Leite desnatado ou integral: diferenças e como escolher

Será que existe mesmo uma escolha ideal entre o leite desnatado ou integral? Confira, neste artigo, quais as principais diferenças entre os tipos e aprenda a identificar a melhor opção para cuidar da sua saúde!

Homem segurando o queixo com a mão direita, como se estivesse pensando, e com a mão esquerda segurando uma garrafa de leite, fundo da imagem na cor amarela

A principal diferença entre o leite desnatado e o integral é o teor de gordura, algo que pode influenciar bastante tanto na absorção de alguns nutrientes quanto na resposta do organismo para digerir a bebida, especialmente em situações específicas como crescimento ou doenças vasculares.

A escolha do tipo de leite depende muito da sua saúde e do seu momento de vida e é importante ter em mente que não há vilão nessa história, como você vai ver ao continuar a leitura deste artigo até o final.

Sem mais delongas, confira como as diversas variações dessa bebida podem ajudar nos seus cuidados com a saúde até no seu desenvolvimento muscular depois do treino!

Qual a principal diferença entre o leite integral e o desnatado?

A principal diferença entre o leite integral e o desnatado é a concentração de gordura: a primeira versão costuma ter um teor mínimo de 3% de gordura na sua composição, enquanto a outra opção chega, no máximo, a 0,5 %, ou seja, o leite desnatado tem pelo menos seis vezes menos gordura do que o integral.

Mas não se engane! É justamente pelo fato de a versão desnatada ter uma redução considerável no teor de gordura que ela também acaba perdendo as vitaminas A, K e D de sua composição, exatamente porque elas são lipossolúveis, o que significa que se misturam à gordura da bebida e vão embora junto com ela!

Também já se sabe que a gordura saturada da versão integral, quando consumida moderadamente, desempenha um papel importante para melhorar o índice do colesterol HDL, que é o mocinho dos colesteróis, responsável, principalmente, pela prevenção de doenças cardiovasculares.

Para não errar na sua escolha, que tal conhecer cada tipo mais a fundo?

O que é o leite integral?

O leite integral é aquele que não passa por processos de remoção de gordura e, por isso, se mantém o mais próximo possível de sua composição natural, incluindo não só a gordura, mas proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas, especialmente as do tipo A, D, E e K.

Ainda em sua forma integral, o leite é pasteurizado, enfrentando um tipo de higienização feita aquecendo-o e esfriando-o muito rapidamente, e o processo mata microrganismos que podem não só estragar a bebida, como também fazer mal à saúde de quem consome.

E quando você comprar leite “longa vida”, aquele embalado hermeticamente e vendido nos supermercados, pode ter certeza que a pasteurização terá sido maior! Diferentemente da dos leites frescos e apenas “resfriados”, que também têm prazo de validade mais curto.

De qualquer forma, é importante fazer um consumo bem controlado e não abusar da bebida, já que a alta concentração de calorias da versão integral pode, sim, se tornar um problema.

E o leite integral é saudável?

Apesar de possuir maior concentração de gordura, o leite integral é saudável, especialmente por conta dos benefícios relacionados à saúde do sistema nervoso, dos olhos, do sistema imunológico e até mesmo à proteção contra doenças cardíacas.

Isso porque a presença de gordura saturada o torna mais calórico – bom para quem precisa ganhar peso – e também o transforma em uma fonte mais rica desse elemento, que é importante para produção de hormônios e manutenção do sistema nervoso.

Outro benefício do teor de gordura mais concentrado do integral é proporcionar uma sensação de saciedade prolongada, já que o organismo leva mais tempo para digerir e absorver os nutrientes, logo, quando usado de forma estratégica, o ingrediente pode ajudar muito até em dietas!

E, falando em dieta, se você é do clube que prefere controlar as calorias que consome, então, precisa conhecer o “primo magro” do leite integral.

O que é o leite desnatado?

O leite desnatado é aquele com uma redução de gordura bastante significativa, feita, principalmente, por um processo de centrifugação que ajuda a separar o nutriente do resto, mantendo a maior parte do seu valor nutricional, mas reduzindo a concentração de calorias.

O processo, porém, acaba removendo as vitaminas A e D junto com a gordura.

Ainda que muitos fabricantes adicionem essas vitaminas ao leite posteriormente para compensar o processo de desnatação, sem uma dieta complementar que ofereça gordura o suficiente para quem decide consumir essa versão da bebida, as mesmas vitaminas não são absorvidas adequadamente.

Mesmo assim, o leite desnatado tem gordura saturada e vitaminas (em menor quantidade), logo, os benefícios de ingerí-lo não se perdem por completo.

Que tal conferir outros benefícios?

Por que o leite desnatado é saudável?

O leite desnatado tem a parte boa de ajudar quem quer aumentar a massa muscular sem perder o controle de balança, mas contribui com controle da obesidade e do colesterol também. Entenda melhor seus três principais benefícios adiante.

1. Controle da obesidade

Como consequência direta da redução de gorduras saturadas, a bebida desnatada tem menor concentração de calorias naturalmente e, por isso, pode ser utilizada de forma mais ampla na dieta de pessoas que precisam restringir o consumo calórico para controlar o peso.

2. Controle do colesterol

As gorduras saturadas são insumo para muitos processos celulares que acontecem no corpo humano, mas, quando começam a se acumular na corrente sanguínea, podem levar a problemas vasculares sérios, logo, o leite mais magro é uma alternativa interessante nesses casos.

3. Ganho de massa muscular pós-treino

Você já ouviu falar daquela “janela de oportunidade” que aparece quando o organismo fica mais receptivo a alguns nutrientes e à síntese de proteínas? O leite desnatado se encaixa muito bem nesse momento, logo após o treino, por ter boa concentração de proteínas e poucas gorduras.

Mas pegue leve! Nada em exagero é uma boa, e mesmo a bebida com menos gorduras deve ser consumida de forma equilibrada, já que a preferência pela versão desnatada também exige como cuidado buscar fontes complementares de nutrientes.

Integral ou desnatado, ficou na dúvida? E se tiver um meio de caminho?

O que é o leite semidesnatado?

O leite semidesnatado é exatamente o meio do caminho entre o leite integral e o desnatado, por isso sua concentração de gordura pode se aproximar tanto de um quanto de outro, a depender da marca e da forma como ele é feito, fazendo com que o sabor e a textura sejam seus maiores diferenciais.

Para ser considerado leite semidesnatado, o alimento precisa ter uma taxa de concentração de gordura que fique entre 0,6% e 2,9%, e essa é a principal diferença do leite integral para o semidesnatado, já que a versão integral costuma possuir um teor de 3% de gordura ou mais.

Ainda assim, as propriedades nutricionais desta versão seguem a mesma “regra” das outras, por isso, um semidesnatado com maior teor de gordura será mais parecido, em termos de composição, com a versão integral e vice-versa.

Não à toa, muitas vezes, a diferença pode ser mínima, e as pessoas optam por ele por conta da gordura ainda reduzida apesar do sabor gostoso.

Confira o rótulo no momento da escolha, especialmente se sua decisão pesa por conta de fatores específicos, como controle de peso e redução da ingestão de gordura!

Qual é o melhor leite: integral, desnatado ou semidesnatado?

O melhor leite é aquele que melhor atende às suas necessidades nutricionais dentro do contexto em que você está vivendo. De modo geral, sempre que houver necessidade de redução do consumo de calorias e gorduras, o ideal é recorrer ao desnatado, enquanto situações em que a dieta é direcionada para desenvolvimento e crescimento, como para as crianças, o leite integral é o mais indicado.

E, se não for por uma questão de saúde, experimente todas as versões para fazer a melhor escolha!

Devo tomar leite integral ou desnatado para emagrecer?

Para saber qual o melhor leite para dieta, o integral ou o desnatado, antes, é preciso definir objetivos bastante claros, como perda de peso, controle do colesterol, ganho de massa muscular e até redução de gordura abdominal.

Definido o objetivo, trace uma estratégia de acordo com as características de cada leite.

Tipo de leite Teor de gordura Quantidade de calorias Benefícios
Integral Maior teor de gordura Mais calorias Maior sensação de saciedade, ajuda no ganho de massa muscular, contém CLA (gordura saudável) e vitamina D
Desnatado Menor teor de gordura Menos calorias Menor ingestão de calorias e gordura, bom para quem está tentando perder peso ou tem colesterol alto
 

Mesmo que você queira perder peso, o do tipo integral pode ser uma opção se for usado para ajudar na sensação de saciedade, assim como o desnatado pode ser uma fonte de proteína mais segura para quem precisa controlar a ingestão de gordura.

Não é a fórmula, mas o consumo inteligente que vai levar você aos melhores resultados. Ah, e um bom nutricionista pode ajudar muito!

É melhor tomar leite integral ou desnatado para ganhar massa muscular?

O leite integral dentro de uma dieta bem equilibrada pode ser o aliado ideal para ficar monstrão ou monstrona, mas, se você tem uma condição de saúde que pede cuidados com ingestão de gordura e um controle mais rígido do colesterol, vá de leite desnatado que é bem mais seguro.

Apesar de a versão integral ser muito eficiente para o ganho de massa muscular e até a redução de gordura abdominal, seu consumo em excesso pode ter o efeito contrário e até aumentar o risco de males mais sérios, como o de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)!

Avalie com cuidado sua situação e saiba também que você pode “turbinar” o leite.

Whey funciona melhor com leite integral ou desnatado?

O leite integral aumenta o tempo de absorção do Whey Protein pelo organismo, enquanto o desnatado acelera o processo, mas não necessariamente mantém os nutrientes por mais tempo no corpo.

Confira três pontos importantes para decidir pela melhor versão para você!

  • Calorias: uma concha de whey com 240 ml de água contém cerca de 110 calorias, enquanto diluída em leite integral tem mais de 260 calorias e, no desnatado, cerca de 203 calorias.
  • Proteínas: tanto o leite desnatado quanto o integral têm, em média, cerca de 9 g de proteína em um copo de 250 ml, o que significa que essa quantidade do nutriente será somada a do whey misturado.
  • Digestão: como o leite integral tem mais gordura, ele acaba retardando a digestão e absorção do whey, aumentando o período de saciedade após a ingestão. Já o desnatado acelera esse processo, o que pode ser excelente para aproveitar a janela de oportunidade pós treino.

Dá para ver que misturar whey com leite é uma boa ideia de shake proteico, né?

E você já sabia de todas as vantagens de cada tipo da bebida ou acreditava num campeão absoluto? Continue explorando o blog Deliway para nunca ficar com fome de informação e até a próxima!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário