Como fazer um típico churrasco americano?

Você sabe quais são os cortes do churrasco americano? Quais os temperos e a forma de preparo? Descubra aqui as curiosidades que envolvem essa iguaria norte-americana.

Churrasco americano

O churrasco americano pode ser preparado de muitas maneiras, podendo passar longas horas no grill ou períodos curtos, apenas para dourar os dois lados da carne. Independentemente do modo de preparo, o que torna este estilo único são os cortes de carnes específicos e os temperos escolhidos.

É comum que, ao pensar em churrasco americano, muitas pessoas associem o preparo aos molhos de barbecue. Mas o interessante é que, apesar deste molho ser usado com frequência, ele não é a única opção dos americanos.

Podemos pensar também nas carnes defumadas e outras cujo segredo está na altura da grelha e, ainda, aquelas cuja preparação pode levar até 12 horas.

Esse tipo de preparação também é conhecido como barbecue, unicamente. Essa palavra americana vem da expressão hispânica “barbe à queue” e é uma alusão à maneira como os escravos da América Central preparavam a carne de caça.

No bom português, a tradução literal significa “da barba ao rabo”, pois os escravos costumavam preparar os animais inteiros, sem cortes ou desperdícios de carne.

O que é churrasco americano?

O churrasco de hambúrguer preparado na grelha em alta temperatura também é uma definição do estilo americano.

Além disso, há ainda as salsichas e linguiças do tipo Frankfurt, que são preparadas na grelha, sendo que algumas contam com um processo de defumação especial, para somente depois serem servidas nos famosos hot dogs.

Para que você entenda melhor, esse churrasco não é preparado em uma churrasqueira com carvão e espeto, mas sim em grelhas aquecidas a gás ou elétricas, o que acaba alterando o gosto e a textura da carne.

As peças de carnes utilizadas são, geralmente, menores e têm cortes específicos de acordo com a grelha que será utilizada. Basicamente, o corte, os temperos e o fato de não ser assado no carvão ou com brasa é o que torna o sabor único e o diferencia dos outros churrascos.

Qual o corte americano para carne de churrasco?

As carnes americanas para churrasco são famosas pelos seus formatos e cortes diferenciados, sendo assim, esqueça a picanha ou o contra filé.

Os cortes americanos mais famosos são conhecidos como: t-bone, sirloin e prime rib. Essas peças são facilmente encontradas em casas de steakhouse, onde os clientes procuram por churrasco e carnes defumadas no geral.

Porém, existem outras variações de cortes e estilos, famosos e comuns.

Veja só!

Brisket e Ribs

Para começar a explicação, saiba que Brisket é o nome dado ao peito do boi e Ribs são costelinhas de porco.

Esses cortes são comuns nos estados sulistas dos Estados Unidos, como no Texas, por exemplo, onde a preparação dessas peças leva horas e são servidos apenas no outro dia, quando o ponto da carne está bem passado e a sua textura está quase desmanchando.

T-Bone Steak

O corte feito na lombar do boi inclui um osso da vértebra do animal, a qual tem o formato muito parecido com a letra T, por isso a consoante utilizada no nome do corte.

Esse osso possui outra função: além de dar o nome à peça, ele é responsável por separar dois pedaços de carnes distintas e muito saborosas: o filé-mignon e o bife de chorizo.

Outra característica dessa peça é a camada fina de gordura que possui, agregando um gosto suculento à carne, o que agrada até mesmo os paladares mais exigentes.

É comum que esse “steak” leve o molho barbecue na sua preparação, geralmente preparado pelos próprios restaurantes, sendo que sua composição básica leva mostarda, catchup e molho de tomate.

Hambúrguer

Geralmente, para fazer o hambúrguer, usa-se a composição de carne moída e fresca com uma porcentagem alta de gordura. A sua preparação não leva sal ou qualquer outro tempero, devendo ser assado na grelha em alta temperatura, deixando o ponto bem passado. Costuma-se servir com pão.

Espetinho de carne

Os espetinhos são compostos por carne bovina, cortada em cubos pequenos e grossos, dividindo espaço com legumes, como cebolas, pimentões e até mesmo milho verde.

Estes "espetos" não são de ferro ou alumínio, mas sim de madeira, iguais aos utilizados para venda de churrasquinho, aqui no Brasil. Isso porque eles também são feitos na grelha, junto aos legumes e algumas vezes com queijos, entre um pedaço de carne e outro.

Salsicha e linguiça alemã

Este tipo de carne, ou melhor, este embutido, é comum de ser preparado apenas no norte dos Estados Unidos. A sua preparação no grill, é feita com alta temperatura, para que possa ser servido com pão, no estilo hot dog.

Para acrescentar sabor ao lanche, que não leva molho de tomate como o cachorro-quente brasileiro, os norte-americanos acrescentam mostarda, maionese e catchup.

Qual o tempero para churrasco americano?

O molho no churrasco americano é importantíssimo para o resultado final da carne e a explicação é bem simples: as peças descritas acima costumam ter um aspecto mais duro e os molhos são utilizados para deixá-las mais macias. Ou seja, quanto mais molho, mais macia ficará a carne utilizada.

Outra função do molho é fazer com que a peça escolhida não queime ou toste além do necessário, pois, como mencionado anteriormente, o processo de cozimento pode ser demorado.

Os molhos famosos, como o BBQ que já citamos, são utilizados ao longo da preparação, regando a carne aos poucos para que ela fique macia, com uma boa coloração e suculenta.

Os temperos naturais e secos também podem ser utilizados para dar um gosto especial às carnes, como: páprica doce e picante, sal, pimenta, alho em pó e cebola em pó, além de alecrim, tomilho e demais ervas in natura.

Há lugares em que uma mistura de açúcar mascavo e açúcar refinado é acrescentada à preparação, com o intuito de agregar um sabor agridoce à peça. Contudo, as steakhouses mais refinadas dispensam esses temperos.

Elas costumam utilizar apenas os mais comuns, como: sal, manteiga líquida, galhos de tomilho e dentes de alho, para que o sabor final da carne não seja alterado.

Lista para churrasco americano

Se você quer reproduzir essa delícia na sua casa, precisa saber quais itens comprar, certo? Mas, primeiro, é preciso entender que há uma leve diferença entre o churrasco do sul dos Estados Unidos para o norte do país.

Para os sulistas, os cortes de carne devem possuir uma taxa maior de gordura animal, são eles também que utilizam o peito do boi e a costela. Assim como preferem assar animais inteiros e procuram sempre carnes menos nobres. O acompanhamento, por sua vez, é geralmente à base de milho, podendo ser assado ou em creme.

Também, acompanha os assados, porções de espinafre e feijão.

Por outro lado, caso você deseje reproduzir o churrasco do norte, a sua lista com certeza deve ter: tomilho, dentes de alho e manteiga líquida. O churrasco dos estados do norte contam com uma preparação mais gourmet, pois utilizam carnes nobres e com baixo índice de gordura.

São eles também, os responsáveis pelos hambúrgueres caseiros, feitos com carne fresca e nenhum tempero. O acompanhamento no norte é composto por purê de batatas e vegetais cozidos no vapor.

Qual a diferença entre o churrasco brasileiro e o americano?

Para diferenciar bem as duas especiarias, criamos uma tabela, dividindo as características por tipo de carne, técnica, temperos e acompanhamentos.

Confira!

  Estados Unidos Brasil
Temperos Apesar de muitos molhos variados, o principal, é o BBQ, agridoce e com aspecto mais denso, proporcionando um sabor mais forte à carne. No Brasil, o objetivo é preservar o sabor da carne original, com isso, utilizamos menos temperos e nenhum molho durante o ato de assar.
Tipos de carnes Os estadunidenses têm em comum o gosto e a preferência por carnes mais duras, o que nós chamamos de carnes de segunda mão. Os brasileiros, por sua vez, preferem carnes macias, cujo tempo de preparo é mais rápido. Entre os cortes favoritos estão a picanha e o filé-mignon.
Acompanhamento Outra característica bem diferente dos norte-americanos, é a quantidade de acompanhamento. Na terra do “tio Sam”, a carne nem sempre é a protagonista da história. Aqui, os vegetais e legumes estão na preferência dos estadunidenses. O acompanhamento do churrasco brasileiro é composto também por outras carnes, como os embutidos e os miúdos. Mas também podemos citar maionese de batatas e salada verde.
Técnica Geralmente, a técnica utilizada tem o objetivo de deixar o churrasco americano defumado. Para isso, a carne fica longe do fogo e é coberta, cozinhando apenas com a fumaça gerada pelo calor. Nossa técnica se diferencia pelo simples fato de que o bom e tradicional churrasco brasileiro deve ser assado com carvão, brasa e fogo alto.

 

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário