Quais são os tipos de café e suas diferenças?

Seja para consumir ou oferecer em sua cafeteria, neste post, você conhece quais são os tipos de café, suas subdivisões e as principais bebidas feitas com seus grãos.

Quais são os tipos de café

Existem dois tipos principais de café, diversas subdivisões e outra enorme variedade de bebidas feitas a partir deles. Por isso, se você, assim como a gente, adora um cafezinho sem importar a hora e o lugar, chegou o momento de ampliar seus conhecimentos e aprender mais sobre a bebida que é a "queridinha do Brasil”.

Antes de tudo, vale dizer que quando falamos em tipos de café estamos falando sobre os grãos e misturas existentes - não sobre o seu modo de preparo, como expresso, cappuccino e outras opções de dar água na boca e aquecer o coração.

Assim, se você deseja ampliar o cardápio da sua cafeteria ou apenas expandir seus horizontes sobre o assunto, aqui vai um artigo com cheirinho de café para você!

Quais são os tipos de café que existem?

Existem diferentes espécies de grãos de café pelo mundo, porém apenas dois tipos são amplamente comercializados: o Arábica e o Robusta. Embora as espécies consumidas sejam poucas, os dois tipos existentes são subdivididos, tornando o leque de opções mais variado.

O Arábica e o Robusta possuem sabores opostos, uma vez que a composição de cada tipo também é bastante diferente. No entanto, quando combinados, podem surpreender pelo sabor balanceado que proporcionam.

Assim, você pode comprar e consumir um café feito com 100% dos grãos do tipo Arábica ou do tipo Robusta, encontrar cafés que são a mistura entre os dois ou ainda os tipos derivados de cada um deles - o que é mais comum.

Quer saber como identificar esses tipos? Então, é só passar um cafézinho e continuar a leitura detalhada que vem logo a seguir.

1.  Arábica

Nas montanhas mais altas da Etiópia, os primeiros grãos do Arábica foram cultivados, porém esse tipo de café se tornou conhecido mundialmente na Árabia, explicando, assim, a origem do seu nome.

A qualidade e o sucesso do grão vem do seu plantio, que necessita de uma altitude maior que 800 metros - o que explica também o fato dos primeiros grãos terem sido “descobertos” nas montanhas mais altas da Etiópia.

Por essa razão, o café Arábica é mais difícil de ser produzido do que o café Robusta, além de possuir um sabor mais adocicado também. Por isso, seus grãos são utilizados no preparo de cafés especiais e gourmet, com 50% menos cafeína do que o outro tipo.

Atualmente, a produção desse tipo de café está concentrada especialmente na América do Sul e Central. No Brasil, o café é produzido principalmente em Minas Gerais. A cidade tem 100% do seu cultivo voltado para o Arábica.

Tipos de café Arábica

Entre as principais variações do Arábica, estão os cafés:

  • Mundo Novo: possui aroma suave, sabor marcado e pode ser consumido de diversas formas, como em drinks e smoothies, porém, como sua produção é mais cara, é mais difícil de ser encontrado.
  • Bourbon: possui um gosto suave, encorpado e com notas de chocolate. Existem dois tipos, o bourbon amarelo e o vermelho e por conta da produção ser mais exigente, o produto também se torna mais caro.
  • Laurina: possui pouca concentração de café, resultando em um aroma suave, além de um sabor refinado.
  • Catuaí: possui gosto pouco adocicado e amargura sutil e, assim como o bourbon, possui o tipo amarelo e o vermelho, o primeiro sendo mais suave, enquanto o segundo costuma ser mais forte.
  • Acaiá: tem acidez média, aroma único e parece ser naturalmente achocolatado.

2.  Robusta

O segundo tipo de café mais comum tem origem no Congo e em Guiné e, diferentemente do Arábica, não exige condições de cultivo específicas. O Robusta também é mais resistente a pragas e seu plantio é mais produtivo, rendendo mais.

Ele tem um sabor mais amargo e marcante, uma vez que possui uma concentração de 4% de cafeína, superando o teor apresentado no Arábica. O café também é mais acessível do que o cultivado nas “alturas”, afinal, não possui uma colheita tão seletiva.

A principal subdivisão do café Robusta é o Conilon, que possui gosto amargo e forte, aroma denso e alto teor de cafeína, facilmente encontrado no Brasil.

Leia também:

Café da manhã na cama: 15 receitas para surpreender

7 ideias de café da manhã low carb

Qual a diferença entre o café Arábica e o Robusta?

Enquanto o Arábica possui grãos maiores, longos e folhas mais lisas e menores, o Robusta possui sementes menores, mais arredondadas e folhas maiores e enrugadas.

Além disso, por conta da quantidade de cafeína, o segundo tipo tem um sabor e um aroma mais neutro e amargo, enquanto o Arábica possui um aroma mais acentuado e marcante, com um sabor mais suave.

A produção do Robusta, por sua vez, tem a maior parte do seu cultivo concentrado na Ásia, África e América do Sul. No Brasil, a produção em maior escala desse grão está no Espírito Santo, Rondônia, Bahia e Rio de Janeiro.

Como saber se o café é de qualidade?

A Associação Brasileira da Indústria de Café, conhecida como ABIC, classifica os tipos de café encontrados no Brasil com nota entre 0 a 10. Apenas as bebidas que recebem nota a partir de 5 vão parar nas mãos do consumidor.

De modo geral, as classificações variam de acordo com a qualidade do café, influenciadas pela região de cultivo, procedimentos de moagem, colheita e manuseio. Geralmente, o tradicional/extra recebe nota 5 e 6, o superior costuma ser avaliado com nota 7 e o gourmet ou especial entre 8, 9 e 10.

Além das avaliações feitas pela ABIC, você também pode consultar outros selos que também costumam estar estampados nas embalagens dos cafés.

Porém, vale ressaltar que, além das avaliações, o gosto pessoal interfere muito nesse sentido, já que algumas pessoas preferem mais fortes, outras mais fracos e assim por diante.

Qual é o café mais consumido no Brasil?

Os dois tipos de café, Arábica e Robusta, são bem consumidos pelos brasileiros, especialmente porque ambos os tipos costumam ser misturados para criar bebidas mais equilibradas.

Porém, como o custo de produção e aquisição é menor, a indústria faz maior uso do Robusta, o que resulta na presença esmagadora desse tipo de café nas prateleiras dos supermercados. Aliás, vale comentar que os cafés dessa categoria são embalados a vácuo.

Tipos de bebidas feitas com café e seus modos de preparo

Quando falamos no preparo do café, encontramos vários tipos de bebidas feitas a partir dos grãos. Entre as mais comuns estão:

  1. Espresso: café puro feito sob pressão, sem a adição de qualquer outro ingrediente.
  2. Duplo: duas medidas do café espresso servidas em uma mesma xícara.
  3. Cappuccino: café espresso com leite vaporizado.
  4. Mocaccino: café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate.
  5. Macchiato: versão adocicada do espresso, com uma “mancha de leite” vaporizada.
  6. Caffè latte: café com leite, também conhecido como pingado em algumas regiões do Brasil.
  7. Irish coffee: café, uísque irlandês e uma camada de creme.

Para que você não fique apenas na vontade, que tal aprender agora mesmo como preparar uma das bebidas listadas? A seguir, você acompanha como fazer um mocaccino caseiro!

Receita de mocaccino caseiro

Moccacino caseiro

Este café super especial e sedoso é famoso por conter três camadas de cores distintas no copo: uma de cacau, uma de café e outra de espuma de leite. Por isso, a experiência de beber um café mocha começa pelo visual. Para fazer em casa, siga o passo a passo abaixo.

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 1 porção

Ingredientes

  • 25 g de chocolate meio-amargo
  • 150 ml de leite
  • 1 café expresso de máquina ou feito em casa (com café solúvel, água quente sem ferver e um mixer)
  • 1 camada de leite vaporizado (você pode fazer no liquidificador, com leite quente)
  • Chantilly (opcional)
  • Canela ou raspas de chocolate para finalizar (opcional)

Modo de preparo

  1. Coloque a barra de chocolate em um copo de vidro alto e acrescente um pouco de leite.
  2. Leve ao microondas por 30 segundos.
  3. Mexa o chocolate e o leite até que os dois ingredientes virem uma mistura homogênea.
  4. Adicione uma dose de café expresso.
  5. Acrescente uma camada de leite vaporizado.
  6. Coloque um pouco de chantilly para incrementar.
  7. Polvilhe canela ou adicione raspas de chocolate.
  8. Beba quente.

Por fim, saiba que você pode encontrar as bebidas listadas neste artigo em diferentes categorias de cafeterias, por isso que tal colocar como meta provar todos os tipos mencionados até o fim do ano, hein?

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário