Como amaciar carne para um churrasco de primeira?

Saiba tudo sobre como amaciar carne usando amaciantes naturais ou amaciante industrializado. A carne perfeita está em suas mãos!

Como amaciar carne

Está buscando dicas de como amaciar carne? Então esse artigo é perfeito para você!

Amaciar a carne no dia a dia pode ser uma opção para quando compramos peças de segunda ou até mesmo de terceira em boutique de carnes ou açougue, por um bom preço, sabendo que elas têm um ótimo sabor.

Existem também aquelas pessoas que procuram saber como amaciar carne para churrasco. Isso acontece, por exemplo, em momentos nos quais algum convidado de um churrasco chega para o evento levando uma peça de carne que é menos nobre e acaba não sendo tão macia.

E é possível, sim, acertar no ponto da carne para churrasco mesmo depois de usar amaciante para torná-la mais apetitosa. 

Mas por que saber como amaciar carnes de segunda e terceira? Porque elas têm camadas adicionais de tecido, mais gordura ou nervos. E não devem ser descartadas ou ignoradas, afinal podem resultar em muito bom proveito!

O que não usar para amaciar carne vermelha

Antes de falarmos sobre como amaciar a carne, devemos mencionar o que não usar na tentativa de tornar bifes, peças e até espetinhos mais macios.

  • Sal não é amaciante de carne! Ao contrário do que muita gente pensa, esse ingrediente pode acabar tornando a peça ainda mais rígida.
  • Refrigerante de cola continua sendo muito utilizado e até mesmo recomendado para pessoas que querem amaciar carne vermelha. Mas evite utilizar! Mesmo de forma bem sutil, ele sempre acaba deixando sabor no alimento.

Como amaciar carne com abacaxi

Para eliminar a rigidez de uma peça com abacaxi, não use a polpa. Faça um suco com a casca da fruta e água, para evitar alterações no sabor da carne. 

Siga os passos abaixo:

  1. Tire a casca do abacaxi.
  2. Bata a casca com água.
  3. Coe a mistura e adicione um pouco mais de água.
  4. Despeje o líquido sobre a carne que deseja amaciar.
  5. Deixe marinando por um tempo máximo de 10 minutos.
  6. Retire a carne da mistura e prepare.

Para o “truque” dar certo, não tente amaciar mais de 1 kg de carne de uma vez. Use uma travessa de vidro ao deixar o conteúdo marinando.

Como amaciar carne com mamão

Outro amaciante natural de carne vermelha é o mamão papaia.

  • Bata ½ mamão papaia verde e temperos até obter um creme.
  • Misture o creme na carne.
  • Deixe marinar por no máximo 10 minutos.

Uma mistura com ½ mamão pode amaciar até 1 kg de carne.

Como amaciar carne com cerveja

Uma vez que a cerveja não deixa sabor na carne, fique à vontade para utilizá-la quando quiser amaciar uma peça, bifes ou pedaços.

Use 1 lata de cerveja para 1 kg de carne.

  1. Adicione 1 kg de carne a um recipiente de vidro.
  2. Despeje a cerveja no recipiente, por cima da carne.
  3. Acrescente água até que o alimento esteja coberto pelo líquido.
  4. Deixe marinar por 15 minutos.

Como amaciar carne com bicarbonato de sódio

Se quiser usar bicarbonato, você vai precisar:

  1. Salpicar o bicarbonato em toda a carne (peça, pedaços ou bifes).
  2. Deixar a carne descansando por duas horas.
  3. Em seguida, lavar em água corrente.
  4. Temperar antes de preparar e de servir.

Outra opção é fazer uma mistura contendo bicarbonato, azeite, limão e temperos e deixar a carne “mergulhada” nessa mistura, marinando por duas horas.

Como usar amaciante de carne

O amaciante industrializado de carne é diferente do bicarbonato e já tem sal, então cuidado na quantidade aplicada quando for utilizá-lo.

É importante saber se a carne amaciada com o produto industrializado poderá ser servida para uma pessoa com algum tipo de alergia ou intolerância alimentar. Para evitar que a refeição termine mal, quando houver essa possibilidade, busque outras maneiras de reduzir a rigidez do alimento.

Quer saber como amaciar carne para bife?

Você pode adotar um dos formatos já mencionados para amaciar a sua carne cortada em bifes. Também pode partir de dicas de cozinha e de receitas mais tradicionais, muito provavelmente já usadas pelos seus pais ou avós.

Costumam funcionar muito bem em carnes para bife:

  • Amaciar com azeite e vinagre ou azeite e limão, alho, ervas finas e temperos. Deixando a carne marinar submersa na mistura durante umas duas horas.
  • Amaciar com leite. Os bifes cortados em tamanhos menores ou mais finos são colocados em uma vasilha e cobertos de leite. Se quiser, você pode adicionar temperos ao leite.

Nesse caso, a marinada deve ser colocada em geladeira por pelo menos cinco horas e não haverá necessidade de lavar a carne depois do tempo completo: é só deixar o líquido escorrer bem e, se quiser, secar cada bife com um papel toalha.

Martelinho para carne: funciona mesmo?

O martelinho é um utensílio que todo mundo que gosta de carne precisa ter na cozinha. Ele tem a função de quebrar as fibras e deixar os pedaços mais finos, tornando-os mais fáceis de preparar. Lembre-se de adicionar tempero somente depois de martelar, não antes.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário