5 truques de como limpar panela de inox

Cansado de esfregar panelas sem parar? Separamos cinco truques infalíveis para deixar as suas panelas de inox brilhando como novas com ingredientes que você tem na sua cozinha.

Limpar panela inox

Sabe aquela panela manchada, queimada, amarelada ou encardida? Ela ainda tem solução. Se você está em casa e tem bicarbonato, limão, vinagre e sal grosso, saiba que são abrasivos excelentes para retirar manchas, gordura e sujeira do fundo da sua panela de inox favorita.

Quem usa as panelas em restaurantes precisa se atentar para utilizar produtos profissionais e autorizados pela ANVISA. Mas, para limpeza em casa, nós fomos além e trouxemos para você cinco truques de como limpar panela de inox.

Chegou a hora de facilitar a sua vida e deixar de lado aquela vontade de comprar uma panela nova simplesmente por achar que a sua não tem mais jeito e você acabar se frustrando na hora de preparar aquelas refeições saudáveis.

1.  Vinagre

Um dos melhores truques de como limpar panela de inox queimada é colocar vinagre na panela até cobrir a crosta queimada e levar ao fogo. Ferva por cinco minutos, deixe esfriar e esfregue.

Além disso, usar vinagre em panelas com fundo manchado pelo amido dos alimentos pode ser uma solução fácil para o problema.

2.  Sal grosso e água

Esse truque simples é incrível para tirar manchas amareladas das panelas inox. Para isso, cubra o fundo da panela com sal grosso e ferva com um pouco de água. Deixe esfriar e lave normalmente.

Com essa dica, você nem precisa esfregar: basta lavar que as manchas tendem a sair facilmente.

3.  Limão

O limão é um ingrediente curinga também na hora de deixar as peças sempre brilhantes. Ideal para tirar manchas brancas ou amareladas das panelas de inox, para conferir essa dica você precisa só de um limão.

Esprema o limão na panela e adicione alguns pedaços da fruta também. Ferva com água, deixe a mistura esfriar e esfregue bem. A ideia também funciona muito bem para devolver o brilho às panelas. É só espalhar o suco do limão na parte interna e externa da panela.

4.  Bicarbonato

Mais um curinga na cozinha: o bicarbonato de sódio também é uma ótima dica de como limpar panela de inox encardida, manchada e até mesmo queimada. Sim! Além de servir para todo tipo de limpeza de panela, o bicarbonato é um abrasivo que age rápido.

Para limpar, é só aplicar o bicarbonato diretamente em uma esponja de louça úmida e lavar a panela normalmente. Bônus: geralmente, não é preciso esfregar quando você opta por usar o bicarbonato de sódio.

5.  Sal e álcool

O sal é mais um ingrediente essencial para limpar as panelas, pois, quando fervido, funciona como um abrasivo muito eficiente. O álcool, por sua vez, age eliminando as sujeiras mais difíceis.

A dica é muito simples: use uma colher de sopa de álcool e uma colher de sopa de sal. Cubra o fundo com água e leve para ferver. Espere esfriar e lave.

Evite manchas e deixe as panelas de inox sempre brilhando

Um truque super fácil para que as panelas de inox não fiquem manchadas é não deixá-las no escorredor. A água possui compostos químicos como o cloro que, quando secos, tendem a manchar.

Por isso, escorra só para tirar o excesso de água, e seque a panela usando uma toalha macia ou papel toalha.

Caso a sujeira esteja muito densa, repita os processos para garantir a limpeza. Afinal, com esses truques de como limpar panela de inox ficou ainda mais fácil de manter a sua cozinha sempre brilhando, não é mesmo?

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário