Dicas e receitas de como fazer hambúrguer caseiro

Já imaginou fazer um hambúrguer tão gostoso quanto aqueles da sua hamburgueria favorita? Aprenda a fazer um delicioso hambúrguer em casa sem errar, com ingredientes simples, molhos deliciosos e preparo rápido.

Como fazer hambúrguer caseiro

Nada melhor do que comer aquele hambúrguer suculento e saboroso e é incrível poder reproduzir um hambúrguer artesanal em casa, né? Para isso, você precisa saber como fazer hambúrguer artesanal caseiro, qual a melhor carne para fazer hambúrguer caseiro e como fazer um molho para deixar seu hambúrguer ainda mais delicioso.

Primeira regra sobre como fazer hambúrguer artesanal caseiro: nada de farinha ou ovo para "unir" a carne. Aqueles hambúrgueres gostosos das hamburguerias são feitos apenas com uma mistura de carnes e nada mais, pois o que dá liga ao hambúrguer é justamente a gordura da carne.

Separamos para você uma seleção das melhores combinações de carne - o que se chama de blend - para o seu hambúrguer artesanal feito em casa.

Vamos às dicas!

Qual a melhor carne para fazer hambúrguer caseiro

Saber escolher o blend das carnes é o primeiro passo para arrasar na produção dessa refeição suculenta num encontro com os amigos. A mistura de uma carne mais gordurosa com outra que possua mais fibras é a mistura perfeita para fazer hambúrguer artesanal e caseiro.

Por isso, separamos para você os blends mais populares para preparar um hambúrguer suculento e saboroso.

1.  Peito e acém

Dois cortes da parte dianteira do boi, o peito e o acém combinam muito bem, já que o acém é uma carne saborosa que não tem muita gordura, enquanto o peito entra na combinação com um teor maior de gordura para dar o “ponto de liga” do hambúrguer.

Como o peito é uma carne gordurosa, mas também saborosa, você pode misturar 50% de peito com 50% de acém.

2.  Costela e acém

Em uma proporção 70% costela e 30% acém, este hambúrguer se destaca pelo bônus da suculência da primeira carne. Inclusive, o hambúrguer de costela é um dos mais populares entre os clientes, pois o alto teor de gordura da carne dá a carne uma textura mais macia e suculenta.

3.  Fraldinha e costela

Mais uma vez, a costela ganha espaço no blend. No entanto, a fraldinha ganha o maior espaço na mistura desta vez, com 80% dessa carne integrada a 20% da costela. A suculência por aqui não é problema, já que as duas carnes têm bastante teor de gordura.

Hambúrguer pode ser feito só com carne magra?

Infelizmente, não. A gordura é o elemento principal do hambúrguer, tanto para que ele fique suculento quanto para que ele “grude” e forme o bife. Carnes magras como o patinho e filé mignon podem até ser muito saborosas, mas precisam de acréscimo de gordura para que se moldem em forma de hambúrguer.

Inclusive, um bom hambúrguer deve ter entre 20 a 25% de gordura sempre, já que, com menos do que isso, tende a ficar seco e despedaçar, enquanto os bifes com mais do que 25% de gordura tendem a ficar enjoativos e pastosos.

Aliás, cada forma de preparo se adapta melhor a diferentes níveis de gordura. Separamos para você dicas de como fazer hambúrguer artesanal caseiro.

Como preparar hambúrguer na chapa ou frigideira

Hambúrguer frigideira

O melhor tipo de hambúrguer para se preparar na chapa é o famoso “smash burger”, que consiste em um hambúrguer mais fininho, já que a chapa tende a distribuir melhor o calor, mas também tem uma potência menor na hora de assar os bifes.

Por isso, o ideal é que o hambúrguer não seja muito grosso, para que você consiga grelhar todas as partes por igual. Além disso, o hambúrguer ideal para se preparar na chapa deve ter em torno de 20% de gordura, já que a chapa retém a gordura na cocção.

Veja como é fácil preparar um smash burger na chapa ou frigideira:

  1. Faça bolinhas de carne de 150g, aproximadamente, e disponha-as sobre uma bandeja com papel manteiga.
  2. Cubra-as com mais uma folha de papel manteiga.
  3. Pressione o bife para achatá-lo.
  4. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Aqueça a frigideira com um pouquinho de gordura.
  6. Quando estiver bem quente, coloque o hambúrguer.
  7. Grelhe o hambúrguer virando-o apenas uma vez. O tempo de cocção deve ser o mesmo para os dois lados do hambúrguer. Para um bife de 150g, o ponto mal passado deve ser de um minuto em fogo alto e um minuto em fogo baixo, adicionando 1 minuto a mais de tempo no fogo baixo para carne ao ponto e dois minutos para carne bem passada.

O ideal na hora de montar um hambúrguer é que você não manuseie muito a carne, já que o calor das mãos tende a deixar o hambúrguer pastoso.

Como preparar hambúrguer na brasa

Hambúrguer na brasa

O hambúrguer preparado na brasa é aquele feito em uma grelha de chão ou na churrasqueira. Eles tendem a ser mais grossos, já que a potência de calor da brasa é muito maior do que o de uma chapa, por exemplo.

Além disso, o teor de gordura ideal para hambúrgueres preparados na brasa é de 25%, pois nesse tipo de preparo, ele tende a pingar - e, consequentemente, perder - bastante gordura.

Nesse tipo de preparo, o ideal é que você deixe grelhar até que o hambúrguer crie uma crosta, pois ela faz toda a diferença no sabor.

Veja como prepará-los:

  1. Faça bolinhos de carne de 200g em média.
  2. Disponha-os em uma forma ou tábua forrada com papel manteiga.
  3. Coloque mais uma folha de papel manteiga por cima do hambúrguer e pressione a carne até que esteja com a espessura desejada para o bife.
  4. Tempere com sal e pimenta e leve à grelha bem quente.
  5. Deixe que o hambúrguer crie uma crosta - que pode parecer queimado, mas não é - e vire para que aconteça o mesmo do outro lado.
  6. Para atingir o ponto de mal passado, o hambúrguer é grelhado por um minuto e meio de cada lado, dois minutos e meio para carne ao ponto e quatro minutos para hambúrguer bem passado, considerando um hambúrguer de 3cm de espessura em média.
Leia também:

6 receitas de lanches rápidos para fazer à noite
7 ótimas opções de lanche rápido e fácil
6 lanches saudáveis que irão te encher de energia

Como fazer molho para hambúrguer caseiro

Além de folhagens como rúcula e alface, queijos, picles e cebola, seu hambúrguer deve contar com um molho para dar o toque final surpreendente à preparação.

Para que o hambúrguer fique ainda mais suculento e delicioso, o molho dá o toque final necessário para completar o lanche. Conheça três receitas surpreendentes.

1.  Molho de gorgonzola

Receita molho gorgonzola

Com o sabor marcante do queijo gorgonzola, esse molho combina muito bem com qualquer hambúrguer. Mas não se engane: o creme de leite e o leite em si tornam o molho mais suave e não tão forte. Aprecie sem moderação!

Tempo de preparo: 5 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 6 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite
  • 5 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo

  1. Coloque o queijo em uma vasilha e amasse com um garfo.
  2. Junte os outros ingredientes e mexa até que se integrem.
  3. Adicione sal a gosto.

2.  Molho barbecue

Receita molho barbecue

Um clássico dos molhos, o barbecue traz ao hambúrguer o gosto do churrasco defumado, que combina muito com todos os tipos de carne e é muito fácil de preparar em casa. Por isso, separamos uma receita diferente e deliciosa para você testar.

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de aipo
  • ½ xícara (chá) de salsinha
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de curry em pó
  • 170g de ketchup

Modo de preparo

  1. Corte o aipo e as folhas da salsinha bem picadinhos.
  2. Junte, em uma panela pequena, todos os ingredientes.
  3. Leve ao fogo baixo e deixe a mistura reduzir para incorporar bem o sabor.
  4. Cozinhe o molho por uns cinco minutos ou até ele começar a desgrudar do fundo da panela.
  5. Tire do fogo e deixe esfriar numa vasilha.

3.  Molho Billy Jack - o molho do Big Mac

Receita molho big mac

Sabe aquele molho irresistível que vai no seu Big Mac quando você come no McDonald’s? A receita original se chama Billy Jack e é super fácil de fazer. Vamos nessa?

Tempo de preparo: 8minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo de soja
  • ⅓ de dente de alho amassado
  • 1 colher (sopa) de cebola picada
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (sopa) de maionese
  • 1 colher (sopa) de ketchup
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 pitada de açúcar
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Aqueça uma frigideira a fogo médio e deixe a cebola dourar no óleo de soja.
  2. Depois que a cebola estiver murcha e translúcida, acrescente o alho para dourar também. Cuidado para não deixar escurecer, pois isso pode amargar a receita.
  3. Acrescente a páprica doce e misture por um minuto.
  4. Desligue o fogo e adicione a maionese, o ketchup e a mostarda.
  5. Tempere com o sal e o açúcar e leve à geladeira até a hora de montar os hambúrgueres.

Dê um upgrade nos seus hambúrgueres

Se todas essas delícias ainda não forem suficientes, você pode incrementar ainda mais o seu hambúrguer enrolando-o em tiras de bacon, formando um xadrez no bife com linhas verticais e horizontais.

E, caso você seja um grande fã de queijo, é possível fazer hambúrguer recheado: que tal colocar um pedaço de queijo provolone ou cheddar entre dois smash burgers? É só colocar o queijo e fechar com dois bifes pequenos.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário