O que é ossobuco? Aprenda a fazer na pressão e no forno

O ossobuco é conhecido como um tipo de carne de segunda, de sabor intenso e marcante e também é o nome dado ao prato que a serve. Confira como prepará-lo na panela de pressão ou forno aí na sua casa.

O que e ossobuco

O ossobuco é o nome dado a um prato e um corte de carne que surgiu na Itália. Assim como a maioria das receitas clássicas, a sua história não é exata, porém é muito antiga e faz parte do legado da região de Lombardia.

O prato consiste em um cozido bem temperado com ervas, vinho e azeite que leva algumas horas para ficar pronto, além disso, a base da receita leva ossobuco (perna da vitela), farinha e manteiga.

Conhecido como uma carne de “segunda”, o ossobuco possui um cozimento difícil, mas é muito saboroso já que a sua carne é retirada de uma região próxima ao osso, localização popular pela intensidade de sabor.

O que é ossobuco

Ossobuco é a parte do boi ou bezerro que fica acima da canela e abaixo do joelho, dando nome ao corte e também ao prato. No centro da carne podemos encontrar um osso redondo com tutano, o principal responsável pelo seu sabor marcante e rico em nutrientes.

O tutano é gorduroso e gelatinoso, muito utilizado em receitas de molhos e assados. Essa iguaria vem ganhando destaque nos restaurantes como um ingrediente especial, que traz um sabor acentuado e muito gostoso para a comida.

Receitas de ossobuco

O ossobuco é uma receita de carne que pode ser feita na panela de pressão ou no forno e que cai bem com diversos tipos de temperos.

Devido ao seu sabor marcante, os seus acompanhamentos são mais simples, como polenta, macarrão ao alho e óleo, nhoque de batata ou purê.

Confira como preparar o ossobuco nas receitas abaixo!

Como fazer ossobuco na panela de pressão

Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 4 unidades de ossobuco bovino
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 cebola média picada
  • 1 alho-poró picado
  • 200 ml de massa de tomate
  • 1 xícara de vinho tinto seco
  • 1 tablete de caldo de carne ou de legumes
  • 1 xícara de água
  • 1 fio de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere o ossobuco com pimenta e sal a gosto.
  2. Passe o ossobuco na farinha de trigo.
  3. Em uma panela no fogo alto, adicione o azeite e o ossobuco. Frite até que os dois lados da carne estejam dourados e reserve em um prato.
  4. Na mesma panela onde dourou a carne, adicione a cebola e o alho-poró e refogue por dois minutos mexendo sem parar. Em seguida, adicione o molho de tomate e deixe cozinhar por mais dois minutos.
  5. Para finalizar o molho, adicione o vinho tinto seco e deixe ferver para que o álcool evapore. O molho está pronto.
  6. Em uma panela de pressão adicione o ossobuco, despeje o molho, acrescente o caldo de carne ou legumes diluído e a água. Tampe a panela e, depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos. E está pronto para servir.

Como fazer ossobuco no forno

Tempo de preparo: 8 horas de descanso e 3 horas de cozimento

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 3 kg de ossobuco
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 1/3 de xícara de azeite
  • 1/4 de xícara de molho de soja
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 400 g de massa de tomate
  • 240 ml de vinho tinto seco
  • Sal, tomilho e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha, adicione 1 tablete de caldo de carne esfarelado e dissolvido no azeite, 1/3 de xícara de chá de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto misturando até ficar homogêneo.
  2. Coloque todo ossobuco em uma bacia e adicione a mistura deixando marinar por, no mínimo, oito horas.
  3. Em um recipiente, adicione a cebola cortada em pétalas, o molho de tomate, o vinho, a cenoura cortada em meia-lua, molho de soja e tomilho a gosto. Misture e reserve.
  4. Adicione a farinha de trigo em um prato, empane os ossobucos, retire o excesso de farinha e reserve.
  5. Unte com azeite uma assadeira de pelo menos 33 centímetros, acomode os ossobucos e leve ao forno em fogo médio até dourar os dois lados.
  6. Retire do forno, espalhe em cima da carne o molho com cebola e demais ingredientes que deixou descansando.
  7. Dissolva em água quente 1 tablete de caldo de carne e também espalhe por cima do ossobuco. Cubra tudo com papel-alumínio.
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por pelo menos duas horas.
  9. Em seguida, retire o papel-alumínio e deixe a assadeira em fogo médio por mais 15 minutos para reduzir o molho. Está pronto para servir.

Prontinho! Você tem em mãos duas receitas de ossobuco, um prato histórico e popular pela sua intensidade de sabor. É claro que, se o que você deseja é preparar uma refeição rápida, essa não é a melhor opção.

Mas aproveite o tempo para chamar os amigos, apresentá-los a um prato diferente e marcante enquanto se diverte, conversando e tomando alguns drinks.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário