O que fazer para conservar morango por mais tempo

Os morangos são deliciosos, mas essa fruta é sensível e possui uma durabilidade curta quando armazenada de forma incorreta. Veja como guardar morangos na geladeira e no congelador da forma certa.

Conservar morango

Na hora da compra, o primeiro passo é observar bem os moranguinhos. Veja se já não estão maduros demais, se apresentam a parte branca próxima às folhas bem clarinha e se não estão esmagados na bandeja.

As folhas devem estar verdes e com aparência saudável e fresca. Os morangos, para ter sabor e nutriente, precisam estar maduros, vermelhinhos e firmes. E não pense que os maiores são os melhores, pois os pequenos morangos são os que mais possuem sabor.

Conservar morangos por mais tempo é possível, mas existem alguns truques que precisam ser colocados em prática, e é isso que você vai aprender neste texto.

Cada fruta possui uma forma correta de armazenamento e isso garante um consumo de morangos fresquinhos por até quatro dias e também possibilita a criação de receitas deliciosas.

Como é uma fruta sensível, qualquer batida ou ferida leve pode prejudicar seu gosto e valor nutritivo. Ah, e evite comprá-los verdes, tá bom? Quando colhidos antes da hora, os morangos não desenvolvem o mesmo sabor.

Mantenha-os em um local distante de luz e calor até chegar em casa e coloque-os na geladeira até ter tempo de realizar o seu armazenamento correto. Abaixo, você pode conferir como lavar, guardar na geladeira ou congelar suas frutas.

Como lavar morangos para durar mais

Os morangos só devem ser lavados em duas ocasiões: na hora do consumo ou para congelamento.

O excesso de umidade acelera o seu processo de degeneração e faz com que ela apodreça mais rápido, por isso também é recomendado escolher locais mais baixos da geladeira para armazenar a fruta, como nas gavetas inferiores.

Para armazenar, corte as hastes do morango e guarde-o em um pote forrado com papel-toalha e com tampa bem firme, isso ajudará a reduzir a chance de surgimento de mofo e fungos na fruta.

Como conservar morangos na geladeira

O tempo que o morango pode ficar na geladeira é de até 4 dias, mas precisa estar armazenado em um pote com tampa ou coberto por papel-toalha. Sem o devido refrigeramento, a fruta dura apenas cerca de 2 dias em temperatura ambiente.

Como a água acelera o processo de apodrecimento, se você não vai congelar o morango e nem consumi-lo imediatamente, lembre-se de guardar sem lavar, evite empilhar muitos morangos ou apertá-los em uma mesma vasilha.

Como conservar morangos no congelador

Depois de lavados e secos, os morangos devem ser divididos em pequenas porções dentro de saquinhos de plástico bem fechados, podendo ser mantidos congelados por até 6 meses.

Na hora do consumo, os morangos devem ser descongelados aos poucos na geladeira ou temperatura ambiente. Podem ser mantidos refrigerados por até 3 dias, mas não podem ser congelados novamente.

O morango pode ser consumido in natura, puro ou como acompanhamento de sorvetes, saladas, docinhos de festa, fondue e mousses. Geralmente, é um ingrediente que faz parte de receitas doces, como bolos e tortas. Também pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

17 Respostas

Deixe seu comentário