Aprenda uma receita caseira de molho barbecue

O molho barbecue é versátil e, ao combiná-lo com diversos tipos de carnes e lanchinhos rápidos, você pode trazer mais sabor e sofisticação para as refeições. Confira essa receita caseira!

O barbecue surgiu no sul dos Estados Unido e a palavra significa, em português, “churrasco”. O molho que leva esse nome se popularizou muito nos últimos anos, marcando presença desde grandes redes de fast food até churrascarias e hamburguerias gourmet.

A nomenclatura ainda possui origem duvidosa. Alguns dizem que vem do termo “barbacoa”, utilizada pelos nativos Iucatã para chamar as carnes que eram assadas em buracos no chão. Já os franceses contam que barbecue é “barbe à queue”, que, traduzindo, seria “da barda à cauda”, uma rés assada inteira no espeto.

Talvez a origem do nome continue um mistério entre mexicanos, estadunidenses e franceses e, aqui, o que importa mesmo é que o molho barbecue é um ótimo acompanhamento para carnes, seja para temperá-las e assar ou servi-las prontas.

Além disso, ele cai bem com vários outros tipos de comidinhas, vamos ver?

Possuindo muitas variações, trouxemos uma receita tradicional que pode ser feita na sua casa. Confira como fazer um molho barbecue perfeito!

Receita de molho barbecue

Receita molho barbecue

Tempo de preparo: 25 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (sopa) de vinagre (de preferência de maçã)
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • sal e molho de pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela, aqueça o azeite para refogar a cebola e o restante dos ingredientes.
  2. Deixe ferver até encorpar e depois tire do fogo.
  3. Guarde em um pote de vidro esterilizado.

Agora está prontinho e é só servir!

Como armazenar molho barbecue caseiro

O molho pode durar até um mês quando bem armazenado. Para fazer isso, você vai precisar de um frasco de vidro que possua um ótimo vedamento, sendo o mais indicado os potes de vidro de rosca.

Depois de resfriado, armazene-o no recipiente limpo na geladeira. Lembre-se de anotar a data em que o fez para saber a sua validade, que é de até 30 dias depois de pronto.

Quando usar o molho barbecue

Ao falar em molho barbecue como acompanhamento é claro que a carne é o tipo de refeição principal mais famoso, visto que encontramos com frequência sua combinação com:

  • filé mignon
  • costelinhas;
  • frango; e
  • lombo de porco.

Porém, o barbecue também é ótimo em outros pratos. Facilmente, podemos encontrar essa delícia em hambúrgueres e sanduíches, mas também como molho especial de batatas palito ou rústicas, além do clássico nuggets e até mesmo na produção de molhos para massa.

Então, prepare os ingredientes e faça o seu próprio barbecue!

Ele será mais saudável que os ultraprocessados do supermercado, você pode combiná-lo com as mais variáveis receitas e se surpreender com o seu sabor em novos pratos.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário