Tipos de limão: quais são e seus benefícios

Você já se perguntou qual o melhor tipo de limão para uma receita? Alguns são mais ácidos e possuem mais suco, outros tem um sabor mais suave e possuem uma casca mais dura. Saiba mais sobre essa fruta super versátil e veja como utilizá-la na gastronomia!

Tipos de limão

Do mousse à caipirinha, do tempero de carnes ao tempero de saladas, existem vários tipos de limão e cada um deles é responsável por dar um toque especial às suas receitas. Ele é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha no mundo inteiro e não pode ficar de fora do seu menu. Mas como utilizar o limão na gastronomia?

Segundo a chef de cozinha Samin Nostrat, autora do livro “Sal, gordura, ácido, calor: os elementos da boa cozinha”, a acidez que o fruto acrescenta às receitas pode ser um fator fundamental no sabor.

Mas nem todos os limões são iguais, e seus usos podem variar de acordo com as características de cada um. Quais os tipos de limão que existem? No mundo inteiro são dezenas de variedades, mas apenas algumas são encontradas por aqui.

São elas:

  • Tahiti
  • Siciliano
  • Galego
  • Cravo

Veja, em detalhes, os tipos que existem em terras brasileiras e quais as características mais importantes de cada grupo, além de seus benefícios.

Quais os tipos de limão que existem no Brasil

1.  Limão-tahiti

Limão-tahiti

De acordo com a pesquisa conduzida pelas professoras Ana Claudia Cosa e e Leila Salles Pio, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o nosso país é um dos maiores produtores desse fruto, que bateu recorde de exportação, somando quase 80 mil toneladas no ano de 2021.

Essa variedade chegou a cruzar o oceano, já que os países da União Européia são os maiores importadores do limão-tahiti.

Ele possui uma casca fina, bem lisa e baixa acidez. Sua polpa pode ser bem suculenta, mas é preciso saber escolher: os frutos macios e com a casca um pouco mais amarelada são normalmente os mais frescos e que possuem mais suco.

Essas características fazem do tahiti a primeira escolha para preparar a famosa caipirinha, sendo também a variedade ideal para sucos naturais e alguns tipos de doces.

2.  Limão-siciliano

Limão-siciliano

Também conhecido como “limão verdadeiro”, o limão-siciliano tem origem asiática, mas ganhou o nome por se adaptar muito bem na Sicília, região do sul da Itália.

Ele possui uma casca mais grossa e uma polpa não tão suculenta. É considerado o mais suave de todos, apesar de ter um sabor bem característico.

Frequentemente utilizado na culinária italiana para dar sabor a risotos e molhos, ele ainda pode ser um ingrediente coringa em coquetéis de frutas, tanto no preparo quanto na decoração.

3.  Limão-galego

Limão-galego

Talvez você já tenha se confundido na hora de escolher entre o limão-galego e o tahiti, mas existem duas características que distinguem os dois: o galego é menor e possui a casca mais fina e amarelada.

Essa diferença no tamanho faz com que ele tenha uma acidez mais concentrada, favorecendo o seu uso na preparação de muitos tipos de molhos para carnes e saladas, o que também contribui para que ele seja o tempero perfeito para todos os tipos de peixes.

4.  Limão-cravo

Limão-cravo

Se você mora ou tem parentes que moram em um sítio, com certeza deve conhecer o limão-cravo, que também é chamado de limão-rosa ou da roça, justamente por ser cultivado em pequenas propriedades rurais por todo o país.

Esse tipo possui polpa alaranjada, com muitas sementes e é bem suculento. Seu sabor bem característico acaba lembrando também o da tangerina.

Quando você tiver a oportunidade, faça uma limonada ou até uma caipirinha com esse limão, tenho certeza que não vai se arrepender.

Como utilizar o limão na gastronomia

O limão é um dos ingredientes que podem conferir a acidez necessária para um prato, assim como o vinho ou o vinagre. Além do sabor, ele também pode alterar a coloração e a textura dos alimentos.

Na confeitaria, o suco desse cítrico pode ser fundamental para a estabilização de compotas e geléias, ajudando na retenção de água. Adicionar gotas de suco em claras de ovos também amplifica o volume da espuma, facilitando a formação de claras em neve e suspiros.

Também é possível adicionar o suco de limão no preparo de alimentos como o repolho ou intestino de boi, ingrediente principal da dobradinha, neutralizando os odores fortes e desagradáveis.

Além dos seus usos gastronômicos, são vários os benefícios dessa fruta para a saúde. Confira!

4 principais benefícios do limão

Para além de deixar todo mundo alegre com uma boa caipirinha, o limão pode ser um ótimo aliado na questão da saúde. Veja as vantagens que esse alimento oferece!

1.  É uma ótima fonte de vitamina C

Riquíssimo em vitamina C, aquela que fortalece o organismo e o sistema imune, o limão tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as paredes dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças como o AVC.

2.  Impede que outras frutas escureçam

O suco do limão também previne o escurecimento de alimentos que têm essa tendência quando são expostos ao ar, como a maçã ou a banana. O ácido presente no suco impede a reação de oxidação, que causa o escurecimento.

3.  Combate infecções

Os flavonóides, que são compostos bioativos, também estão presentes no limão. Eles atuam como antissépticos e podem auxiliar no tratamento de infecções causadas por certos microrganismos.

4.  Evita pedra nos rins

Sendo um fruto com um alto teor de potássio, o limão previne a formação de pedras no rins, já que esse nutriente dificulta a formação e o crescimento dos cálculos renais.

E, como você já viu, são vários os tipos de limão por aí, mas preparamos para você uma breve lista, além daquela mais detalhada que você conferiu lá em cima, mostrando em quais receitas você pode utilizar esses mais variados tipos. Vem com a gente!

Qual o melhor tipo de limão

Da caipirinha ao risoto, veja quais tipos utilizar em cada receita!

  • Para caipirinha: limão-tahiti ou galego.
  • Para molho: limão-siciliano.
  • Para limonada: limão-tahiti, galego ou cravo.
  • Para temperar salada: limão-galego ou cravo.
  • Para temperar peixe: limão-galego.
  • Para drinks: limão-siciliano e tahiti.
  • Para fazer doces: limão-siciliano e cravo.
  • Para espantar moscas: limão-galego com alguns cravinhos espetados.

Gostou de conhecer mais sobre os limões que utilizamos no Brasil? Agora você já pode decidir qual o melhor tipo de limão para usar na sua receita (ou produto de limpeza, drink e até mesmo para espantar mosca)!

Se você já teve a oportunidade de provar cada um deles em pratos diferentes, deixe seu comentário e nos diga qual foi a combinação que mais você gostou!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário