradicional, mas muito conhecida, essa cestinha acaba roubando a cena em qualquer ocasião. É leve, saudável e traz um sabor incrível quando produzido com queijo coalho. Vale a pena cada mordida!

3.  Palito de vegetais

Palitos de vegetais

Aqui, procure inovar na apresentação e nos acompanhamentos, prepare molhos especiais que agreguem valor ao alimento. Lembre-se de que os vegetais mais utilizados são: cenouras, brócolis, pepinos e aspargos, temperados com suco de limão para que não escureçam. Esta é uma ótima opção de petiscos para convidados veganos.

4.  Vol au vent

Petiscos vol au vent

Este petisco pouco tradicional e muito sofisticado é preparado em formato de copinho e traz uma variedade enorme de recheios, inclusive doces. Para inovar, aposte em opções salgadas de creme de gorgonzola, molhos à base de bacon ou creme acebolado. Para os doces, sirva recheado de mousse de maracujá, chocolate branco ou doce de morango.

5.  Nachos

Nachos

Prato tradicional da culinária mexicana, as tortilhas podem ser oferecidas em pequenos ramequins, com molho branco ou o tradicional sour cream, além de pimentões ou carne moída, separados por porções para que cada convidado possa comer o seu individualmente.

A ideia em um aniversário, geralmente, é convidar amigos mais próximos e familiares, por isso os petiscos podem ser mais casuais, sem tanta sofisticação, embora devam ser tão deliciosos quanto as pedidas mais chiques que mencionamos anteriormente. Pensando nisso, trouxemos dicas surpreendentes para você. Confira!

6.  Salgadinhos tradicionais

Salgadinhos tradicionais

A maior certeza de qualquer aniversário é a presença dos salgadinhos tradicionais, não é mesmo? Em raríssimas vezes, quando eles não aparecem, fazem falta, pois são deliciosos, práticos e possuem variedade de sabores. Por isso, nunca saem de moda e são tão apreciados.

7.  Empadas

Empadas

Assim como os salgadinhos tradicionais, as empadas costumam estar presentes em todos os aniversários, mesmo que os recheios não sejam os mais variados, essas delícias marcam as mesas de aniversários, sejam eles infantis ou não.

8.  Canapés

Canapés

Uma enorme versatilidade de sabor é a característica principal desse alimento. Por um lado, é possível agregar recheios sofisticados como salmão, caviar ou presuntos defumados, por outro, pode-se produzir esse petisco apostando nos sabores tradicionais, como presunto e queijo, cenoura com cream cheese e muitos outros.

9.  Barquinhas

Barquinha maionese

Assim como os canapés, elas trazem recheios diversificados e podem ser produzidas de acordo com o paladar dos convidados. Existem barquinhas de salpicão com queijo, de legumes, beterraba com creme de maionese e outras possibilidades.

Para impressionar seus convidados, capriche na apresentação dessa iguaria usando uma folhinha de hortelã, salsinha, cebolinha verde ou manjericão para enfeitar o topo do alimento ou para complementar o empratamento.

10.  Enroladinhos de frios com azeitona

Enroladinhos de frios

Utilize um palito para prender o queijo, o presunto e a azeitona no final, dessa forma, sobra espaço para que os convidados possam manusear o petisco sem ter contato direto com o alimento.

Para diversificar, utilize queijos diferentes, como o minas, provolone, gorgonzola e faça o mesmo com os presuntos, traga para a mesa sabores mais intensos ou mais leves, harmonizando com os queijos escolhidos.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

37 Respostas

Deixe seu comentário