Como fazer uma maionese caseira simples e saborosa

Nada melhor do que uma maionese caseira para acompanhar um sanduíche, uma pizza ou um hambúrguer. Aprenda a fazer uma maionese perfeita para você temperar e deixar com o seu gostinho.

Como fazer maionese caseira

A maionese é um molho que fica bem com muitos pratos, principalmente com aquele hambúrguer de domingo. Mas, quando a maionese é caseira, ela fica ainda mais saborosa. É por isso que vamos ensinar você a fazer esse molho incrível com ingredientes que você tem em casa.

Além da receita da base desse molho, você também pode conferir com uma receita de maionese vegana.

Lembre-se que a maionese caseira tradicional é feita com ovos crus e, portanto, você deve confiar nos ovos que vai utilizar e não armazená-la por mais de dois dias na geladeira.

Se você vende lanches, é recomendável conferir com a Vigilância Sanitária sobre esse molho, uma vez que há riscos de contaminações alimentares, e você não quer arriscar que seu cliente fique doente, né?

Maionese caseira tradicional

Receita maionese caseira tradicional

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 200ml de molho

Ingredientes

  • 2 gemas
  • ½ colher (sopa) de suco de limão siciliano ou tahiti
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de óleo de girassol

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma tigela, menos o óleo, e mexa com a ajuda de um fuê.
  2. Acrescente o óleo aos poucos, fio por fio, sem parar de mexer, até que atinja o ponto cremoso tradicional da maionese.

Essa receita funciona como a base da maionese simples, e você pode temperá-la como quiser. Pode acrescentar mostarda, bacon, alho ou até tempero verde, assim a sua maionese vai ter um gostinho especial e até bem gourmet.

Como um dos ingredientes para fazer a maionese é o ovo, o ideal é que quando pronta seja armazenada na geladeira e consumida em no máximo 2 dias, como já mencionamos.

Se você não quiser utilizar o ovo, a maionese caseira vegana é uma ótima opção.

Veja também:
Aprenda uma receita caseira de molho barbecue
5 tipos de hambúrgueres caseiros fáceis e rápidos de fazer
O que é e como fazer charcutaria artesanal

Maionese caseira vegana

Receita maionese caseira vegana

Como basicamente a proposta do veganismo é não consumir itens de origem animal, essa receita não leva ovo, o que faz com que a maionese dure ainda mais tempo na geladeira para consumo, além de ser deliciosa e bem simples de fazer.

Essa também é uma versão mais segura quanto a contaminação alimentar.

Confira!

Tempo de preparo: 5 minutos

Rendimento: 200ml de molho

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de soja (ou outro leite vegetal)
  • 1 xícara de óleo de girassol
  • 1 colher (chá) de mostarda
  • ½ limão tahiti
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Insira todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar um molho homogêneo.

O modo de preparo dessa maionese é um pouco mais simples e rápida do que a tradicional, pois o leite de soja já possui uma maior porcentagem de gordura, então o óleo não precisa ser colocado aos poucos, pois não tem o perigo de talhar e perder o ponto.

A maionese vegana também pode ser temperada com o que você gostar, como tempero verde ou beterraba. Uma receita bem diferentona é misturar wasabi, para uma maionese caseira vegana bem apimentada.

Uma dica extra incrível que serve para as duas maioneses é o alho assado. Para fazer, basta colocar uma cabeça de alho enrolada em papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, por 10 minutos.

Depois, é só espremer essa pasta de alho na maionese. Fica incrível e você vai se surpreender!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário