Como usar panela de pressão sem medo

Perca o medo da panela de pressão e agilize muito o processo de cozimento dos alimentos.

Usar panela pressão

Para saber como usar a panela de pressão, é interessante entender como ela funciona. Perfeita para cozinhar alimentos que em recipientes abertos demorariam muito para ficar prontos, gastando mais gás de cozinha inclusive, ela acelera esse processo, como o cozimento de feijões.

Seu funcionamento acontece pelo aumento da pressão interna, que é maior que a pressão atmosférica. Isso faz com que o ponto de ebulição do líquido aumente.

Quando a panela de pressão é fechada, já tem uma quantidade de ar que está com a pressão igual à atmosférica. Mas, como ela possui uma borracha que veda a panela, quando a gente acende o fogo os vapores de água vão aumentando e não conseguem escapar.

A pressão do ar que fica preso é somada à pressão desses vapores, fazendo com que a pressão interna fique ainda maior. Com uma alta pressão, e por isso a panela tem esse nome, o líquido demora mais para entrar em ebulição e, assim, os alimentos cozinham mais rápido.

Para se ter ideia, a pressão atmosférica é medida em uma unidade chamada atm e equivale a 1. Dentro da panela, a pressão varia de 1,44 a 2 atm. Portanto, é natural que esse processo cause medo, pois se não for manuseada corretamente, a panela pode, sim, ser um risco na cozinha.

A boa notícia é que não existe mistério algum para utilizá-la e, fazendo o procedimento certinho, você não precisa ter medo!

Como cozinhar na panela de pressão

Existem vários modelos de panelas de pressão, inclusive as mais novas são ainda mais seguras que as panelas mais antigas, pois podem contar até mesmo com controle interno da temperatura e timer inteligente. Mas, seguindo o passo a passo abaixo, você será capaz de manusear qualquer tipo de panela de pressão tranquilamente.

  1. Coloque os ingredientes na panela.
  2. Coloque água no limite de até 2/3 da capacidade da panela.
  3. Tampe a panela de acordo com o seu sistema. Se precisar, confira o manual de instruções.
  4. Use fogo alto até a panela apitar.
  5.  Depois disso, diminua o fogo ao mínimo.
  6. Cada receita pede um tipo de cozimento. Utilize um timer para não esquecer quando desligar o fogo.
  7. Quando der o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente por cerca de 10 minutos. Não é recomendado tirar a pressão da panela de pressão mais rápido erguendo a válvula com pino.

Manutenção da panela de pressão

Também é importante observar alguns detalhes referentes à manutenção da sua panela de pressão para garantir a segurança total.

Aliás, antes mesmo de comprar uma, verifique se o produto é certificado com selo de garantia e pelos institutos competentes em averiguar a qualidade. Se não houver certificação, recomendamos que você adquira uma panela de pressão mais confiável.

Para garantir que a sua panela esteja sempre em dia e possa ser usada sem riscos, confira o seguinte:

  1. Ao lavar a panela, retire o anel de borracha da tampa, lave e seque-o separadamente, evitando que ele fique colado na tampa. Podem ficar resíduos acumulados na tampa se você não retirar o anel na hora da lavagem, o que pode prejudicar o funcionamento no próximo uso.
  2. O anel de borracha deve ser substituído a cada três meses ou conforme as indicações do fabricante - leia o manual que vem junto com a panela!
  3. Aliás, a qualquer sinal de rachadura do anel de borracha, não utilize a panela sem realizar a troca por um novo. Você pode inclusive manter um pequeno estoque para caso isso aconteça.
  4. Na lavagem não são recomendadas esponjas de aço. Aliás, isso vale para qualquer tipo de panela de inox ou alumínio. Utilize sempre água, detergente e uma esponja macia, evitando desgastar o produto, que pode liberar níquel, que é um material tóxico.
  5. As válvulas de pressão merecem atenção especial também, para evitar entupimentos. Se estragar, pode ser trocada. Normalmente, na compra já vem uma válvula extra, mas caso não tenha, peça para a assistência técnica indicar qual a melhor válvula para substituição. Não faça essa escolha sem ter certeza do modelo de válvula.
  6. Como já explicamos no passo a passo anterior, devem ser usados água e alimentos na proporção máxima de 2/3 do volume interno da panela. Nunca se esqueça disso, pois é necessário deixar espaço para a formação de vapor, a fim de evitar entupimentos também e para que os alimentos cozinhem de maneira correta.

Veja também:
5 truques de como limpar panela de inox
Como limpar fogão cooktop engordurado
7 dicas para economizar gás de cozinha

Que tal aproveitar para aplicar essas dicas em uma receita deliciosa?

Lombo com laranja na panela de pressão

Uma receita simples, que com a panela de pressão fica ainda mais fácil e deliciosa para dar um toque especial às suas refeições!

Receita lombo panela pressão

Tempo de preparo: 60 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 1 kg de lombo fatiado grosso (cerca de 5 centímetros)
  • 5 laranjas
  • 1 limão
  • Alho
  • Pimenta-do-reino
  • Sal
  • Caldo de carne
  • Amido de milho
  • Azeite

Modo de preparo

  1. Tempere o lombo com o limão, 1 laranja, alho, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Descanse por 30 minutos, aqueça a panela de pressão e coloque as fatias de lombo. Sele-as um pouco e adicione o suco das demais laranjas, completando com água até cobrir todo o lombo.
  3. Esfarele o caldo de carne e tampe a panela. Após começar a chiar, deixe cozinhar por 30 minutos.
  4. Aqueça uma frigideira com o azeite e acrescente cuidadosamente as fatias, dourando dos dois lados.
  5. Adicione o amido de milho ao caldo que ficou na panela e leve ao fogo para engrossar.
  6. Derrame o caldo por cima do lombo. Sirva em seguida.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário