Aprenda a eliminar agrotóxicos das frutas e verduras

Descubra sete maneiras diferentes de eliminar os agrotóxicos das frutas e verduras sem prejudicar os alimentos ou contaminá-los com outros produtos.

Eliminar agrotóxicos frutas e verduras

O truque mais popular para eliminar os agrotóxicos das frutas e verduras é a mistura de bicarbonato de sódio com água, na qual os alimentos ficam imersos por alguns minutos. Em seguida, é preciso lavar novamente em água corrente antes do consumo. Existem ainda outras maneiras de limpar os alimentos, utilizando soluções com iodo, vinagre e água quente.

É importante destacar que todas as formas são eficientes, porém a mistura com bicarbonato é a mais indicada para alimentos pequenos, como morangos, amoras, cerejas e, no máximo, cachos de uvas.

Isso porque a imersão deve ser rápida, ou seja, os alimentos devem ficar mergulhados na solução por apenas alguns minutos.

Para as verduras e frutas maiores, como as maçãs e os tomates, a mistura de iodo com água passa a ser a mais indicada, pois o tempo de imersão é maior, garantindo uma limpeza mais profunda.

Vamos conhecer melhor o que precisa ser feito na hora de higienizar seus alimentos? Continue a leitura!

Como retirar os agrotóxicos das frutas e verduras

Primeiro, saiba que a única alternativa capaz de remover 100% dos agrotóxicos externos é a remoção da casca dos alimentos, mas fique atento! Essa dica serve apenas para eliminar os níveis de agrotóxicos externos.

A maioria dos alimentos expostos a pesticidas possuem níveis de produtos indesejados em sua polpa, alterando parte do alimento. Por isso, quando possível, dê preferência ao consumo de produtos orgânicos, já que eles são livres de qualquer tipo de agrotóxico.

Os pesticidas são utilizados para proteger os alimentos de insetos, pragas e doenças que estragam e prejudicam a produção, porém, para os humanos, o produto se torna um veneno quando ingerido.

Por esse motivo, a prática de higienização é tão importante e necessária, principalmente quando o alimento não é orgânico, mas saiba que até mesmo os alimentos livres desse químico precisam ser limpos antes do consumo.

Veja também:
Como fazer higienização de frutas, verduras e legumes
Saiba como armazenar e higienizar bananas corretamente
Como higienizar morangos corretamente: passo a passo

7 truques de higienização de verduras e frutas

Lavar os alimentos em água corrente antes de consumi-los é uma atitude válida e ajuda a eliminar uma pequena porcentagem de agrotóxicos, porém, é preciso mais do que isso para deixá-las livres de pesticidas.

Nos próximos tópicos você confere uma lista de truques eficientes que auxiliam na remoção dos agrotóxicos, bactérias e germes que possivelmente podem ser encontrados nas frutas e verduras, mas, para maior eficiência, siga o esquema básico:

Solução caseira   → Água corrente → Solução caseira → Imersão em água limpa

Esse processo elimina as bactérias e deixa os alimentos higienizados para o consumo, uma vez que algumas das soluções caseiras para remoção de agrotóxicos são produtos que não podem ser consumidos, por isso a importância final da imersão em água limpa.

1.  Utilizando água

É importante lavar qualquer fruto antes de consumi-lo, mas além da higienização em água limpa e corrente, uma dica é deixar as frutas, verduras e hortaliças imersas em água quente, pois isso também auxilia na limpeza.

Outro truque é a utilização de água salgada, já que ela pode reduzir até 80% das bactérias, germes e venenos.

2.  Com uma solução de bicarbonato de sódio

O produto pode ser encontrado em mercados e farmácias e está na lista de soluções caseiras que não podem ser consumidas, pois prejudicam o corpo humano, sendo assim, lembre-se de lavar bem os alimentos com água corrente e limpa após o uso da mistura.

A cada 1 litro de água limpa, acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e coloque as frutas e verduras em imersão por no máximo 10 minutos. Lave-as e depois volte a imergir por mais cinco minutos. Por fim, retire bem a solução com água limpa.

3.  Usando vinagre

O mesmo vinagre usado para temperar saladas pode ser usado para higienizar as frutas e verduras.

Para isso, basta misturar o vinagre com água, as medidas são sempre 1 de vinagre para 2 de água, isto é, 1 xícara de vinagre, por exemplo, para 2 xícaras de água. Em seguida, lave bem com água limpa e gelada para retirar o gosto e o cheiro do produto.

4.  Fazendo soluções com iodo

Assim como o bicarbonato de sódio, o iodo também é encontrado no mercado ou na farmácia e basta misturá-lo em água limpa para higienizar os alimentos.

A quantidade é de 5 ml de iodo 2% para 1 litro de água limpa e filtrada, porém nessa solução os alimentos podem ficar imersos por uma hora, logo após, devem ser lavados normalmente para o consumo.

5.  Com uma mistura de bicarbonato de sódio e limão

A receita é bem simples, basta você utilizar

  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água

Misture os ingredientes e, com a ajuda de um borrifador, lave separadamente cada fruta e verdura, esfregando com o auxílio de uma escovinha de sardas. Em seguida, deixe os alimentos lavados mergulhados em água gelada e limpa por 30 minutos para remoção total da solução usada.

6.  Utilizando detergente e bucha natural

Sim. É possível lavar os alimentos com detergente e usando uma bucha natural encontrada para venda em supermercados e farmácias. Ao esfregar, a bucha ajuda a retirar as sujeiras e os agrotóxicos.

Lembre-se de enxaguar bem os alimentos após a lavagem com o detergente ou o sabão em barra natural para remover todo o produto. A lavagem deve ser feita de maneira individual para obter bons resultados.

7.  Misturando carvão, castanha-da-índia e argila verde

A mistura desses três ingredientes pode surpreender. É preciso esfregar utilizando uma bucha natural ou uma escovinha e deixar agir por 10 minutos.

Em seguida, deixe os alimentos mergulhados em água limpa por 15 minutos, volte a esfregar com a mistura e deixe o produto agir por mais 10 minutos, repetindo assim o processo completo por duas vezes.

São inúmeras maneiras de higienização, não é mesmo? Você conhecia algum desses truques? Independentemente da sua resposta, agora não há mais motivos para consumir produtos sem realizar uma boa limpeza antes, certo?

Aproveite as dicas para ingerir frutas e verduras com mais segurança, investindo na sua saúde e bem-estar.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário