Qual a diferença entre leite pasteurizado e UHT?

Saiba qual o melhor leite e quais os benefícios para a sua saúde, entendendo a diferença entre os tipos pasteurizado e UHT.

Leite pasteurizado

A principal diferença entre o processo de leite pasteurizado e o UHT - Ultra High Temperature - está no tipo de tratamento térmico ao qual eles são submetidos e, sobretudo, a temperatura à qual são expostos.

A pasteurização possui temperatura mais baixa e pode ser realizada de maneiras diferentes.

A necessidade desse tratamento térmico está na garantia da alta qualidade do produto entregue ao consumidor, livrando o leite de microganismos que possam causar doenças ou pôr em risco a vida das pessoas.

Para entender um pouco mais, continue a leitura deste artigo.

O que é leite pasteurizado?

É quando o leite recebe um tratamento térmico, chamado de pasteurização, realizado em temperatura menor que 100°C e que pode ser feito de duas maneiras: rápida ou lenta.

1.  Pasteurização rápida

Na pasteurização rápida, o leite é exposto a temperaturas que vão de 72°C a 75°C e permanece nesse processo por aproximadamente 15 segundos.

O tempo e a temperatura elevada são suficientes para eliminar a maior quantidade de microrganismos possível, sem tirar as proteínas da bebida, preservando o sabor e aroma natural.

2.  Pasteurização lenta

Já a pasteurização mais lenta é feita em temperatura mais baixa, atingindo no máximo 68°C, o que reflete no período prolongado em que ele permanece nesse processo.

Isto é, a bebida pode levar até 30 minutos para completar o tratamento térmico. Além disso, essa pasteurização é aplicada em pouca quantidade de leite, dificultando o processo. Por isso, é comum que grandes empresas dêem preferência à pasteurização rápida.

Independentemente do método utilizado, o leite pasteurizado não deve permanecer em temperatura ambiente e sim apenas em refrigeração, já que sua durabilidade é de apenas cinco dias, podendo estragar rapidamente.

Agora, veja qual a diferença entre o processo térmico de pasteurização e o outro descrito abaixo.

Qual a diferença entre leite pasteurizado e UHT?

Uma das maiores diferenças entre os dois também está na temperatura a qual são expostos. O leite UHT - como o próprio nome sugere - é submetido a temperaturas altas, chegando a 150°C durante três a cinco segundos.

Após esta alta exposição, a bebida é resfriada instantaneamente para evitar que o produto seja alterado por inteiro.

Este processo elimina 100% dos microrganismos patogênicos e pode aumentar a vida útil do leite para até 180 dias.

Vale salientar que este método de tratamento UHT pode ser realizado em diversas bebidas além do leite, como sucos, cremes, sorvetes e iogurtes.

Todos esses produtos podem permanecer em temperatura ambiente até que o lacre seja aberto e, depois disso, devem ser armazenados no refrigerador.

Veja também:
10 receitas de sucos naturais para uma vida mais saudável
Como congelar suco verde de forma prática
7 sucos nutritivos e saudáveis que você deve provar

Os leites que passam pelo processo de UHT são comercializados e conhecidos como os famosos “leite de caixinha” e podem ter seu sabor e até seu aroma natural alterados, o que é outro aspecto de diferenciação em relação ao processo de pasteurização.

A pasteurização também eleva a temperatura do produto, mas sem ultrapassar os 100°C e, por isso, é possível afirmar que este é o tipo mais “natural” de industrialização.

Lembrando que a comercialização do leite 100% natural é proibida por lei, pois pode trazer riscos à saúde e ao bem estar do consumidor, já que não há nenhum processo que prolongue a vida útil do leite, deixando de eliminar bactérias e demais microrganismos.

Todos os dois processos industriais podem gerar perdas de nutrientes, mas ambos tratamentos são necessários para que a comercialização possa ser realizada sem que o produto sofra qualquer dano ou transmita doenças ao consumidor.

Sendo assim, lembre-se de nunca consumir/comprar nenhum tipo de leite que não seja, no mínimo, pasteurizado.

Esterilização: terceira via de tratamento térmico

Além dos processos de pasteurização e de UHT, existe ainda uma terceira opção de tratamento térmico, conhecido como esterilização.

A esterilização é realizada de maneira parecida com o processo de UHT, isto é, o leite é exposto a alta temperatura, ultrapassando os 100°C. O objetivo é eliminar microrganismos patogênicos e deteriorantes.

Por ser submetido a essa temperatura, o leite esterilizado pode ser armazenado por um longo período de tempo em temperatura ambiente sem que haja a possibilidade de estragos.

Leite pasteurizado precisa ferver?

Não. O leite comercializado, seja ele pasteurizado ou UHT, não precisa de fervura para poder ser consumido. Afinal, ambos foram submetidos ao tratamento térmico que efetua a fervura, eliminando as possíveis bactérias e deteriorantes, deixando a bebida pronta para consumo imediato.

A fervura extra após a aquisição não traz nenhum benefício adicional ao produto, pelo contrário, pode acabar eliminando o restante dos nutrientes presentes na bebida.

Leite pasteurizado faz mal?

O produto em si não faz mal, desde que não seja ingerido de maneira exagerada e esteja dentro do prazo de validade para consumo e dentro das normas de comercialização.

O leite pasteurizado não traz nenhum problema à saúde, pois o tratamento térmico é realizado exatamente para evitar tais situações.

É importante ressaltar que a intolerância à lactose em nada tem a ver com a pasteurização ou outros métodos de tratamentos térmicos do leite.

E já que estamos falando de uma intolerância ocasionada exatamente pela proteína do leite, o intolerante à lactose também não poderia consumir o leite natural extraído do animal.

Qual leite é melhor: UHT ou pasteurizado?

Pelo fato de o UHT ser exposto a maiores temperaturas, sua tabela nutritiva é menor em relação ao leite pasteurizado.

Já o leite que passa somente pelo processo de pasteurização é menos prático, tem a durabilidade muito menor, porém seus nutrientes são maiores e mais presentes, inclusive a quantidade de proteína encontrada na bebida.

Lembre-se de que o leite UHT é livre de 100% das bactérias e microganismos que podem ser nocivos para a nossa saúde, o que não acontece com o pasteurizado.

Mas isso não significa que ele não seja seguro para o consumo, apenas que a temperatura ao qual é exposto não garante a eliminação total de todos os microganismos.

Dito isso, conheça agora os benefícios que essa bebida traz ao organismo de quem consome.

Benefícios do leite pasteurizado

O maior benefício desse tipo de tratamento é a quantidade de nutrientes que preserva na bebida, deixando a tabela nutritiva quase completa, proporcionando, assim, fontes de vitaminas e minerais como o cálcio, importante na calcificação dos ossos e no fortalecimento dos dentes.

Por isso, é possível dizer que dentre todos os tipos de tratamento efetuados para a comercialização, o pasteurizado é o que promove maiores benefícios à saúde do consumidor.

Isso porque, mesmo com a perda de alguns minerais, essa quantidade ainda é significativamente maior quando comparada a outros processos de industrialização.

Mas tenha em mente que depois de aberto o leite pasteurizado passa a ter validade de apenas três dias, podendo ter seus benefícios e sua segurança alterada após este prazo.

Agora que você já conhece os processos térmicos aos quais o leite pode ser submetido, pode escolher qual deles prefere e acha melhor para a sua saúde e da sua família, não é mesmo?

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

10 Respostas

Deixe seu comentário