Como ler rótulos de alimentos e ver o que está errado

Saber como ler rótulos de alimentos não é só uma questão de defender seus direitos como consumidor(a), mas um importante instrumento para você cuidar da sua saúde e tomar melhores decisões na hora de comprar. Este artigo ensina tudo sobre o assunto. Leia mais!

Mulher usando seu celular para examinar um rótulo de alimento em supermercado, prateleira com produtos ao seu lado

Para aprender como ler rótulos de alimentos, você precisa saber o que é e de que maneira funciona uma tabela nutricional e entender em que posição estão sinalizadas as quantidades, o que representam as porcentagens de cada item e por que elas estão ali.

Também será preciso conhecer as regras e exigências determinadas por órgãos públicos do Brasil para a confecção de cada rótulo, identificando informações obrigatórias e, principalmente, como elas devem ser dispostas na tabela.

Para começar, qualquer rótulo que não tenha total clareza e transparência já pode lhe gerar desconfianças, viu? Veja, a seguir, todos os detalhes sobre a interpretação desse importante instrumento para a vida e o bolso do consumidor!

O que são os rótulos de alimentos?

Os rótulos de alimentos são “painéis” fixados às embalagens dos produtos, que oferecem detalhes sobre ingredientes e informações nutricionais deles, além de informar a data de validade, dar orientações sobre consumo e a armazenagem e transmitir alertas ligados à substâncias que podem provocar alergias.

Os rótulos costumam variar de acordo com o tipo de alimento e podem, inclusive, ter seus conteúdos focados em dados mais específicos em alguns casos, como acontece com insumos industrializados, orgânicos, alimentos vegetarianos ou veganos ou em receitas sem glúten, por exemplo.

O que é obrigatório em um rótulo de alimento?

Um rótulo feito corretamente costuma apresentar a lista completa de ingredientes presentes no produto ao qual ele corresponde, ordenada do ingrediente que estiver presente em maior quantidade até o que aparecer em menor quantidade.

Além disso, são registrados em um bom rótulo:

  • detalhes sobre a quantidade de calorias, gorduras (saturadas e trans), colesterol, sódio, carboidratos, fibras, açúcares e proteínas por porção do alimento;
  • data de validade;
  • avisos sobre ingredientes alergênicos, como leite (desnatado ou integral), ovos, amendoim, nozes, trigo, soja etc.; e
  • instruções sobre como guardar o alimento e como prepará-lo para o consumo.

E a tabela nutricional é sempre a base de qualquer conteúdo assim, além de ser obrigatória.

O que é a tabela nutricional dos alimentos?

A tabela nutricional é um índice – quase um catálogo – dos valores nutricionais de um alimento, o que inclui sua concentração de nutrientes, seu valor energético, o tamanho da porção medida e usada como base no cálculo e o percentual recomendado de consumo diário do produto.

Além de obrigatoriamente ser usada como base para a produção de rótulos, ela deve seguir as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sabe quando você observa o verso de uma embalagem e, nele, aparece uma espécie de planilha cujo título é INFORMAÇÃO NUTRICIONAL? Essa é a famosa tabela sobre a qual você acabou de ler! Ela precisa, obrigatoriamente, trazer alguns detalhes para o consumidor.

Informações nutricionais obrigatórias em um rótulo

Para não ficar dúvidas, confira cada quesito dessa planilha de informações de um produto no quadro a seguir, com maior riqueza de detalhes.

Informação O que representa Como é apresentada
Tamanho da porção É a quantidade de alimento usada como referência para os valores do índice da tabela Pode ser apresentada em medidas caseiras (como colher ou fatia), em gramas (g) ou em mililitros (mL)
Valor energético É o quanto de calorias que alguém vai ingerir ao consumir determinada quantidade indicada do produto Aparece medido em quilocalorias (kCal) ou quilojoules (kJ)
Nutrientes São os carboidratos, as proteínas, as gorduras – totais, saturadas e trans –, a fibra alimentar e o sódio presentes no produto. Obrigatoriamente nessa ordem! Podem ser valores em gramas (g) ou miligramas (mg)
Valores diários Dão uma ideia de quanto o alimento supre a necessidade diária do corpo humano por aquilo que aparece na tabela nutricional Aparecem como %VD e são calculados com base em uma dieta de 2 mil calorias
 

Lembre-se de que os valores das tabelas nutricionais usam sempre duas referências: a porção de alimento estabelecida no rótulo (1 fatia, 100 g, 200 mL) e a dieta base de 2 mil calorias, mas cada organismo funciona de um jeito. Inclusive por isso as informações de um rótulo não são apenas “capricho”.

Qual é a importância da leitura de rótulos dos alimentos?

Desenvolver uma melhor consciência nutricional, controlar a ingestão de calorias, identificar presença de alergênicos, comparar diferentes produtos e fazer escolhas mais saudáveis são os principais motivos para você observar os rótulos dos alimentos.

Desenvolver consciência nutricional

Significa saber tudo o que seu organismo consome em termos de calorias, gorduras, carboidratos, proteínas e outros nutrientes, algo essencial para ajudar a manter uma dieta equilibrada e saudável, além de prevenir males de consumo em excesso.

Controlar calorias

Especialmente para quem está seguindo uma dieta rígida, restritiva ou precisa controlar a ingestão de calorias por uma questão de saúde, a tabela nutricional vai ser um instrumento importantíssimo.

Identificar alergênicos

Alergias podem se tornar um problema muito sério para a saúde, e determinados ingredientes são capazes de provocar reações perigosas em pessoas que tenham maior sensibilidade a eles, por isso, saber identificar a presença de alergênicos nos rótulos é indispensável.

Fazer escolhas mais saudáveis

Além de nutrientes e valores calóricos, os rótulos indicam aditivos, conservantes e outros ingredientes artificiais que podem ser indesejados, especialmente quando o consumidor está buscando alternativas mais saudáveis do mesmo alimento.

Comparação de produtos similares

Os rótulos seguem um padrão para as informações apresentadas, então, através deles, é possível comparar alimentos similares e, para quem tiver interesse, fazer escolhas mais saudáveis, de itens com menor concentração de sódio ou índice de gorduras e até descobrir que uma sobremesa sem açúcar, na verdade, não é lá tão sem açúcar assim.

O comparativo ficou mais fácil desde o final de 2022, justamente quando as tabelas nutricionais foram padronizadas pela Anvisa), mas ainda é possível encontrar alimentos que fogem das determinações legais. Fique de olho e seja você a pessoa a fugir (deles)!

A Anvisa também passou a determinar, a partir de outubro do mesmo ano, a rotulagem frontal dos alimentos e, portanto, a aplicação de “etiquetas”, na frente da embalagem, contendo avisos sobre excesso de sódio, gordura saturada e/ou açúcares adicionados.

Você pode encontrar, pelas prateleiras, produtos com indicações assim:

Ilustração de etiqueta de rótulos da anvisa sobre alto teor de sódio

Ilustração de etiqueta de rótulos da anvisa sobre alto teor de açúcar adicionado

Ilustração de etiqueta de rótulos da anvisa sobre alto teor de gordura saturada

Imagens: divulgação / Anvisa

Parece familiar? Antes de ir, explore outras referências!

Exemplos de rótulos de alimentos (tabela nutricional – verso da embalagem)

Aqui estão dois exemplos, disponibilizados como modelos pela própria Vigilância Sanitária, de como deve ser rótulo do verso das embalagens, contendo a tabela nutricional exatamente como lhe foi apresentada no decorrer deste artigo.

Quadro vertical

Ilustração de um exemplo de quadro vertical de rótulo de alimento da anvisa, mostrando os lugares indicados das informações nutricionais

Imagem: Reprodução / Anvisa

Quadro horizontal

Ilustração de um exemplo de quadro horizontal de rótulo de alimento da anvisa, mostrando os lugares indicados das informações nutricionais

Imagem: Reprodução / Anvisa

Observe, com atenção, os campos indicados pelas setinhas vermelhas, pois eles ilustram a exigência da Anvisa feita para as marcas, de informar valores numa porção universal de 100 g, facilitando muito aquele momento da comparação, o que antes exigia cálculos no papel ou até na calculadora por parte dos consumidores.

E, por último, mas não menos importante, depois de tantas orientações e com tanta informação para conferir, você pode estar se perguntando: “tem alguma dica para não cair em furadas?”. A resposta para o questionamento é sim. Anote!

Como identificar se o rótulo de alimento está correto?

Confira se todas as informações exigidas pela Anvisa estão presentes no rótulo e na tabela nutricional e, principalmente, se estão legíveis, sem se perderem em dobras ou abas, sem aparecerem extremamente mal posicionadas ou naquelas letras miúdas similares às de contratos que querem esconder detalhes.

Se a embalagem de um produto dá muito trabalho para ler, provavelmente não é um bom sinal.

Outra coisa: desconfie de erros gramaticais ou de ortografia, de informações incompletas e de imagens, na embalagem, claramente divergentes do que o produto é de fato. Afirmações claramente falsas ou exageradas – como “substitui uma refeição” – são igualmente dignas de precaução.

Você também pode usar aplicativos de leitura de rótulos para ter uma ajudinha extra no entendimento de tantas informações. Experimente!

Só não guarde segredos: compartilhe tanto este artigo quanto dicas de apps com quem você ama e durma tranquilo(a) por saber que você está ajudando na preservação da saúde do organismo e do bolso dessas pessoas.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário