Como congelar suco natural

Confira como congelar suco natural para prepará-los durante a correria da semana e ter uma bebida fresquinha e saudável em todas as refeições do seu dia a dia.

Congelar suco natural

Além de deliciosos, os sucos naturais são fontes de diversos benefícios para o nosso corpo, oferecendo vitaminas, fibras, minerais que fazem muito bem ao organismo. Porém, sabemos que selecionar as frutas, lavá-las e preparar o suco no dia a dia pode ser difícil para quem vive um cotidiano corrido.

Isso acontece porque, apesar de serem maravilhosos e combinar com todos os tipos de refeições, eles não são muito práticos, precisando passar por alguns processos, como descascar, retirar as partes amargas e utilizar utensílios domésticos como liquidificador, espremedores ou centrífugas.

Para incluir essa bebida nutritiva e saborosa na sua rotina de alimentação saudável, você pode congelar os sucos naturais e deixá-los prontos para ingerir quando tiver vontade.

Vamos conhecer a melhor forma de fazer isso?

Como congelar suco natural pronto

Em primeiro lugar, é muito importante que você utilize frutas frescas, pois os nutrientes ficam mais vulneráveis quando as frutas são trituradas e é necessário tentar prolongar seus benefícios, usando uma fruta mais nova.

No momento em que fizer o suco, congele-o imediatamente. Quanto antes evitar o seu contato com o oxigênio e a luz, menos alterações na nutrição, sabor e cor ele terá.

Para armazená-lo, escolha um recipiente como uma garrafa com fechamento bem justinho, como o de rosca, e que possa ficar cheio, deixando apenas um dedo livre para a expansão do líquido ao congelar.

Isso ajudará a manter o seu suco mais gostoso, pois, mais uma vez, terá menos contato com o oxigênio e evitará a oxidação.

Mesmo com esse cuidado, existirá a perda nutricional, só que num número muito menor. O suco natural congelado dura até três meses no seu freezer.

Como congelar polpa de fruta para suco natural

Por outro lado, se você é dessas pessoas que passam um dia inteiro preparando sucos gostosos para a semana, coloca-os no congelador, mas depois se esquece que eles existem, é melhor congelar a polpa!

Congelar a polpa da fruta faz com que a sua qualidade dure muito mais tempo. E estamos falando de cerca de oito a 12 meses de chances de fruta nutritiva no seu freezer, quando congeladas a 0ºC — contra os três meses de duração do suco natural congelado.

Com a polpa congelada, basta retirá-la do congelador, bater no liquidificador com água ou leite e saboreá-la como suco ou vitamina. Apenas lembre-se de utilizar toda polpa descongelada, certo?

Uma vez fora do freezer não é recomendado guardá-la novamente.

Para congelar a polpa para suco de fruta natural, você deve ter atenção em alguns detalhes que vão aumentar o seu tempo de congelamento mantendo a boa qualidade.

1.  Primeiro escolha frutos frescos para o suco

Lave-os bem, retire as sementes, caroços e cascas e triture no liquidificador ou processador. O ideal é que seja em algum eletrodoméstico com lâmina de plástico, para que não haja oxidação.

Não utilize frutas machucadas e nem deixe-as de molho, pois o sabor pode ser alterado e a perda de nutrientes será maior.

2.  Congelamento

Distribua a polpa triturada em forminhas de gelo ou de picolé, deixando um espaço para a expansão do líquido. Depois, basta levá-la ao freezer, mantendo-as longe de carnes ou outros produtos que exalem cheiros que possam contaminar a sua polpa.

3.  Retire da forminha e separe as porções

Depois de congeladas, retire as polpas das forminhas e separe-as em quantidades que vão render o quanto você deseja consumir, lembrando que não é indicado descongelar e recongelar a polpa.

Essa etapa é importante, porque facilita o descongelamento.

Separe as porções em pequenos potinhos ou saquinhos plásticos e guarde-os para consumir futuramente. Coloque etiquetas com o nome da fruta e a data de produção.

Quanto tempo dura o suco congelado

As polpas congeladas duram entre seis meses quando frutas ácidas, e oito a 12 meses quando se trata frutas mais doces, conforme já mencionamos. E os sucos prontos, por outro lado, duram até três meses no freezer.

Na geladeira, um suco natural tem tempo de duração muito rápido. A verdade é que você até pode guardar um suco natural de um dia para o outro e consumi-lo, sem perceber nada de diferente no paladar.

Contudo, saiba que todos os nutrientes das frutas provavelmente já oxidaram e, nesses casos, o congelamento é uma ferramenta importante para não desperdiçar aquele suco que sobrou na jarra.

É claro que a melhor maneira de consumir um suco natural sempre será na hora que ele for feito. Porém, para quem vive na correria e precisa, por exemplo, levá-lo para o trabalho, o congelamento do suco ou da polpa agiliza muito o preparo e os mantêm nutritivos para um consumo saudável.

Siga os passos desse artigo e cuide da sua alimentação!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário