Como organizar e montar uma mesa de frios

A mesa de frios pode ser composta outros itens além dos tradicionais queijo e salame. Confira a lista de itens deliciosos que não podem faltar na hora de organizar uma mesa saborosa e completa.

Montar mesa frios

É comum encontrar mesa de frios em muitas ocasiões diferentes, desde a encontros com os amigos até mesmo em festas de casamento. Essa deliciosa ideia pode ser utilizada como entrada ou pode ser oferecida como prato principal, ganhando destaque pela variedade e decoração.

A ideia consiste em oferecer de maneira simples - porém muito elegante - alimentos de fácil consumação, em que não há necessidade de jogos de talheres nem inúmeros pratos, sendo geralmente consumidos individualmente e com o auxílio de apenas guardanapos, palitos, pequenos recipientes, etc.

O que colocar na mesa de frios?

A mesa de frios deve conter uma variedade de itens além de apenas alguns tipos de queijos e de salames. Apesar de serem ingredientes curingas desse tipo de montagem, outros alimentos devem ser disponibilizados.

Existem tábuas de frios prontas que são vendidas em mercados e padarias, mas combinações prontas podem afastar o clima pessoal, deixando seu evento com um toque mais “frio” e comum.

Por isso, opte por escolher os itens conforme o seu gosto, atribuindo características suas ao seu evento e preservando o sabor e a composição visual da mesa.

Se você não sabe por onde começar a escolher, a gente montou uma tabela que vai ajudar na montagem da sua composição.

Lista de mesa de frios

Lembre-se de que as escolhas dos itens devem combinar com os acompanhamentos, como vinhos, patês, frutas, geléias, etc.

Confira!

LISTA DE FRIOS DA DELIWAY
Queijos Acompanhamentos Embutidos
Parmesão Pães Calabresa
Mussarela Torradas Peito de peru
Brie Azeitonas Lombo
Prato Palmito Salames
Gorgonzola Pepino Mortadela
Cheddar Cenoura Presunto cru
Gouda Aspargos Presunto cozido
Edam Tomate Rosbife
Camembert Patês Parma
Fetta Geleias Kafta
Maasdam Mel Salsicha
Provolone Molhos Linguiças
Roquefort Guacamoles  
  Homus  
  Frutas frescas  
  Frutas secas  
  Ovos  

As bebidas que podem acompanhar sua mesa de frios devem ser leves e entre as opções estão:

  • água;
  • sucos naturais;
  • vinho branco seco;
  • vinho tinto seco; e
  • drinks a base de gin.

Como montar uma mesa de frios?

Antes de montar a sua mesa de frios, simples ou composta por muitas variedades, é preciso que você saiba a média de convidados, afinal sua lista de compras vai variar e a forma de servir para 50 pessoas é diferente da proposta para um número maior de convidados — como em um casamento, por exemplo.

O que servir?

A lista que elaboramos acima esclarece muito o que pode ser oferecido na mesa de frios, entretanto, é fundamental conhecer os convidados do evento. Isso porque assim será possível preparar petiscos para vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten ou ao leite, pessoas diabéticas ou alérgicos a oleaginosas.

Fique atento para criar cardápios que possam servir o maior número de convidados e, além disso, cuide para sinalizar com precisão todos os itens, para que todos possam encontrar e entender a composição de cada acompanhamento.

Reposição dos alimentos

A reposição dos mantimentos deve ser feita com frequência e não é indicado servir alimentos como os queijos e presuntos no pacote. Por isso, retire tudo da embalagem e sirva somente o necessário.

O restante dos alimentos devem ser armazenados em lugares propícios, como refrigeradores, para que nenhum frio estrague e lugares longe de mofos para que os pães não sejam contaminados.

Opte por colocar a mesa de frios o mais longe possível do sol, de preferência em um lugar climatizado.

Disposição dos alimentos

Para facilitar a locomoção dos convidados, procure dispor tudo da seguinte maneira:

  1. Na ponta da mesa, onde começa a fila para servir, coloque todos os utensílios, como pequenos recipientes, guardanapos, palitos, pegadores, copos, taças, etc.
  2. Coloque os pães, torradas, molhos, geleias, patês e biscoitos juntos.
  3. Os frios, como queijos, salames, presuntos e outros, devem estar pertos um dos outros.
  4. As frutas devem ser colocadas na ponta final da mesa, mais afastadas dos demais ingredientes.

Quantidade

O cálculo é simples: para os frios, considere em média de 150g a 200g por pessoa. Separe aproximadamente 100g por convidado, para itens mais "massudos", como pães e torradas.

As bebidas alcoólicas devem ser calculadas com base na faixa-etária dos convidados, sendo possível fazer uma medição básica de duas taças por pessoa.

Para sucos e água, separe duas garrafas de 600ml por convidado.

Como montar uma mesa de frios para festas?

A decoração da mesa de frios é tão importante quanto os itens oferecidos, por isso é preciso ter total atenção na hora de montar a mesa. Por exemplo, opte por não utilizar toalhas estampadas ou muitos vasos de flores coloridas, pois muita informação visual acaba atrapalhando a demonstração dos alimentos.

Tábuas decoradas para os frios e pegadores que combinem, dispor os embutidos enroladinhos e por fatias, para que fique mais fácil de ser consumido.

Os queijos podem ser servidos inteiros e você pode optar por fatiar metade do que está na mesa, para deixar tudo bem prático.

Para decoração da mesa, opte por garrafas transparentes, luzes, castiçais, velas, tudo em tom neutro ou branco, para não causar poluição visual. Deixe as cores para os alimentos: eles precisam ser harmônicos e convidativos.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

11 Respostas

Deixe seu comentário