Quais as melhores panelas de Fondue e como usá-las?

Pensando em um jantar versátil, prático e com opções salgadas e doces? O fondue pode ser a resposta para a sua pergunta, e nós preparamos um guia completo com tudo o que você precisa para escolher a melhor panela de fondue.

Panela de fondue

Existem vários tipos de panelas de fondue: de ferro, alumínio, aço inox, elétrica ou de cerâmica. Para queijos e chocolate, o ideal é que a panela tenha o fundo mais grosso e seja de um material que apenas mantenha a temperatura, ao invés de cozinhar ou grelhar, como acontece nas de cerâmica e de ferro.

Já para grelhar carnes, as melhores opções são as de inox, alumínio ou metal, que conduzem melhor o calor e grelham mais rápido. Seja qual for a opção, existe a panela certa de fondue esperando para deixar as suas noites bem mais aconchegantes.

E nada melhor no friozinho do inverno do que aproveitar um fondue com a família e os amigos, não é mesmo? Pensando nisso, separamos um guia completo de como escolher a melhor panela de fondue e como utilizar o aparelho.

Os fondues de queijo e de chocolate são as opções mais comuns para aproveitar esse momento delicioso. Por isso, é importante avaliar quais as melhores panelas para servir esses dois tipos, que são mais delicados também.

Por esse motivo, estudamos os principais modelos para que você tenha certeza na hora de comprar o seu aparelho. Vem com a gente!

Qual a diferença entre aparelho de fondue e panela de fondue?

O aparelho e a panela de fondue costumam ser a mesma coisa. No entanto, você pode encontrar as panelas sendo vendidas separadamente, enquanto o aparelho de fondue tende a ser um kit mais completo, que já vem com acessórios como garfinhos e molheiras.

Como escolher o melhor aparelho de fondue

Essa questão depende muito da ocasião. Pense em quantas pessoas serão servidas e na capacidade de cada panela. Existem panelas em que é possível fazer fondue para apenas duas pessoas, enquanto algumas, com capacidade maior, podem servir mais gente.

De modo geral, as mais populares servem de seis a oito pessoas, mas existem opções com capacidade para servir mais de 10 convidados. Você também pode avaliar o tamanho da sua e, caso ache que é possível servir mais pessoas usando apenas a panela em questão, basta comprar mais acessórios separadamente.

Além disso, cuidado para não cair em golpes por conta do preço. Alguns anúncios podem vender apenas partes do aparelho de fondue, como apenas a panela ou alguns acessórios, já que esses itens também podem ser vendidos separadamente.

Por isso, sempre leia o que vem incluso no que você está comprando. Talvez você esteja comprando só uma parte do seu jogo, enquanto poderia encontrar opções com os acessórios inclusos, que são:

  • Rechaud ou espiriteira
  • Garfinhos/espetinhos
  • Molheiras

O rechaud ou espiriteira é um dos acessórios mais essenciais ao seu conjunto de fondue, isso porque você só consegue acender a sua panela de fondue com o auxílio de um deles - a não ser que ela seja elétrica.

Os garfinhos e espetinhos são acessórios menores para espetar as frutas e complementos salgados, e podem também ser comprados separadamente.

Já as molheiras são um detalhe bem legal: nelas, você pode preparar molhos diferentes para o de carnes ou utilizar esses potes pequenos para colocar as frutas do de chocolate.

Agora que você já conhece os acessórios, vamos ao item principal para que você possa fazer o seu fondue em casa:

Quais as melhores panelas de Fondue?

A melhor panela vai depender do seu propósito para ela. Mas, nós do Deliway fomos além, e trouxemos para você as melhores opções do mercado.

Citamos todas as vantagens e desvantagens de cada modelo na pesquisa, assim, você pode avaliar qual é o melhor para você. Vamos nessa?

1.  Panela de fondue elétrica

Panela elétrica para fondue

O primeiro item da nossa lista é bem diferente e, ao contrário dos outros modelos, não precisa de fogo e nem álcool para utilizar.

Mas o grande diferencial mesmo é que, com esse tipo você consegue regular a temperatura através de um termostato, podendo diminuir quando for fazer o queijo ou o chocolate e aumentar a temperatura na hora de fazer as carnes.

Além disso, a panela de fondue elétrica também pode ser utilizada para fazer outras receitas. Confira quais são as vantagens e desvantagens dela:

Vantagens

  • É versátil e pode ser utilizada para fazer outras receitas.
  • O revestimento é antiaderente e não gruda o queijo ou o chocolate.
  • Possui um termostato que permite o ajuste de temperatura.
  • Compacta e fácil de guardar.

Desvantagens

  • Costuma ser o modelo mais caro.
  • Tem que estar sempre na tomada e pode precisar de uma extensão.

2.  Panela de fondue de cerâmica

Panela cerâmica para fondue

Provavelmente, essa é a opção mais clássica e mais famosa. Ela geralmente é menor, e uma vela posicionada abaixo da panela é responsável por manter o calor.

Aliás, a de cerâmica é muito parecida com a de porcelana. Ambas opções têm a vantagem de não grudar com o queijo ou o chocolate, além de manterem bem a temperatura dos ingredientes e serem as opções mais baratas do mercado.

Inclusive, essa é a melhor panela de fondue para chocolate e para queijo, já que a vela não costuma esquentar muito, apenas manter o calor da panela, o que evita que o chocolate e o queijo queimem. Vamos às vantagens e desvantagens dela:

Vantagens

  • É, geralmente, o tipo de panela mais barata para fondue no mercado.
  • O material é atóxico, ao contrário de alguns modelos de metal/inox.
  • Pode ir ao microondas, fogo direto ou forno.

Desvantagens

  • Não é resistente a choques térmicos.
  • As peças mais baratas contam com uma vela como acendedor, o que dificulta na hora de manter a temperatura.
  • Exige maior cuidado no manuseio, pois a cerâmica é mais frágil e pode quebrar.

3.  Panela de fondue de alumínio

Panela fondue alumínio

Essa é uma panela de fondue simples e costuma ser uma das mais vendidas. Com o fundo antiaderente, a panela de alumínio suporta tanto o de carnes como o de queijo e o de chocolate.

Apesar de ser um modelo bem popular, é ideal que alguns cuidados sejam tomados para não riscar o aparelho com acessórios como os garfinhos, que costumam ser de metal.

Vantagens

  • É um dos modelos mais baratos do mercado.
  • É versátil.
  • Fácil de limpar.

Desvantagens

  • Pode soltar toxinas.
  • Risca com facilidade.
  • Aquece muito rápido e pode queimar o queijo ou o chocolate.

4.  Panela de fondue de aço inox

Panela fondue aço inox

Definitivamente uma das melhores e mais caras opções do mercado, a panela de fondue de aço inox é um item certamente desejado pela maioria dos amantes dessa iguaria.

Isso porque a qualidade do material torna o aparelho bem mais resistente e durável, sem contar que o aço inox é uma das melhores opções para o de carnes, por distribuir bem e rápido o calor.

Vantagens

  • É o modelo mais resistente e durável do mercado.
  • Fácil de limpar.
  • Resistente a choques térmicos.

Desvantagens

  • É o aparelho de fondue mais caro do mercado, por conta do alto preço do material.
  • Não é uma panela boa para o de chocolate e o de queijo, pois esquenta muito e pode grudar.

5.  Panela de fondue de ferro

Panela fondue ferro

Uma das opções mais comuns em restaurantes dessa modalidade e com estética mais bonita é a panela de ferro fundido e esmaltado.

Além de o material ser bem resistente, o design ainda se completa nos modelos com a parte exterior esmaltada e bem decorada, que permite que esses tipos de panela sejam encontrados em diversas cores e estampas.

Ela também é considerada a melhor panela para fondue de queijo por conta de o material dar um sabor todo especial e colonial ao queijo, além de manter a mistura sempre quentinha.

Vantagens

  • É um dos modelos mais resistentes do mercado.
  • Mantém a temperatura por mais tempo.
  • Pode ir ao fogo direto ou forno.

Desvantagens

  • É mais pesada.
  • A limpeza pode ser mais difícil.
  • O preço é um dos mais altos do mercado por conta do material.

Como usar a panela de fondue

De modo geral, as panelas e aparelhos de fondue vêm com um rechaud ou uma espiriteira onde você deve depositar álcool e acender com um fósforo. Esse item serve para aquecê-la e manter a mistura sempre quente.

Vale lembrar que o ideal é que você prepare o queijo ou o chocolate em uma panela separada, pois preparar a mistura diretamente na panela de fondue pode demorar bastante por conta da capacidade do rechaud na hora de esquentar o aparelho.

No entanto, alguns modelos de panelas podem ir ao fogo, e você pode fazer o preparo direto nelas usando o fogão e depois só utilizar o aparelho de fondue para manter a temperatura.

Depois de escolher a sua receita favorita e deixar o molho pronto, confira como acender rechaud:

  1. Deposite álcool até o limite da marca indicada pelo fabricante (se for utilizar álcool gel, certifique-se de que seja um álcool acima de 65º).
  2. Acenda o fogo com um fósforo longo com muito cuidado.
  3. Regule a temperatura para que não queime o chocolate ou o queijo. Se precisar, utilize o apagador, que deve vir junto no kit.
  4. O fogo pode apagar algumas vezes, então esteja sempre de olho para acender e manter o seu fondue sempre quente.

Depois de aproveitar o seu jantar, basta lavar as molheiras - aqueles potinhos para acompanhamentos ou para molhos, que às vezes estão inclusos nos kits - e secar sua panela.

Em modelos de ferro fundido e não-esmaltado, você pode deixá-las secarem no fogo também.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário