Como limpar fogão cooktop engordurado

Precisa limpar a gordura do seu cooktop, mas está com medo de estragar? Tomando os cuidados certos, é fácil e prático deixá-lo lindo de novo!

Como limpar cooktop

Ter um cooktop é ideal para quem quer ocupar pouco espaço na cozinha e ter praticidade no preparo dos alimentos, sem deixar de contar com um toque sofisticado na decoração.

Simples de usar, muitas pessoas têm trocado o fogão tradicional por ele para ocupar a parte inferior com gavetas, portas e até mesmo forno e micro-ondas.

Porém, como tudo na cozinha, vai ser necessário limpar o cooktop frequentemente. Ainda mais por ele ficar justamente onde pode acontecer de uma panela transbordar, ingredientes caírem e o óleo respingar.

A boa notícia é que não existe mistério para deixar o seu cooktop engordurado sempre limpo novamente e pronto para mais uma refeição. Vamos ver?

O que usar para limpar cooktop

O mais prático é limpar o seu equipamento a cada uso, para evitar que as sujeiras, especialmente a gordura, que quanto mais fica, mais difícil será de sair, não se transformem em um problema.

Realize a limpeza sempre depois do aparelho ter esfriado, para evitar que você se queime e para que o calor não dificulte o processo.

É ideal que você tenha sempre em casa:

  1. pano de microfibra
  2. esponja macia
  3. detergente
  4. vinagre
  5. bicarbonato de cálcio
  6. borrifador
  7. pano de algodão

Evite usar substâncias químicas como desengordurantes, pois eles podem manchar o seu fogão e não terá como remover a mancha. Conforme cada tipo de sujeira, os itens acima são capazes de resolver. Explicamos a seguir.

Veja também:
5 truques de como limpar panela de inox
Como acender a panela de fondue

Como limpar cooktop de vidro

As partes mais chatinhas de limpar as bocas do fogão cooktop, onde ficam as grelhas e as tampas dos queimadores. E é nessas peças que a gordura costuma acumular.

Para limpá-las, faça o seguinte:

  1. Misture 1 parte de vinagre para 2 partes de bicarbonato de sódio com algumas gotas de detergente.
  2. Antes, lave as peças com água e sabão para tirar o excesso de gordura que acumulou.
  3. Borrife os ingredientes misturados no item 1 por toda a superfície, tanto das grelhas como das tampas dos queimadores.
  4. Espere 20 minutos, enxágue e repita a lavagem com uma esponja macia e detergente.
  5. Seque bem as tampas dos queimadores para não atrapalhar o funcionamento do cooktop, pois, se estiverem molhadas, ele pode não acender quando você for usar.

Quanto aos queimadores em si, um pano de microfibra úmido com uma gota de detergente costuma ser o suficiente para realizar a limpeza.

Já quanto à limpeza do vidro, faça assim:

  1. Retire toda a sujeira solta com um pano de microfibra úmido.
  2. Ensaboe toda a superfície do cooktop de vidro com o lado macio da esponja úmida e algumas gotas de detergente, para eliminar as manchas.
  3. Caso existam restos de alimentos queimados e grudados, a mistura de vinagre e bicarbonato pode ajudar: borrife sobre a superfície e deixe agir por 15 minutos antes de esfregar com a esponja macia.
  4. Retire a espuma que se formou com um pano de microfibra úmido e seque com um pano de algodão limpo e seco.

Se a gordura estiver no fogão por muito tempo, pode ser necessário repetir o processo.

Sobre a esponja, use sempre o lado macio e, em hipótese alguma, utilize esponjas ou palhas de aço, pois elas certamente vão riscar o vidro.

Dica bônus

Se a gordura estiver realmente muito difícil de sair, tente utilizar uma lâmina de barbear em um ângulo de 45° e, rente à crosta, raspe cuidadosamente a sujeira que deve estar úmida, jamais seca. Essa técnica é para casos extremos e deve ser utilizada com muito cuidado para não riscar o vidro.

Gostou das dicas? Compartilhe este link!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário