Aproveitamento integral dos alimentos: o que é e como fazer

Você sabia que é possível aproveitar todas as partes de um alimento ao invés de descartar as que você a princípio não usaria? Essa técnica de aproveitamento integral dos alimentos é essencial para quem quer levar uma vida mais consciente e sustentável. Entenda melhor neste artigo.

Aproveitamento integral alimentos

Realizar o aproveitamento integral dos alimentos é utilizar todas as partes do produto. No caso dos legumes e vegetais, trata-se de preparar as refeições incluindo as sementes, cascas e talos, ou seja, as partes não convencionais, mas que garantem um aumento significativo de nutrientes ao prato, além de ser uma prática sustentável e diminuir o desperdício.

Não é de hoje que a falta de conhecimento sobre as propriedades nutritivas dos alimentos aumentam o desperdício e a compra inadequada de produtos.

A casca do abacaxi é um exemplo: por não ser convencional seu consumo, ela é jogada fora sem qualquer aproveitamento.

O que pouca gente sabe é que a casca possui inúmeras propriedades nutritivas, como alto teor de fibras, cálcio, vitamina C, potássio e fósforo. Já pensou em utilizar essa parte da fruta como ingrediente no preparo de chás e geleias?

Pensando em mostrar ao mundo como a prática do reaproveitamento integral de alimentos pode ser benéfica para a sua saúde e para o meio ambiente, criamos um guia para introduzir o assunto para quem ainda não descobriu esse universo de informações. Vamos lá?

O que é reaproveitamento alimentar?

Reaproveitar os alimentos é fazer o aproveitamento dos nutrientes de maneira completa, utilizando todas as partes de um ingrediente sem qualquer desperdício. Para isso, podem ser executadas diversas receitas com um mesmo produto.

No caso das frutas, a polpa pode ser usada para sucos naturais, tortas ou doces, enquanto a casca pode ser reaproveitada para a criação de geleias e bolos.

Dessa maneira, além de agregar mais sabor à receita, a refeição ficará mais completa ao mesmo tempo em que não há aumento significativo de carboidratos ou calorias, pelo contrário, o ganho nutritivo fica caracterizado pelo aumento de minerais, vitaminas e proteínas.

Inclusive, o reaproveitamento alimentar não está associado somente às frutas, legumes, hortaliças e vegetais, mas também ao aproveitamento total de pratos prontos.

O objetivo é não desperdiçar o produto, seja ele fresco ou cozido, mas é preciso ter cuidado com o armazenamento de alimentos preparados, já que esses devem ficar sob refrigeração, armazenados em embalagens resistentes e com ótima vedação para evitar o risco de contaminação.

O reaproveitamento de alimentos e a sua importância

Você sabe por que é importante aproveitar integralmente os alimentos? A resposta é bem simples e está associada a alguns fatores, como: sustentabilidade ecológica, aumento nutritivo da refeição e economia financeira.

Ao reaproveitar ou fazer o aproveitamento integral do alimento adquirido, o meio ambiente está sendo poupado da criação de novos lixos.

Para maximizar o benefício ao meio ambiente, associe a prática do aproveitamento ao consumo consciente, isto é, compre somente alimentos que serão realmente consumidos e dê preferência a produtos que não possuam embalagens industrializadas.

Além disso, o aproveitamento integral dos alimentos traz inúmeros benefícios à saúde, pois as propriedades nutritivas serão consumidas em sua totalidade.

Você também pode gostar:
Aprenda a eliminar agrotóxicos das frutas e verduras
Como fazer higienização de frutas, verduras e legumes
Como aproveitar banana madura e evitar desperdício

Como fazer o reaproveitamento de alimentos?

Para alimentos frescos, o reaproveitamento pode ser realizado através do uso total do produto, desde o caule, folhas, talos e cascas até as sementes. Já para os pratos prontos, o reaproveitamento pode ser feito através da criação de uma nova receita, como bolinhos de carne, de arroz e risotos.

É preciso entender que a ideia de reaproveitar começa durante a escolha do alimento no supermercado, lembre-se de preferir produtos que possam ser aproveitados integralmente. Dessa maneira, além de diminuir o desperdício, você ainda economiza um dinheirinho, né?

Em seguida, conserve bem, tanto os produtos mais frescos quanto aqueles já preparados, pois o armazenamento correto aumenta a possibilidade de aproveitamento e reaproveitamento adequado, sem riscos de contaminações que possam prejudicar a saúde.

Reaproveitamento de cascas e talos

Alimentos como batatas, abóboras e cenouras podem ser consumidos com cascas, desde que bem lavadas e higienizadas, ainda assim, caso queira remover a casca desses produtos, saiba que elas podem ser reaproveitadas e consumidas de outras maneiras.

A casca da batata e da abóbora podem virar deliciosos chips que podem ser servidos como aperitivos. Basta assá-los no forno em temperatura média, temperando a gosto e cuidando para que elas não queimem.

Também é possível converter as cascas de alguns legumes em deliciosos cremes. Para isso, é só higienizá-las, picá-las e depois bater em um liquidificador, adicionando temperos e creme de leite ou manteiga para dar a cremosidade necessária.

As cascas de frutas podem ser utilizadas para a criação de caldas, geleias e até mesmo bolos. Aliás, você sabia que é possível preparar um delicioso bolo de banana somente com as cascas?

Os talos, por sua vez, como os de brócolis, salsinha, cebolinha, alho-poró e couve podem ser utilizados para o preparo de cremes, sopas, patês e risotos.

Reaproveitamento de sobras

As sobras das refeições podem ser utilizadas para a construção de outros pratos. O arroz que sobrou do almoço, por exemplo, pode virar um delicioso bolinho de arroz para o jantar, basta acrescentar temperos e fritá-los em fogo médio.

As carnes também podem ser reaproveitadas em receitas mais incrementadas, como risotos, bolinhos e tortas, enquanto os legumes restantes podem ser acrescentados ao arroz que sobrou do almoço. Uma ideia é juntar uma proteína e criar uma deliciosa sopa para o inverno.

Receita para fazer aproveitamento integral dos alimentos

Para ajudar nas dicas, trouxemos um delicioso risoto preparado com sobras e com cascas de abóbora, veja só o passo a passo!

Risoto com cascas de abóbora

Risoto casca abobora

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 3 xícaras de arroz cozido
  • 1 xícara de água
  • 1 cebola picada com casca - sem as pontas
  • 1 pimentão verde picado - sem sementes
  • ½ caixa de creme de leite
  • ½ caixa de requeijão (medida da caixa de creme de leite)
  • Cascas de 1 abóbora lavada e ralada
  • Sal, temperos verdes com talos e shoyu a gosto
  • Queijo ralado para finalizar

Modo de preparo

  1. Em uma panela, refogue a cebola até dourar, adicione o pimentão, as cascas de abóbora e a água e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos.
  2. Em seguida, coloque um pouco do arroz cozido e alterne com as quantidades de requeijão e creme de leite, até adicionar a quantidade indicada na receita.
  3. Por fim, acrescente o cheiro verde, acerte o sal e coloque a quantidade desejada de shoyu.
  4. Desligue o fogo, sirva ainda quente com um pouco de queijo ralado por cima.

Deu água na boca, não é mesmo? Mas, se você não pretende usar essas partes menos utilizadas dos alimentos para cozinhar, a sua horta também agradece!

Dica extra: reaproveitamento de alimentos para adubo

Reaproveitar alimentos adubo

Se você não se sente confortável comendo as partes não convencionais, como os talos, sementes e cascas, não se preocupe! Ainda é possível evitar o desperdício utilizando essas partes como adubo natural.

A única dica é: pesquise antes de adubar as plantas com o resto dos alimentos não cozidos e que precisam ser destacados, isso porque algumas plantas não combinam com essa prática e o resultado pode ser o enfraquecimento da raiz, matando a muda.

Se você também quer ter uma alimentação mais saudável, a boa notícia é que essa prática pode ajudar a compor uma dieta mais equilibrada, já que a maioria dos talos e das cascas, como do kiwi, da maçã, laranjas, batatas e abóboras possui antioxidantes, fibras, vitaminas, potássio, cálcio e zinco, propriedades fundamentais para uma saúde de qualidade.

Ainda, é importante ressaltar a importância do reaproveitamento de alimentos para a economia financeira, é possível economizar uma boa quantia mensal, usando estratégias para aproveitar e consumir o produto em sua totalidade.

Em caso de dúvidas, existem inúmeras ONGs pelo País que auxiliam na mudança de comportamento e na educação nutritiva, priorizando o conhecimento na hora de refletir sobre as escolhas e a redução do desperdício de alimentos. Vale se informar!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário