Como higienizar morangos corretamente: passo a passo

Confira como higienizar os morangos corretamente em apenas cinco passos, seja para consumir in natura ou na receita de sua preferência.

Como higienizar morangos

O processo deve ser feito em algumas etapas, como a limpeza e a sanitização do fruto. A primeira etapa consiste em remover impurezas, enquanto a segunda consiste em reduzir o número de microorganismos que podem causar doenças.

O morango é um alimento bastante nutritivo, rico em vitamina C e outras substâncias saudáveis para o corpo humano. Porém, aprender como higienizar os morangos é a única forma de manter seus benefícios, afinal seu consumo deve estar 100% atrelado à higienização correta do fruto.

Por isso, nos parágrafos seguintes, você confere um passo a passo simples de como higienizar os morangos corretamente, assim como diminuir a quantidade de agrotóxico presente nos frutos.

Ingredientes necessários para a higienização dos morangos

Para limpar e sanitizar os morangos com soluções caseiras, você vai precisar de:

  • 1 litro de água.
  • 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre de maçã.
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Para higienizar os morangos em apenas 5 minutos, com produtos prontos, você vai precisar de:

  • 1 desinfetante para hortifrutícolas - produto específico para frutas, legumes e hortaliças.

5 passos de como higienizar morangos corretamente

1.  Lave os morangos em água corrente

Depois de retirar os frutos da bandeja, lave-os em água corrente de força média para não machucá-los. Lave um a um para remover integralmente sujeiras mais expressivas, como insetos e terra.

2.  Descarte os morangos estragados

O próximo passo será descartar os morangos estragados, caracterizados por manchas escuras ou brancas que indicam a presença de bactérias e fungos. Separe também os morangos maduros em excesso, que estejam soltando muito líquido e que não estiverem muito firmes.

3.  Prepare uma solução desinfetante

Depois de descartar os morangos estragados, coloque os frutos saudáveis em uma solução desinfetante composta por água, bicarbonato de sódio, limão ou vinagre de maçã. Ou coloque os morangos de molho em uma solução pronta, feita de água e desinfetante específico para hortifrutícolas.

4.  Deixe os morangos de molho na solução

Deixe os morangos de molho por 15 minutos na solução sanitizante caseira ou por 5 minutos na solução pronta.

5.  Enxágue os frutos em água corrente

Por último, enxágue os morangos, um por um, em água corrente de temperatura ambiente ou fria. Não utilize água quente para lavar os frutos, ela pode estragar o alimento e diminuir o tempo de preservação do morango.

Leia também:
10 dicas para o armazenamento correto de alimentos
10 receitas de sobremesa que todo mundo gosta
6 receitas de água saborizada com frutas

Como tirar o agrotóxico do morango?

Para remover os resíduos de agrotóxicos do morango, basta seguir o mesmo passo a passo listado anteriormente. Afinal de contas, lavar os frutos em água corrente pode remover até 80% dos resíduos de agrotóxicos presentes nas cascas e peles de frutas e verduras.

Os ingredientes complementares, como o bicarbonato de sódio, o vinagre e o limão, potencializam a remoção das substâncias indesejadas. Embora seja impossível dizer com precisão a quantidade de agrotóxicos que podem ser eliminados com as soluções utilizadas.

Na dúvida, quando puder, opte por produtos orgânicos ou comercializados por agricultores locais que utilizam menos pesticidas e outros agrotóxicos na produção do alimento.

Como preservar a qualidade e sabor do morango na geladeira?

Para preservar a qualidade do fruto na geladeira:

  • Não corte os morangos, pois os nutrientes do alimento serão comprometidos no processo.
  • Não corte as sépalas (talos) dos frutos, exceto no momento de consumi-los.
  • Depois de higienizá-los, seque os morangos com papel absorvente.

Os morangos podem ser mantidos na geladeira por até 4 dias, desde que em uma vasilha com tampa para evitar desidratação ou no congelador por até 6 meses. Sem refrigeração, os frutos conservam sua qualidade por até 2 dias, depois disso, amadurecem demais e apodrecem.

Agora que você aprendeu como lavar os morangos corretamente, conferiu como diminuir a incidência de agrotóxicos no fruto e como prolongar a vida útil do alimento, você está liberado para usufruir dos benefícios de uma fruta saudável, como bem entender.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

12 Respostas

Deixe seu comentário