O que é sunomono? Saiba como fazer

Conheça o sunomono e aprenda a prepará-lo de maneira prática, rápida e sem segredos. Surpreenda seus amigos com esse prato que pode ser servido de entrada ou como acompanhamento do prato principal.

Sunomono

Os sunomonos são pratos da culinária japonesa à base de vinagre, podendo ser servidos de entrada ou como acompanhamento. Aqui no Brasil, ele é mais conhecido como uma salada de pepino japonês com bastante vinagre de arroz.

É possível encontrar uma variação de temperos incluindo sementes de gergelim ou diferentes tipos de pepino na composição, no entanto, o verdadeiro sunomono é composto apenas por pepino japonês, vinagre, açúcar e sal.

Por ter a mistura de açúcar e sal em seu preparo, esse prato entra na categoria agridoce e é uma ótima opção para ser servido em dias quentes, especialmente antes do almoço, pois a combinação de ingredientes faz com que a salada seja fresca e rica em água.

O que é sunomono?

Trata-se de um prato da culinária japonesa composto por pepino japonês - na maioria das vezes - e à base de vinagre. O ingrediente principal do prato é o vinagre de arroz, que completa a receita juntamente com o açúcar e o sal usados no preparo.

Por possuir ingredientes saudáveis, esse prato traz alguns benefícios para a saúde, a começar pelas vitaminas, minerais e antioxidantes encontrados no vinagre e no pepino japonês.

O pepino, além de ser rico em água e antioxidante, também auxilia no controle do peso, podendo ser usado em dietas com o objetivo de emagrecimento saudável, isso porque o legume possui alto nível de saciedade.

Para diferenciar o japonês de outros tipos, saiba que esse legume possui pouca semente e sua casca é mais fina quando comparada às outras espécies.

O vinagre de arroz é outro ingrediente que auxilia a manter uma vida mais saudável, pois ele evita o acúmulo de gordura nas veias e artérias e controla o índice de colesterol ruim. Ele ainda melhora a digestão e ajuda a reduzir os níveis de ácido lático no sangue, substância responsável pela fadiga e cãibras.

Como fazer sunomono?

O tempo de preparo pode variar de uma receita para outra, mas geralmente não ultrapassa 30 minutos. Para cortar o pepino será preciso uma faca ou um cortador que permita fazer lascas finas do ingrediente, afinal, a tradição do prato exige fatias finíssimas do legume escolhido.

Para incrementar o prato, lembrando que a base dele deve ser vinagre de arroz, você pode acrescentar peixes como o salmão, além de outros frutos do mar. Porém, é importante que qualquer outro ingrediente adicionado seja fatiado em pedaços finos.

Há muitas maneiras de fazer o sunomono e as mais comuns estão listadas abaixo, seguidas por um passo a passo simples, prático e muito rápido. Confira!

Receita de sunomono

Prepare uma destas receitas e surpreenda seus convidados com um delicioso prato japonês, que pode ser servido tranquilamente em um jantar para receber os amigos.

Sunomono simples

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 2 colheres (sopa) de semente de gergelim branco/preto
  • 2 colheres (sopa) de açúcar - que não seja refinado
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 pepino japonês

Modo de preparo

  1. Primeiro, fatie o pepino de maneira que cada pedaço fique extremamente fino, em seguida, coloque tudo em uma tigela funda com sal.
  2. Espere o pepino desidratar e então retire toda a água acumulada com o auxílio de um escorredor. Atenção! Deixe um prato embaixo do escorredor para que a água fique ali.
  3. Deixe os pepinos descansando no escorredor com o prato embaixo e a água escorrida, por 15 minutos.
  4. Em uma panela, coloque o açúcar e o vinagre e deixe o açúcar derreter e se misturar ao vinagre, em fogo médio, mas não deixe levantar fervura.
  5. Deixe a mistura descansar.
  6. Pegue o pepino cortado e enxague em água corrente para retirar o excesso de sal, depois esprema com as mãos para retirar a água e seque com o auxílio de um papel toalha.
  7. Leve o pepino seco para uma saladeira, adicione a mistura de vinagre e açúcar e misture.
  8. No final, coloque o gergelim cru e mexa bem.
  9. Leve à geladeira por alguns minutos. Sirva gelado.

Vamos para a próxima receita?

Sunomono com óleo de gergelim

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 2 colheres (sopa) de semente de gergelim preto
  • 2 colheres (sopa) de semente de gergelim branco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal do hymalaia
  • 1 pepino japonês

Modo de preparo

  1. Pique o pepino japonês em fatias finas e tempere com sal para que haja a desidratação.
  2. Repita aqui o processo do modo de preparo anterior até o número 3.
  3. Faça a mesma mistura de açúcar e vinagre e deixe descansar até esfriar.
  4. Depois que o pepino estiver seco, misture primeiro o óleo de gergelim e deixe descansar a salada por quase 30 minutos.
  5. Em seguida, adicione o vinagre preparado com açúcar e leve à geladeira.
  6. Coloque as sementes de gergelim em uma frigideira e torre por pouco tempo, em média 2 ou 3 minutos.
  7. Tire a salada da geladeira e acrescente as sementes frias e misture. Sirva em seguida.

Nenhuma dificuldade, não é?

Sunomono com gergelim torrado

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

  • 1 pepino japonês
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de semente de gergelim branco
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz

Modo de preparo

  1. O modo de preparo é parecido com o anterior, é preciso fatiar o pepino, fazer a desidratação, enxaguar com água corrente e secá-lo após o processo.
  2. Torre o gergelim branco e deixe ele esfriar até o final do preparo da salada.
  3. A semente de gergelim branca pode ter um tempo maior de torra, pois seu sabor e aroma são mais sutis, porém, não deixe ultrapassar os 5 minutos.
  4. Não esqueça que a salada deve ser servida gelada, por isso, é aconselhável fazer a mistura e voltar o prato para a geladeira por alguns minutos antes de servir.

As receitas são práticas e combinam muito bem como um prato de entrada para uma noite de comida japonesa com os amigos, né?

Sunomono com kani

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de vinagre de arroz
  • ½ xícara de água
  • 3 pepinos japoneses
  • Kani e semente de gergelim cru a gosto

Modo de preparo

  1. Faça o preparo de desidratação dos pepinos, misturando a água, o sal, e as fatias finas do legume.
  2. Leve tudo para a geladeira e deixe descansar.
  3. Misture em fogo médio o açúcar e o vinagre e não deixe ferver, desligue e deixe esfriar.
  4. Retire a salada da geladeira, escorra um pouco da água, deixando ainda em média 3 colheres (sopa) de água dentro da tigela com o pepino.
  5. Adicione a mistura de vinagre e volte para a geladeira.
  6. Pique o Kani em cubos pequenos, misture com o gergelim cru e reserve.
  7. Deixe a salada de pepino na geladeira de um dia para o outro, misture o kani e o gergelim somente na hora de servir.

Essa é uma daquelas receitas em que o tradicional é modificado, agregando sabor ao prato e deixando-o muito mais saboroso! Mas você deve querer saber por quanto tempo pode guardar esse prato sem que haja risco de prejudicar a sua saúde, não é? Veja só!

Quanto tempo dura o sunomono na geladeira?

Por levar vinagre, sal e açúcar, o preparo pode ser armazenado na geladeira por até dois dias, mas fique atento! É fundamental que o pote de armazenamento esteja bem lacrado para evitar contaminações e para o produto não estragar.

Sendo assim, é possível preparar uma quantidade maior e armazenar na geladeira em um recipiente vedado, sem a possibilidade de entradas de ar, por até no máximo dois dias.

Lembre-se que o armazenamento deve ser feito corretamente para evitar contaminações e outras bactérias que podem prejudicar a sua saúde.

Uma dica é manter os alimentos mais perecíveis, como leites, queijos e comidas prontas nas prateleiras de cima da sua geladeira, isso porque quanto mais baixa for a prateleira, menor é a refrigeração, por isso dê prioridade às frutas e vegetais que ainda não passaram por processos de cocção e mantenha-os nas prateleiras inferiores do seu refrigerador.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário