Xarope de açúcar para drinks: veja como acertar no preparo

Este artigo traz tudo o que você precisa saber para acertar em cheio no preparo do seu xarope de açúcar para drinks! Leia e entenda por que é melhor usar essa receita do que o açúcar tradicional, anote o passo a passo e experimente!

Xarope de açúcar drinks

Já experimentou usar xarope de açúcar nos seus drinks? Mesmo os coquetéis feitos em casa podem ter um sabor e uma textura muito melhores com esse ingrediente substituindo o açúcar refinado, e você não vai precisar de nada além desta base, de água e de, talvez, alguns testes até encontrar a consistência ideal!

O xarope de açúcar é preferível porque é mais facilmente dissolvido pelo álcool dos coquetéis e também porque pode ser saborizado, ou seja, preparado com frutas em vez da água e do açúcar somente.

Conheça-o melhor neste artigo e aprenda a usar e a preparar!

O que é xarope de açúcar?

O xarope de açúcar para drinks nada mais é do que uma mistura de açúcar e água, geralmente na proporção um para um, que vai ao fogo em uma panela antiaderente até tudo derreter e ficar homogêneo.

Ele pode ser guardado na geladeira depois de resfriado e usado conforme o necessário.

O xarope se tornou alternativa para o açúcar refinado no preparo de coquetéis tanto porque se dissolve mais facilmente com o álcool quanto porque melhora o aspecto, a textura e até o sabor das receitas.

E talvez você não acerte o ponto de primeira ao preparar o seu, mas alguns testes serão suficientes para obter o insumo perfeito, então, vale experimentar!

Se quiser, acrescente frutas à receita para obter, mais do que um xarope de açúcar, um xarope de frutas saborizado bem parecido com os da famosa marca Monin.

A ideia é boa principalmente para frutas vermelhas, já que permite conservá-las por um pouco mais de tempo.

Morangos devidamente higienizados e acrescentados à panela com o açúcar e a água ficam deliciosos como xarope para um gin tônica ou para a própria caipirinha. Maracujá também.

Como usar o xarope de açúcar?

Você pode experimentar usar o seu xarope de açúcar caseiro para drinks para adoçar caipirinhas e outros coquetéis. Apenas tenha cautela ao acrescentá-lo pela primeira vez ao preparo: comece colocando uma colherinha e mexa bem. Repita o procedimento se achar que a bebida ainda não está como você deseja.

Evite acrescentar o insumo ao final da receita e só mexer antes de consumir. Ele fica ainda melhor encorpado ao drink quando faz parte do preparo como um todo em vez de ser deixado para o último passo.

Além da caipirinha, veja, abaixo, uma breve lista do que você pode experimentar por aí com xarope tradicional ou saborizado com frutas.

  • Gin tônica
  • Mojito
  • Cosmopolitan
  • Drinks da família “Fizz”, que levam vodca ou gin ou outro destilado, algum insumo cítrico e os chamados “mixers carbonatados”, como Club Soda e champagne.

Veja adiante como fazer xarope caseiro de açúcar!

Como fazer xarope de açúcar?

A receita de xarope de açúcar é simples e o segredo está na proporção dos ingredientes, na panela antiaderente e no fogo sempre do baixo para o médio. Não esqueça de mexer sem parar!

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 500 a 800 ml

Ingredientes

  • Açúcar refinado
  • Água

Modo de preparo

  1. Em uma panela antiaderente, acrescente açúcar e água nas mesmas quantidades. Por exemplo: 5 colheres de açúcar para 5 colheres de água ou 1 xícara de açúcar refinado para 1 xícara de água.
  2. Aqueça o conteúdo em fogo baixo ou médio e mexa sem parar até obter uma mistura homogênea. Não deixe ferver.
  3. O seu xarope deverá ficar praticamente transparente depois de pronto (e sem queimar!).
  4. Leve-o a um outro refratário ou armazene-o em uma garrafa e espere esfriar.
  5. Guarde na geladeira.

Não ficou satisfeito(a) com o ponto?

Experimente mudar a receita para uma parte de água e duas de açúcar e, portanto, seguindo o exemplo, 10 colheres de açúcar para 5 de água ou 4 xícaras de açúcar para 2 de água.

Nesse caso, mexa o preparo só quando uma boa parte da água já tiver evaporado da panela e opte pelo fogo baixo.

Outra coisa!

Um xarope mais açucarado e, portanto, mais cristalizado, é mais doce no resultado final do preparo do drink. Por outro lado, talvez não seja tão simples de usar na hora de preparar a bebida.

Sua receita cristalizou depois de esfriar, mas não era o que você queria?

Volte tudo novamente para o fogo, acrescente um pouquinho mais de água e mexa novamente.

Quanto tempo dura o xarope de açúcar?

Se armazenado corretamente, o xarope de açúcar feito em casa dura entre 30 dias e 6 meses. Especialistas costumam indicar 30 dias de validade para aqueles que são menos cristalizados e seis meses para os mais cristalizados.

Guarde o seu preparo em um recipiente ou garrafa devidamente higienizado e esterilizado e, preferencialmente de cor transparente, para que seja possível observar qualquer sinal de mofo, e não leve o recipiente à geladeira antes de o conteúdo esfriar por completo.

Se quiser ampliar a durabilidade do preparo, acrescente uma colher de vodca ainda na panela durante o preparo e mexa bem.

Atenção! A validade diminui se o xarope for feito com frutas. Como saber até quando usar? Monitore a textura e o sabor diariamente.

Uma dica altamente recomendada é fazer receitas saborizadas em menores quantidades, inclusive para aproveitar o leque de opções e se aventurar ainda mais. Que tal?

Poste uma foto do seu coquetel adoçado com o seu preparo de xarope simples para drinks, escreva uma frase descrevendo o quanto ele ficou delicioso e com uma textura muito mais profissional e marque @Deliway_Br no Instagram para que mais pessoas possam degustar com você pela telinha.

 

Cheers! Tin-tin! Saúde!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário