Como temperar hambúrguer artesanal

Os condimentos que você usa para temperar a carne do seu hambúrguer fazem toda a diferença no sabor do lanche. Descubra agora quais os melhores temperos para hambúrguer artesanal e como utilizá-los.

Como temperar hamburguer

Para saber como temperar o hambúrguer é fundamental conhecer alguns temperos e qual o sabor que cada um proporciona quando adicionados na carne.

Como veremos a seguir, há muitas possibilidades além do sal e da pimenta-do-reino, que são os condimentos mais usados nesses casos.

Isso porque ambos não alteram a coloração ou a aparência da carne, atribuindo apenas sabor e leveza ao preparo.

Outros temperos podem ser utilizados em preparos mais específicos com o intuito de agregar ainda mais sabor à carne, como cebola e alho em pó, por exemplo.

Condimentos como o açafrão ou o colorau não são indicados no preparo do hambúrguer, pois alteram a aparência da carne e também fazem com que o seu sabor se sobressaia aos demais ingredientes adicionados ao sanduíche.

Como temperar hambúrguer artesanal?

Depois de escolher a carne, é hora de pensar nos temperos e nos itens que acompanharão o hambúrguer artesanal.

Isso porque alguns itens, como o picles ou a maionese temperada que geralmente acompanham esse prato, possuem uma quantidade razoável de sal, o que pode interferir no sabor final.

Por isso, o maior erro durante a preparação do blend é salgar a carne inteira de uma única vez.

Temperos como pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomilho e alho não influenciam nos demais itens e por isso podem ser misturados à quantidade total de carne.

Sendo assim, misture temperos à quantidade total de carne e separe as porções para dar início à montagem dos blends.

A mistura pode ser aquela tradicional, ou seja, utilizando de 100 a 150g de carne. Após a montagem, é necessário grelhar a carne para somente depois salgá-la.

Quando o sal entra em contato com a carne - antes que ela esteja selada - o hambúrguer fica mais seco, já que o sal desidrata o alimento.

Uma receita muito saborosa consiste em temperar o hambúrguer apenas no momento do preparo, seja ele feito na frigideira, na grelha ou churrasqueira.

Faça o blend e, no momento de grelhá-lo, tempere com pimenta-do-reino e uma pitada de coentro em pó. Depois de selado, acrescente o sal. Por fim, é só colocar o queijo e aproveitar o hambúrguer e seus acompanhamentos.

Como preparar um hambúrguer gourmet?

Há quem prefira preparar um hambúrguer gourmet utilizando apenas dois temperos tradicionais: a pimenta-do-reino e o sal.

Entretanto, há outras maneiras de ressaltar o sabor do blend, adicionando outros temperos com aromas e sabores mais fortes que os tradicionais, como a páprica picante e o cominho.

Depois de escolher as especiarias, é preciso temperar a carne para o seu preparo, o tempero pode ser adicionado na hora que a hambúrguer estiver no fogo, para um sabor mais equilibrado.

Por outro lado, caso você queira optar pela praticidade e temperar o hambúrguer com antecedência, procure respeitar o tempo de descanso da carne, que deve ser de, no mínimo, duas horas na geladeira para que ele absorva as especiarias e mantenha a suculência.

Contudo, lembre-se de que o sal deve seguir a mesma regra do hambúrguer artesanal, ou seja, deve ser adicionado somente quando a carne estiver no fogo, para que não desidrate.

Sendo assim, siga o passo a passo abaixo e prepare um delicioso hambúrguer gourmet.

  1. Escolha de dois a três tipos de carne para combinar e montar um blend suculento.
  2. A quantidade de um hambúrguer gourmet é consideravelmente maior que a de um hambúrguer tradicional, por isso separe as porções com 200g a 220g de carne.
  3. Tempere o blend com especiarias como: pimenta-do-reino, páprica defumada e alho em pó, para um sabor mais intenso.
  4. Leve ao fogo, utilizando uma frigideira de ferro fundido com um fio de óleo de canola, pois seu sabor é neutro e não irá influenciar no resultado final do hambúrguer.
  5. Adicione uma pitada de sal pequena na parte de cima da carne e deixe ele dourar.
  6. Com ajuda de uma espátula vire o blend depois de estar com um lado totalmente dourado, depois de virá-lo, adicione outra pitada pequena de sal.
  7. Para deixar a carne ao ponto, deixe o hambúrguer cozinhando por 2 minutos de cada lado no máximo.
  8. Com o hambúrguer ainda na chapa, adicione o queijo da sua preferência, três gotas de água na frigideira e tampe para que o vapor possa derreter o queijo.
  9. Por fim, monte seu hambúrguer com os itens da sua escolha e um pão macio que tenha sido passado na chapa com manteiga de preferência.

Dicas de temperos para hambúrguer

Os temperos mais tradicionais são o sal e a pimenta-do-reino ou pimenta-preta, pois o valor desses produtos é mais em conta e a combinação oferece um sabor incrível à carne.

Porém, é possível utilizar outros mix de especiarias que intensificam o sabor do blend e, quando harmonizados corretamente com os demais itens do hambúrguer, proporcionam uma experiência gastronômica incrível.

Se você pretende inovar no tempero da carne fugindo das especiarias tradicionais, confira a lista que preparamos exclusivamente para você:

  • páprica;
  • páprica doce;
  • páprica defumada;
  • coentro em pó;
  • pimenta-caiena;
  • pimenta-dedo-de-moça;
  • gengibre em pó;
  • molho de alho;
  • alho em pó; e
  • cebola em pó.

Na hora de servir hambúrguer, lembre-se que a combinação deve ser feita de acordo com o paladar de quem vai degustar e é preciso lembrar de que as especiarias devem ser sempre em pó, pois pedaços de ervas ou folhas podem atrapalhar o consumo do hambúrguer.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

12 Respostas

Deixe seu comentário