Como substituir o sal? Dicas de temperos caseiros

Cuide da sua saúde e aumente sua expectativa de vida! Descubra como substituir o sal no preparo de receitas e até na salada. Veja 10 sugestões de ervas e especiarias para você usar e conheça uma receita rápida de tempero simples que dura um mês na geladeira.

Como substituir o sal

Existem ótimas alternativas para quem quer saber como substituir o sal no preparo dos alimentos. São temperos, ervas e especiarias que realçam sabor e aroma e ainda trazem benefícios à saúde, como é o caso do louro, orégano, pimenta, limão, alho e cebola, entre outros.

Experimentá-los e testá-los para descobrir quanto usar de cada um e qual mais agrada ao seu paladar será fundamental no processo de substituição, então, comece os testes o quanto antes e tenha paciência. Lembre-se ainda que esse tipo de mudança de hábitos alimentares ajudará a amenizar, evitar e tratar diversas complicações na saúde, com destaque para a pressão alta.

Vamos ajudar você com algumas dicas! Preparado para anotar tudo?

Como substituir o sal nos alimentos?

Faça uma lista de todas as alternativas de temperos, ervas e especiarias que você já conhece ou quer conhecer e que agradem o seu paladar. Veja quais mais combinam com as receitas que você prepara no cotidiano: arroz, feijão, ensopados, molhos etc. e comece a testá-los.

Preste atenção na escolha dos substitutos para que eles tenham componentes essenciais ao corpo humano, a exemplo do cálcio, potássio, ferro e zinco. Dito isso, vamos às dez sugestões para substituir o sal.

Veja dez sugestões para substituir o sal.

10 temperos saudáveis para substituir o sal

Aqui estão alguns dos temperos mais utilizados por pessoas que querem consumir comida sem sal, mas com aroma e sabor.

  1. Alho e cebola
  2. Alecrim
  3. Louro
  4. Cominho
  5. Tomilho
  6. Açafrão
  7. Orégano
  8. Manjericão
  9. Pimenta
  10. Limão

Abaixo, você descobre como e por quais razões utilizá-los no preparo dos seus alimentos.

Como usar os temperos que substituem o sal?

Alho e cebola

Tempero alho cebola

Uma das melhores combinações para quem quer cortar o sal do preparo dos alimentos, o alho e a cebola, juntos, são muito usados em omeletes, no arroz, na carne moída e em receitas de molhos para macarrão, entre tantas outras receitas.

Eles são ingredientes versáteis, saborosos e aromáticos, além de excelentes anti-inflamatórios e antioxidantes, responsáveis por reduzir a pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico.

Mas, atenção! Ao refogá-los, coloque a cebola na panela antes do alho.

Como refogar alho e cebola?

Para preparar alho e cebola, juntos:

  1. Acrescente um fio de óleo de cozinha ou azeite à panela e leve ao fogo médio para aquecer.
  2. Coloque a cebola picada na panela com o óleo ou azeite já quente e refogue até ficar transparente.
  3. Depois que a cebola ficar transparente, acrescente o alho à panela e refogue também, com cuidado para não deixar queimar.

Fique à vontade para usar esses ingredientes coringas separados também, se achar interessante.

Alecrim

Tempero alecrim

Super-aromático e saboroso, o alecrim substitui o sal no tempero de carnes para cozinhar, sejam elas brancas ou vermelhas, e também no preparo de molhos e ensopados. Por causa do seu sabor forte, não precisa ser usado em grandes quantidades: um ramo é suficiente, principalmente se o alimento for ao forno ou fervido em uma panela.

Acrescentar alecrim ao azeite e deixá-lo tomar gosto por alguns dias pode ser ótima opção para tempero de saladas e ajudar a eliminar o uso do sal também nesse momento da refeição.

Benefícios do uso do alecrim

Esse tempero funciona como:

  • digestivo;
  • expectorante;
  • antioxidante; e
  • anti-inflamatório.

Também tem ação antibacteriana e reduz cólicas menstruais.

Você vai perceber que algumas propriedades são comuns à maioria das especiarias e ervas substitutas do sal, o que é excelente.

Louro

Tempero louro

Muito utilizado no tempero do feijão e da lentilha, o louro também pode ser usado em carnes brancas e vermelhas, receitas de sopas, legumes, verduras e até no arroz. Ele tem ações antioxidantes, ajuda na digestão e pode aliviar dores.

Quantas folhas de louro usar?

Três ou quatro folhas são ideais para um tempero que substitui o sal tranquilamente. Elas devem ser adicionadas à água usada no cozimento do alimento.

Cominho

Tempero cominho

Perfeito para realçar o sabor de vegetais e legumes, pratos com vários tipos de batatas ou à base de queijo, ovos e carnes, o cominho deve ser usado em pequenas quantidades: exagerar nesse tempero fará com que você leve o alimento direto para o lixo. Então, cuidado.

Como medir cominho nas receitas?

A dica é usar ½ colher de chá ou uma pontinha de faca no preparo de receitas que rendem pelo menos 4 porções. Arrisque sempre para menos e nunca para mais e, se achar que faltou tempero, faça mudanças na quantidade da próxima vez.

Tomilho

Tempero tomilho

Perfeito para quem enfrenta a hipertensão, o tomilho está entre os mais indicados substitutos do sal. Vai bem com um monte de coisas: massas, risotos, carnes de todos os tipos, caldos para comer à noite que sejam rápidos e fáceis de fazer, feijão e legumes.

Como usar o tomilho nas refeições?

Primeiro, coloque o alimento para cozinhar e, logo em seguida, acrescente uma pequena quantidade do tempero. Depois, mexa bem para misturá-lo. Outra sugestão é utilizá-lo na composição de marinadas.

Açafrão ou cúrcuma

Tempero açafrão cúrcuma

O açafrão ou a cúrcuma são aqueles dois temperos que deixam os alimentos amarelados ou alaranjados, muito usados em arroz, risoto, frango e frutos do mar, ovos, refogados diversos ou até massas de pães.

Eles agem como anti-inflamatórios e antioxidantes, iguais a outras especiarias, e ganham destaque entre as recomendações de médicos e nutricionistas para quem quer melhorar ou preservar a saúde do coração.

Como usar açafrão ou cúrcuma?

Você encontra açafrão e cúrcuma em pó ou in natura, num formato muito parecido com uma raiz de gengibre. Se escolher a segunda opção, o melhor a fazer é ralar bem antes de usar nos alimentos.

De um jeito ou de outro, comece colocando pouco do tempero na sua receita e aumente conforme achar necessário.

Orégano

Tempero orégano

Indicado para massas e legumes, dá um toque especial em termos de sabor e é fonte de ômega 3, potássio e vitamina A. Também ajuda na saúde do coração e no controle da imunidade.

O que temperar com orégano?

Ele combina com:

  • pizzas;
  • molhos para massas;
  • frutos do mar;
  • antepastos e outros preparos com azeitonas;
  • queijos;
  • feijão; e
  • recheios de carnes brancas e vermelhas.

Esse tempero pode ser usado fresco ou seco.

Manjericão

Tempero manjericão

Um dos mestres do sabor e do aroma, vai bem com tortas, massas italianas ou semelhantes, carnes e molhos e melhora a circulação do sangue, acredita? É o ingrediente clássico do molho pesto que, inclusive, não precisa de sal!

Como fazer molho pesto?

Para o seu molho pesto, separe 1 xícara de chá de folhas de manjericão já lavadas, 1 dente de alho e 4 colheres de azeite. Separe também um pouco de parmesão ralado, se quiser, e pimenta-do-reino e bata tudo no liquidificador. Está pronto.

Pimentas

Tempero pimenta

Termogênica, boa para estimular o metabolismo, excelente para a digestão e proteção do sistema imunológico, além de antioxidante e anti-inflamatória, a pimenta é um ingrediente-chave para substituição do sal, desde que usada em quantidades moderadas, claro!

Ela pode ser usada em diferentes versões.

Quais os tipos de pimenta usados como temperos?

Entre as versões mais comuns de pimenta usadas para substituir o sal, estão:

  • pimenta biquinho;
  • pimenta-do-reino;
  • pimenta-da-jamaica;
  • pimenta-branca;
  • pimenta-preta;
  • pimenta dedo-de-moça;
  • pimenta-malagueta;
  • pimenta rosa;
  • pimenta caiena; e
  • pimenta-cumari.

Limão

Tempero limão

Algumas gotinhas podem fazer toda a diferença no sabor de saladas, peixes, frango e carne, principalmente suína, por causa da acidez e da sensação refrescante. Além disso, o limão ajuda na digestão e no controle ou na regulação da quantidade de açúcar absorvida pelo organismo.

Qual tipo de limão usar como tempero?

O limão tradicional (Tahiti), limão-cravo e limão-galego são menos ácidos, frequentemente usados em marinadas e saladas. O siciliano, por sua vez, é bem mais ácido, apesar de estar entre os preferidos dos chefs de cozinha, e ideal para risotos e molhos. Escolha o que mais fizer sentido para o seu prato.

Gostou das dicas até agora?

Antes de ir, anote uma receita de tempero caseiro sem sal que pode ser mantida na geladeira por um mês sem estragar.

Como fazer tempero caseiro sem sal?

Junte vários temperos naturais para comidas e faça uma misturinha simples e que combina com tudo para armazenar em um pote de vidro e guardar na geladeira durante 30 dias, usando pouco a pouco como quiser.

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 500 g

Ingredientes

  • 4 cabeças de alho
  • 1 cebola
  • ½ maço de cebolinha
  • ¼ de xícara de azeite ou óleo de cozinha
  • Salsinha ou salsa a gosto (opcional)
  • Alho-poró a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Descasque os ingredientes que têm casca e corte todos eles em pedaços grandes para adicioná-los sem problemas ao processador ou liquidificador.
  2. Coloque os ingredientes em um processador e bata bem. Utilize liquidificador, se preferir, mas desligue e mexa, depois, religue novamente para se certificar de que tudo estará misturado.
  3. Adicione a mistura já pronta a um refratário de vidro.
  4. Acrescente azeite (ou óleo) à mistura até cobri-la, para conservar. Você não precisará adicionar novamente o azeite ou óleo à panela da sua receita quando for cozinhar.
  5. Tampe o recipiente e armazene a mistura em geladeira.

Sempre que utilizar, pegue a mistura usando uma colher limpa e devolva o restante à geladeira.

Não quer eliminar o sal?

Tome cuidado pelo menos com as quantidades, então, e utilize-o junto com outros temperos como os que trouxemos acima, nunca prontos e industrializados, sempre naturais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos não podem comer mais do que 5 gramas de sal diariamente e crianças têm o limite máximo de 3 gramas se todos quiserem manter o organismo equilibrado, lembrando que:

R5 gramas = 1 colher de chá (rasa)

É tudo questão de educar o seu paladar. Conta para a gente nos comentários a primeira receita que você vai testar com essas novas dicas!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

11 Respostas

Deixe seu comentário