Como fazer uma noite de hambúrguer com amigos?

Não existe nada mais delicioso do que um encontro com os amigos, não é? Para ficar ainda melhor, que tal promover uma noite do hambúrguer?

Noite do hambúrguer

A noite do hambúrguer deve contar com uma boa entrada, ótimos acompanhamentos e, claro, um ambiente descontraído para receber a turma. A ideia de reunir os amigos para saborear um delicioso hambúrguer pode sair do papel de uma maneira bem simples e divertida.

Em vez de oferecer um hambúrguer montado aos seus convidados, que tal inovar na hora da apresentação e pedir a cada um que monte o seu próprio prato de acordo com suas preferências?

Legal, né?!

Para isso, basta que você prepare um buffet com itens que façam parte de alguns tipos de hambúrgueres e, então, deixe cada um usar a criatividade e o bom gosto gastronômico para criar o seu lanche.

No seu buffet, deve ter os itens principais:

  • pão de hambúrguer dourado na chapa;
  • proteínas (carnes e frangos);
  • bacon;
  • queijos (mussarela, cheddar, parmesão);
  • presunto;
  • salada (tomate, alface, picles, cebolas);
  • molhos (maionese, catchup, mostarda); e
  • carne fake vegana ou vegetariana.

Lembrando que estes itens são os básicos, mas você pode usar a criatividade e oferecer outros tipos de saladas, de molhos e proteínas, além de variar o tipo do pão e dos queijos.

O conceito desse formato é proporcionar diversidade nas montagens e diversão durante o processo.

Como fazer a noite do hambúrguer?

Para que nada seja deixado para trás, faça uma pequena lista, enumerando as tarefas que precisam ser realizadas para a noite. Dentre elas, não esqueça de listar a decoração, que deve ser feita de acordo com o cardápio escolhido.

Acrescente na sua lista o envio dos convites, a quantidade de convidados e tudo o que será servido durante a noite.

Divida a preparação da sua noite em etapas para ficar mais fácil e mais organizada.

1.  Convite

A noite do hambúrguer começa com o envio de um convite aos amigos, explicando o dia, local, horário e, claro, o cardápio da noite.

Por falar em convites, certifique-se que o número de convidados seja o mesmo de cadeiras disponíveis à mesa, permitindo conforto e praticidade para aproveitar a refeição.

2.  Cardápio

Antes de decidir a maneira de servir o hambúrguer, defina seu cardápio, qual será a entrada, prato principal, os acompanhamentos e as bebidas disponíveis.

É importante conhecer as preferências dos seus convidados, saber se há restrições alimentares e alergias graves. Dessa forma será possível atender todas as expectativas.

Ah, e não se preocupe em chamar os amigos vegetarianos, pois há muitas receitas especiais e saborosas para eles também.

3.  Decoração

Uma decoração mais tradicional conta com referências no estilo dos fast food americanos, com vidros de molhos retrôs e guardanapos no estilo lanchonete.

O modo american service permite que os convidados preparem seu próprio hambúrguer, como descrito no início deste artigo.

Para este estilo, separe uma área para que os hambúrgueres possam ser montados e, logo depois, uma outra área em que os amigos possam se reunir para a refeição.

Esta segunda área pode conter bancos, cadeiras ou apenas pequenas mesas, para que os copos possam ser apoiados.

Para uma noite com hambúrgueres gourmet, dê preferência a uma decoração composta por uma mesa mais clássica, que permita que os convidados sentarem ao redor e serem servidos com seu prato montado.

Mas lembre-se de que apesar de importante, o carro-chefe da noite serão os pratos apresentados e os detalhes de cada composição. Por isso, capriche nas receitas!

4.  Entradas para noite do hambúrguer

Há quem acredite que o hambúrguer por si só seja suficiente, no entanto, sabemos que uma experiência gastronômica somente é completa quando há uma boa entrada antes do prato principal.

Quando pensamos em hambúrguer, logo nos lembramos das batatas fritas, não é mesmo? E não há nada de errado com isso, porém, as batatas devem ser servidas como acompanhamento e não como entrada.

Dito isso, confira abaixo algumas entradas especiais que combinam com o prato principal escolhido.

Chips de batata doce 

Chips batata doce

Esta entrada é prática, fácil e rápida. Basta cortar a batata doce em fatias finas, temperar com um pouco de sal, páprica, açafrão da terra e pimenta caiena.

Depois, unte-as com azeite de oliva e leve ao forno por 5 minutos ou coloque-as na air fryer pelo mesmo tempo, em temperatura de 180°C.

Minissanduíches

Minissanduíches hambúrguer

A ideia aqui é que os minissanduíches ou mini-hambúrgueres não levem proteína, sendo interessante deixá-la para o prato principal. Por isso a receita abaixo é uma montagem mais leve.

Para o recheio, use queijos variados, pepinos, rodelas de cenoura, creme de ricota, tomate e alface. Lembre-se de que este prato é uma entrada, por isso, seu porte deve ser pequeno ou mini.

Prato de salada com frutas

Prato salada com frutas

Esta estrada requer muito cuidado, pois há quem ame a mistura de vegetais, legumes e frutas, mas há quem não goste de tal combinação.

Por isso, procure utilizar frutas mais cítricas, que não proporcionem uma mudança muito drástica no paladar de quem estiver degustando.

Busque misturar apenas uma fruta com a salada e a sugestão é escolher entre manga ou morango. Depois, acrescente alface, rúcula, tomate cereja e, para completar o prato, adicione pedaços pequenos de queijo branco.

Frios

Prato de frios
A versatilidade de uma mesa de frios é tanta que ela pode ser servida, independentemente de qual for o prato principal.

A composição dela é bem simples, bastam alguns tipos de queijo, presuntos, azeitonas, pepinos, podendo ainda acrescentar ovos cozidos ou ovos de codorna em conserva.

Como montar um hambúrguer?

A noite do hambúrguer com os amigos pede uma receita diferente do tradicional, feito com carne bovina e sal.

Que tal uma receita que leva uísque e molho de fumaça líquida? Confira a receita abaixo e saiba como fazer o seu hambúrguer caseiro!

Jack’s Burger

Receita jacks burger

Tempo de preparo: 3 horas e 20 min, sendo que a carne deve descansar por 3h na geladeira antes de ser preparada

Rendimento: 10 porções

Ingredientes para a carne

  • 2,5kg de fraldinha moída
  • 90ml de uísque Jack Daniels
  • 90ml de molho inglês
  • 20ml de fumaça líquida (você encontra este molho com o nome de “liquid smoke”)

Modo de preparo da carne

  1. Coloque todos os líquidos em uma tigela. A mistura deles servirá como molho para o seu hambúrguer.
  2. Marine a carne com metade do molho e deixe-a descansar por três horas na geladeira.
  3. Logo após, divida as porções em 200g de carne para cada hambúrguer.
  4. Coloque as porções sobre uma chapa para assá-las, temperando-as com sal rosa, pimenta preta e molhando com um pouco com o restante da mistura dos molhos.
  5. Passe manteiga nos pães e leve-os em fogo médio para dourar.
  6. Prepare uma cebola caramelizada em fogo médio com azeite, uma pitada de sal, manteiga e duas colheres de açúcar mascavo, por 10 minutos.
  7. Depois, monte da seguinte forma: pão, maionese, catchup, mostarda, hambúrguer, queijo e por fim a cebola caramelizada.

Pronto! É só saborear!

Veggie Burger

Receita veggie burger

Essa receita é especial para os amigos vegetarianos, anote aí!

Tempo de preparo:40 minutos

Rendimento: 5 porções

Ingredientes para a carne fake de cenoura

  • 1 ovo
  • 2 colheres (sobremesa) de azeite
  • 2 cenouras médias raladas
  • 2 xícaras de aveia em flocos
  • Pimenta-do-reino
  • Sal a gosto
  • 1 punhado de manjericão

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e amasse-os.
  2. Depois, separe a mistura em pequenas porções e faça em formatos redondos, como os de hambúrguer.
  3. Coloque a mistura no forno pré aquecido a 180°C, por 10 minutos ou até que dourem, vire os hambúrgueres na metade do tempo para que fiquem uniformes.

Para a montagem, use os seguintes ingredientes: tomate, alface, maionese, catchup, mostarda, cebola caramelizada e grãos.

Dica extra: passe manteiga no pão e deixe-o dourar, para que esteja aquecido na hora de servir.

Acompanhamento para noite do hambúrguer

Com o prato principal pronto, é hora de pensar nos acompanhamentos. Aqui, a batata frita inglesa ganha disparado no ranking de melhores combinações.

Mas não são as únicas que podem acompanhar este prato. Existem outros preparos que ficam deliciosos quando unidos ao hambúrguer.

Veja só!

Chips de abobrinha

Chips abobrinha

Fácil, prático e muito saboroso! Basta fatiar a abobrinha em fatias finas, distribuir o legume em uma assadeira untada com dois fios de azeite de oliva, sal e temperos naturais a gosto.

Acrescente queijo parmesão e leve ao forno para assar. Confira o preparo até perceber a crocância e a cor dourada do legume.

Cenouras assadas

Cenouras assadas

Crocante e adocicada, esta é uma combinação de sabores inusitada. Para preparar, leve ao forno para assar, por aproximadamente 30 minutos, cenouras cortadas em tiras, temperadas com pimenta, sal, tomilho e fios de oliva.

Cebola empanada

Receita cebola empanada

Basta cortar a cebola em anéis e separá-las, depois colocá-las de molho na água por 30 minutos para que libere a acidez.

Faça uma massa homogênea, misturando farinha de trigo, amido de milho, sal, fermento químico e orégano e vá adicionando água aos poucos para completar a mistura e formar a massa.

Depois, passe os anéis de cebola na massa e empane com farinha de rosca. Por último, coloque para fritar em óleo fervendo até que fique dourada.

Batata rústica

Batata rústica

A batata rústica nada mais é que a tradicional batata inglesa, preparada de uma maneira diferente, a começar pelo corte, que, em vez de ser em palito, tem o formato arredondado, como os chips.

Depois, tempere com sal, orégano e pimenta, e coloque-as para assar no forno em temperatura média para preservar a crocância e o tom dourado.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário