10 tipos de temperos naturais para usar na cozinha

Você sabia que, além de sabor, os temperos naturais trazem diversos benefícios para a saúde? Fáceis de encontrar em mercadinhos e mercearias perto da sua casa, descubra agora como tornar a sua refeição mais gostosa e saudável.

Temperos naturais

Quando cozinhamos, adicionamos ainda mais sabor ao prato com diferentes temperos naturais, criando aquele gostinho especial que muitas vezes nos traz recordações, seja de um momento em família ou de comidinha de avó.

As especiarias acrescentam personalidade a comida, valorizam a preparação e auxiliam na saúde com seus inúmeros benefícios.

Abaixo, você vai conhecer nomes de dez temperos naturais para comidas, em quais pratos eles melhor se encaixam e tudo de bom que eles podem somar a sua refeição.

10 tipos de temperos e ervas naturais para alimentos

Nesta seleção, apresentaremos temperos naturais para comidas como arroz, feijão, diferentes carnes e também aqueles que combinam com tudo.

Você poderá encontrá-los no mercado, casas de produtos naturais e até mesmo tê-los em vasinhos na sua casa, deixando os sabores da sua comida ainda mais orgânicos.

Confira!

1.  Alho

O alho é super utilizado na culinária do mundo inteiro. Além de um sabor marcante, é ótimo para a saúde, possuindo em sua essência o poder anti-inflamatório e capacidade de contribuir para o controle da pressão arterial, redução do colesterol e evita a formação de coágulos sanguíneos.

Cru, frito ou assado, é perfeito como tempero natural para arroz e feijão, carnes e qualquer outro alimento que você sinta que vai combinar com seu sabor marcante.

2.  Cebola

Junto com o alho, também é muito utilizada na cozinha. Refogada ou cozida, é importante não deixá-la por muito tempo no fogo, pois perderá grande parte dos seus nutrientes.

Entre os seus benefícios, podemos encontrar as Vitaminas A e C, alívio de problemas respiratórios, antioxidante e controle do colesterol. Pode ser usada em diversos tipos de carnes e grãos, além de temperar saladas e legumes.

3.  Orégano

O orégano é muito popular entre as massas, principalmente nas pizzas. Possui ação antioxidante e pode estar presente também em molhos de carnes como o frango ou em omeletes e tapiocas.

4.  Manjericão

Assim como o orégano, é destaque em pizzas e um dos melhores temperos naturais para comidas com molho, principalmente se for de tomate. É fonte de vitamina C e antioxidante.

5.  Alho-poró

Essa espécie de alho tem cada vez mais espaço na culinária brasileira, perfeito para caldos, sopas e acrescentando um sabor especial também nas saladas. O alho-poró traz a sensação de saciedade e ajuda na digestão e controle da pressão arterial.

6.  Alecrim

O alecrim é um dos mais famosos temperos naturais para carnes, principalmente a vermelha. Possui um sabor leve e ajuda a prevenir doenças dos rins e dos olhos, além de gripes e resfriados.

7.  Tomilho

O tomilho é um ingrediente curinga. Conhecido como erva medicinal fonte de vitamina C, é excelente no tratamento de tosse e bronquite e também é um tempero natural para frangos e outras aves, deixando esses pratos com um gostinho especial.

8.  Sálvia

A sálvia é mais conhecida como erva medicinal, agindo como anti-inflamatório. No entanto, pode ser utilizada no tempero de aves e massas e ainda auxiliar na falta de apetite.

Uma receita super saborosa e rápida de preparar é uma massa com molho de manteiga com sálvia. Rápido e prático, para jantar ou almoçar.

9.  Gengibre

O gengibre é uma ótima opção de tempero para carnes assadas, seja picado, ralado, ensopado ou cru, traz um sabor marcante e picante ao alimento, deixando suas combinações com paladar bem exótico.

Além disso, possui muitos benefícios, como o alívio de dores de artrite, anti-inflamatório e redução de infecções respiratórias como bronquite e asma.

10.  Louro

O louro é uma folha que pode ser utilizada como medicinal ou tempero e, nessa segunda opção, é perfeito para dar um gostinho único ao feijão.

Ele facilita a digestão, possui as Vitaminas A e C, é anti-inflamatório e atua como diurético natural. Além do feijão, pode ser adicionado em sopas, caldos e ensopados.

Agora que você conheceu benefícios dos temperos naturais e os pratos em que melhor se encaixam, corre preparar um lugarzinho na cozinha cheio de diversos ingredientes que vão trazer sabor aos alimentos e muito mais saúde para sua vida!

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário