Como acender a panela de fondue em 3 passos

Aprenda a melhor maneira de acender o kit de fondue e saiba como o acendedor por influenciar no sabor final. Confira!

Como acender fondue

Não existem segredos para entender como funciona um kit fondue ou para saber como acender um fogareiro, já que o manuseio de ambos é simples e prático. Por causa do preparo simples, a receita pode ser produzida em casa, numa roda de amigos e familiares, para aproveitar o sabor, a companhia e o conforto do lar.

Entretanto, ao se deparar com o kit, é possível imaginar que a montagem e a funcionalidade sejam difíceis, mas basta apenas entender o material do kit e para qual finalidade ele será utilizado.

Nesse artigo, a gente criou um passo a passo para tirar todas as suas dúvidas e começar a preparar essas delícias o quanto antes.

O que usar para acender fondue?

A pergunta é simples, mas a resposta não é única. É que é importante saber que para cada receita a ser preparada existe uma forma diferente para acender o fogareiro, assim como o kit utilizado também interfere na resposta final.

É que algumas panelas podem ser elétricas, a álcool e até aquelas pequenas, com espaço apenas para velas especiais, geralmente utilizadas para sobremesas.

Para o fondue de queijo, procure equipamentos com abertura grande e que sustentem acendedores a base de álcool, seja líquido ou em gel, assim como os fondues a base de óleo ou caldos.

O famoso fondue doce, com calda de chocolate derretido, precisam de espaços mais rasos e menores e, por consequência, o acendedor a vela pode ser o mais indicado, pois mantém a calda quente, sem mudar o aspecto do chocolate.

Lembre-se que, além do tipo de combustível, é preciso se atentar ao material dos jogos de fondue. Existem panelas de vidro, cerâmica, metal, porcelana ou aço, por exemplo, e cada uma precisa de uma temperatura ideal para o preparo, por isso, o acendedor precisa ser adequado ao material da panela.

Uma base de acendedor a vela não funciona adequadamente para uma panela de aço, com a finalidade de manter um creme de queijo aquecido, por exemplo.

Também é importante lembrar que existe o rechaud, que nada mais é do que um kit com acendedor separado da panela onde irá o creme, caldo ou outro líquido. Esse acendedor separado também é automatizado, o que permite regular a intensidade da chama.

Sendo assim, é possível manter o creme de queijo e a calda de chocolate, aquecidos de acordo com a necessidade de cada caldo.

Como acender panela de fondue?

Depois de decidido, é hora de entender um pouco mais sobre a maneira correta de acender o fogareiro ou espiriteira, como é conhecida a lamparina a álcool.

Dê preferência sempre ao álcool em gel, pois respinga menos e por isso é mais seguro do que em estado líquido. Caso o recipiente permita apenas o álcool líquido, utilize os de 70% a 90%, pois a durabilidade da chama é maior.

Lembre-se que o conteúdo é altamente inflamável, por isso é fundamental o cuidado com o manuseio.

Lamparina de álcool líquido

  1. Insira uma esponja de aço dentro da espiriteira.
  2. Depois, com cuidado, derrame o álcool no compartimento indicado até atingir os buracos laterais. Limpe ao redor de todo compartimento, onde possa ter derramado álcool, para que não ocorra acidentes.
  3. Coloque o recipiente com o álcool e a malha de aço, ainda apagado, embaixo da panela de fondue.
  4. Utilizando um fósforo pelo buraco lateral, ascenda a palha de aço e coloque a panela para a receita em cima.

Álcool em gel

Lembre-se de que não é permitido misturar o líquido com o gel, pois a mistura dos dois pode causar acidentes graves.

  1. Despeje o conteúdo em gel no recipiente indicado, até atingir a os furos laterais (confira se o kit suporta esse tipo de substância em gel).
  2. Coloque a base com o álcool em gel, ainda sem fogo, embaixo do recipiente do fondue.
  3. Acenda um fósforo e leve até os furos laterais (não há necessidade de esponjas de aço ou algodões).

Para chamas mais duradouras, utilize álcool em gel acima de 65%.

Acendedor a vela

Caso o kit seja menor, ideal para o fondue de chocolate, o passo a passo é bem mais prático, uma vez que você precisará apenas de uma vela acesa, especial para cozinha.

  1. Coloque a vela especial para cozinha, ainda apagada, na parte debaixo do kit.
  2. Com o auxílio de um fósforo ou isqueiro, acenda a vela.

No entanto, saiba que a vela não derrete o chocolate, ela somente o mantém quente sem influenciar na sua consistência. Por isso, é necessário derreter a barra diretamente no fogão em banho maria antes e somente após levar o conteúdo para o kit de fondue.

Kit elétrico

Assim como a vela, não há segredos, nem inúmeras etapas para fazer funcionar a panela elétrica.

  1. Ligue o kit elétrico na tomada e espere o recipiente esquentar por, aproximadamente, três minutos, para depois acrescentar os ingredientes.

Porém, a panela elétrica precisa de certos cuidados, ao utilizá-la pela primeira vez, é fundamental tomar algumas precauções para garantir o sabor e o sucesso do fondue.

  • Com a panela ainda desligada, passe óleo vegetal por todo o local interno.
  • Ligue o recipiente por cinco minutos.
  • Deixe esfriar e limpe o excesso de óleo com um papel toalha seco.

Reproduza esse processo de limpeza a cada utilização, conservando o material antiaderente.

Qual o melhor kit para fondue?

Os equipamentos mais seguros e modernos do mercado contam com difusores, redutores de chamas e base giratória.

Entre os diferentes modelos, escolha aqueles que funcionam a base de álcool, principalmente álcool em gel, pois proporcionam maior segurança.

Além disso, não precisam de nenhum outro material para auxiliar a chama, diminuindo os riscos e os acidentes.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

13 Respostas

Deixe seu comentário