Democráticos e refrescantes, os coquetéis Spritz levam esse nome porque borbulham e refrescam.
Mas, historicamente, a palavra “spritz” vem lá no século XIX, e passou a ser usada no contexto da mixologia porque soldados austríacos pediam que seu serviço de vinho fosse “spritzed”, ou seja, para que uma gota de água fosse adicionada à bebida, suavizando o teor alcóolico.
Enfim, as receitas dos coquetéis que conhecemos hoje são bastante padronizadas e geralmente oferecidas em taças grandes de vinho, mesmo, ou naquelas usadas para gin tônica, sempre com gelo até o topo e alguma decoração (frutas frescas, cascas de frutas cítricas, ervas etc.).
E já vá anotando a proporção mágica para quase todos os preparos de uma taça:
3 partes de espumante + 2 partes de licor ou bitter + 1 parte de água com gás
Multiplique isso pela quantidade de pessoas que for servir.
Se quiser, substitua a água com gás por água tônica, soda limonada, ginger ale ou até kombucha. Faça testes para descobrir qual personalidade você pretende encontrar no seu drink.
Aliás, de um jeito ou de outro, siga as receitas adiante para não errar!
1. O clássico absoluto: Aperol Spritz
Sabor: doce-amargo; suave
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante seco, como o Prosecco, 60 mL de Aperol (o famoso aperitivo laranja italiano), 30 mL de água com gás e mexa levemente.
Decore com uma fatia grande de laranja. Sirva essa receita autêntica italiana em happy hours, no começo de uma festa ou em ocasiões ao ar livre.
2. Amargo e sofisticado: Campari Spritz
Sabor: amargo intenso
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante do tipo seco, 60 mL de Campari (outro aperitivo italiano clássico, mas mais amargo do que o Aperol), 30 mL de água com gás e mexa levemente.
Decore com uma fatia grande de laranja ou toranja. Sirva em jantares elegantes ou àquelas pessoas que dizem preferir drinks mais amargos.
3. Sucesso europeu de longa data: Hugo Spritz
Sabor: doce; floral; suave
Mostre que você tá de olho no que é tendência na gringa: a receita é simples!
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante seco, 60 mL de um bom licor de flor de sabugueiro, 30 mL de água com gás e mexa levemente. Decore com folhas frescas de hortelã e uma fatia de limão siciliano.
Elegante, fresco e aromático, o “Hugo” é perfeito para brunchs!
4. Cítrico, mas refrescante: Limoncello Spritz
Sabor: doce; cítrico; refrescante
Protagonizado pelo “Limoncello”, licor tradicional do Sul da Itália, feito com cascas de limão, esse drink segue o mesmo passo a passo de preparo dos anteriores.
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante seco, 60 mL de Limoncello, 30 mL de água com gás e mexa levemente.
Decore com fatias finas de limão siciliano e sirva como digestivo após o almoço ou acompanhando, por exemplo, receitas com frutos do mar.
5. Viralizado no TikTok: Negroni Sbagliato Spritz
Sabor: amargo
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante seco (brut), 45 mL de Campari e 45 mL de vermute tinto doce (vinho fortificado e aromatizado, como o “Martini”). Decore com uma fatia de laranja.
Esse drink viralizou no TikTok por causa do visual, mas só o nome já desperta curiosidade: você sabia que “sbagliato”, em italiano, quer dizer “errado” ou “confuso”? Reza a lenda que a bebida foi descoberta depois que um bartender trocou os ingredientes de uma receita de Negroni!
P.S.: a opção é para quem gosta de algo encorpado e menos doce, tá bom?
6. Espumante rosé com gin: Pink Spritz
Sabor: frutado; levemente doce
Encha a taça com gelo e frutas vermelhas congeladas, adicione 90 mL de espumante rosé e escolha entre adicionar 30 mL de gin cor de rosa (aromatizado com frutas vermelhas) ou 30 mL de gin comum e 15 mL de xarope ou purê de framboesa ou morango.
Complete com água com gás ou água tônica e mexa bem.
Lembre-se de higienizar muito bem os morangos e as outras frutas antes de consumir!
7. Receita com cachaça: Tropical Spritz
Sabor: frutado; refrescante; exótico
Quando estiver na praia, fazendo um churrasco ou curtindo o verão brasileiro, use frutas tropicais na decoração do seu Tropical Spritz e capriche no preparo.
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante brut, 60 mL de uma boa cachaça envelhecida e 30 mL de suco de maracujá preparado com água com gás (ou da fruta tropical de sua preferência – manga, abacaxi etc.).
Acrescente folhas frescas de manjericão ou hortelã, a gosto!
8. Para os “coffee lovers”: Café Spritz
Sabor: doce-amargo
Outra tendência, esse drink é tão digestivo quando o Limoncello Spritz e capaz de surpreender até os maiores amantes da coquetelaria.
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante brut, 30 mL de licor de café ou de cold brew bem concentrado e 30 mL de água com gás. Mexa bem.
Se quiser decorar, apenas uma tira fininha (zest) de casa de laranja será suficiente.
Observações importantes:
- Não use o café propriamente dito: a mistura da bebida quente ao espumante pode acabar com aquele “tchan” que é a ideia do Spritz!
- Ajuste o açúcar se o licor de café for muito doce e informe sobre cafeína para convidados sensíveis ou grávidas
9. Prático, delicioso e para todo mundo: Spritz sem álcool
Sabor: doce-amargo; suave; cítrico
Encha a taça com gelo, adicione 90 mL de espumante sem álcool ou kombucha clara, como de maçã ou gengibre e misture a 60 mL de algum aperitivo (bitter) ou licor também sem álcool.
Se quiser um drink mais forte, adicione um pouco de um suco naturalmente levemente adoçado. Finalize com 30 mL de água com gás e mexa.
Use fatias de maçã, laranja ou gengibre para decorar, bem como folhas de hortelã.
Em qualquer variação, não se esqueça de manter todos os insumos já gelados – e tim-tim!
Deixe seu comentário