Melamina: saiba o que é, dicas e cuidados

A melamina é um composto químico utilizado para criar utensílios para cozinha como pratos e travessas, mas ela é realmente segura? Conheça os cuidados que você precisa ter durante o seu uso e evite riscos à saúde.

Melamina

A melamina é um material presente em muitos utensílios gastronômicos, como pratos e talheres, sendo atrativa pelo baixo preço, resistência, durabilidade e beleza que se assemelha à porcelana.

O que muitos não sabem é que essa substância pode apresentar efeitos tóxicos e precisa de alguns cuidados para manusear e servir refeições de forma segura.

Os itens que possuem melamina parecem mais atraentes pelo baixo custo, mas é necessário conhecer os pontos negativos e positivos para saber se realmente vale a pena optar por esse produto.

O que é melamina

Basicamente, o composto é uma substância alcalina, um produto químico industrial que é formado por 66% de nitrogênio. Ela é utilizada para fabricar plásticos com formol, artigos para cozinha, artigos esportivos e produtos antichamas.

O criador desse material foi o químico alemão Justus von Liebig em 1834. A princípio, a matéria era utilizada para isolar as cascas dos navios e, depois, alcançou diversos setores pela falta de restrição no uso do produto.

Riscos que a melamina apresenta à gastronomia

Cuidar do seu uso não é tarefa fácil. Na cozinha, opte por servir pratos frios em louças que contenham a substância, evitando sempre os alimentos ácidos e quentes para que esses não liberem toxinas nocivas à saúde, reduzindo as chances de despertar problemas.

Os principais danos causados pela melamina atingem principalmente o aparelho respiratório, digestivo e renal. Ela pode permanecer nos rins, formando pedras, causando dor e, em casos mais graves, até mesmo paralisá-los.

O cuidado deve ser generalizado, já que algumas pessoas possuem ainda mais sensibilidade ao produto, metabolizando a melamina e formando compostos tóxicos para o corpo como o ácido cianúrico.

Quando não é ingerida, a melamina é inofensiva, mas, caso consumida, mesmo em pequenas quantidades, pode gerar sérias complicações de saúde.

Como limpar pratos de melamina

Utilize sempre sabão neutro e use uma esponja molhada com o lado macio para esfregar e limpar completamente as suas louças que possuam melamina, assim ela ficará limpinha e sem arranhões. Por fim, enxágue com água fria.

Priorize retirar qualquer excesso de comida e sujeira após a refeição. Assim, não será necessário esfregar ou jogar água quente, lembrando que o contato com o calor não é recomendado, ok?

Dica de segurança para quem usa utensílios com melamina

Cuidado nunca é demais, não é mesmo? Por isso, confira algumas dicas que podem garantir a sua segurança e a de outros consumidores na hora de servir alimentos em utensílios com a substância.

  • Utilize as travessas e pratos com melamina apenas para empratamento de alimentos frios, evitando os ácidos.
  • Não cozinhe ou esquente alimentos nos recipientes que possuem a substância, pois libera toxinas.
  • Evite armazenar e servir vinagres, sucos de laranja, limão e molho de tomate, já que a migração química pode ocorrer até mesmo em temperatura ambiente.
  • Também não leve os recipientes ao micro-ondas, a não ser que exista um indicativo autorizando.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário