Conheça 11 receitas de smoothie e seus benefícios à saúde!

Preparar um smoothie é uma ótima maneira de aproveitar frutas, se refrescar e consumir uma refeição leve, saudável e gostosa, aumentando os níveis de vitaminas e minerais do organismo. Veja as combinações que mais trazem benefícios para o seu corpo!

Receita smoothie

Combater o cansaço, a insônia e o estresse. Melhorar o humor, a pele, o sistema imunológico e a memória. É isso que a ingestão de frutas faz e consumir esses alimentos em forma de smoothie torna a experiência ainda mais saborosa!

Nenhuma comida faz milagre, mas você pode usufruir de diversos benefícios do smoothie para todo o seu organismo, já que os ingredientes principais dessa mistura são as frutas e os vegetais, muito deles ricos em vitaminas e minerais que agregam mais saúde no seu dia a dia.

Se você nunca ouviu falar ou nunca experimentou, fique ligado(a) que vamos explicar direitinho o que é e tudo o que você precisa para poder fazer as receitas em casa.

O que é smoothie?

É uma bebida feita a partir de frutas e, às vezes, até de vegetais congelados e que acaba se parecendo bastante com um milkshake saudável, cremoso e refrescante. Outros ingredientes, como especiarias e fontes de fibra, também podem fazer parte da receita.

Muito consumida em cafés da manhã americanos, por exemplo, essa refeição equivale à nossa boa e velha vitamina e se popularizou no Brasil por se tratar de um alimento muito saudável e com diversos nutrientes – e ela veio para ficar!

Um smoothie saudável pode ser consumido pela família inteira, já que só leva ingredientes naturais, sem conservantes, corantes e quaisquer aditivos químicos. Também é uma ótima opção para substituir drinks alcoólicos quando se está de dieta e para oferecer às crianças.

Quais são os benefícios do smoothie?

Por serem feitos com frutas congeladas, os smoothies mantêm todas as vitaminas e minerais naturalmente presente em seus ingredientes, o que traz benefícios, como:

  • melhora na aparência da pele e na elasticidade, devido aos antioxidantes presentes em frutas como morango, laranja e kiwi;
  • sensação de bem-estar e energia, pois ingredientes como cacau e banana ajudam na produção de serotonina e causam esse efeito;
  • efeitos calmantes que promovem o relaxamento e uma boa noite de sono; e
  • fortalecimento do sistema imunológico, graças às vitaminas que reforçam o combate a gripes e resfriados.

Sem contar a sensação maravilhosa de beber um drink bem geladinho em um dia quente (ou frio mesmo)!

Aprenda a fazer essa deliciosa batida para incluir na sua rotina e comprove a ideia de que ela tem rápido preparo, sem muita sujeira, além de servir para ser consumida em qualquer horário.

Como fazer smoothie?

Tudo o que você vai precisar para preparar a sua receita é um liquidificador ou processador, frutas congeladas e o ingrediente líquido da sua preferência: pode ser leite, água de coco, iogurte ou até mesmo água filtrada. Tem quem use somente maçã como base também.

A principal diferença entre um smoothie e um suco ou uma batida é a consistência, justamente por ele ser feito com ingredientes congelados. Então, antes de tudo, faça a correta higienização das frutas e verduras e leve-as ao congelador já picadas.

É bom que elas sejam armazenadas para gelar pelo menos um dia antes do preparo da bebida.

11 receitas de smoothie saudável para começar o dia

Use a criatividade na mistura e aproveite os ingredientes que você tiver em casa. Caso ainda não saiba como fazer as combinações ou esteja precisando de uma inspiração, nós separamos as melhores alternativas para enriquecer a sua saúde e rotina. Confira!

1.  Smoothie para desintoxicar

Smoothie desintoxicar

O fígado é o principal órgão responsável por limpar o organismo e, para facilitar seu trabalho, você precisa estar bem hidratado(a). Uma opção refrescante pode ajudar a aumentar o consumo de líquidos e dar uma mãozinha para o seu corpo.

Frutas como melancia e morango contêm muita água, poucas calorias e são ricas em resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes e que tornam essa vitamina um excelente meio de se hidratar e de limpar o organismo. Experimente usá-las na sua receita!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 copo

Ingredientes

  • 2 xícaras de melancia picada
  • 5 morangos congelados
  • 1 limão
  • 1 colher (chá) de mel (opcional)

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, adicione a melancia picada e sem as sementes.
  2. Acrescente os morangos e o mel, que será usado como substituto do açúcar.
  3. Esprema o limão e despeje o seu suco no liquidificador com os outros ingredientes.
  4. Bata tudo até ficar homogêneo.

2.  Smoothie para melhorar a pele

Smoothie melhorar pele

Para ter uma pele bonita e saudável, é importante consumir, através da alimentação, nutrientes que promovam a renovação celular, tenham função antioxidante e, assim, combatam o envelhecimento precoce.

Esses benefícios podem ser encontrados na vitamina C, presente na laranja, no limão e na cenoura, ingredientes que também são antioxidantes e têm a função de exterminar ou, pelo menos, reduzir do corpo radicais livres que causam rugas e flacidez.

A cenoura, além de conter vitamina C, também é rica em betacaroteno, composto essencial para a manutenção de tecidos e a produção da melanina, que deixa a pele mais bonita e macia.

Bora juntar tudo no mesmo smoothie?

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1-2 copos

Ingredientes

  • 1 banana congelada
  • 1 cenoura
  • 1 laranja
  • 200 ml de água

Modo de preparo

  1. Descasque a cenoura e corte-a em cubos para facilitar o processo.
  2. Em um liquidificador ou mixer, triture a banana e a cenoura com a água.
  3. Adicione a laranja sem a casca e sem sementes ou apenas o seu suco, depois de espremê-la.
  4. Termine de bater e consuma, preferencialmente sem coar.

3. Smoothie para aumentar a energia

Smoothie aumentar energia

Para aguentar uma rotina pesada, muitas vezes, uma bebida energética será sua melhor amiga. Que tal uma opção gelada e muito nutritiva que possa substituir, pelo menos em alguns momentos, o bom e velho café?

Neste smoothie, a banana é responsável por fornecer a energia, assim como a manga, que também é rica em vitaminas do complexo B essenciais para o funcionamento dos músculos do corpo.

Consuma-o como parte de um café da manhã balanceado se quiser começar o dia bem, jogar um mix de vitaminas pra dentro e ter muita energia para realizar as tarefas diárias.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: máximo 3 copos

Ingredientes

  • 1 banana congelada
  • 3 fatias de abacaxi
  • ½ manga
  • 200 ml de água de coco
  • Folhas de hortelã a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Higienize a manga e o abacaxi, retire a casca das frutas e corte-as em pedaços.
  2. Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes e deixe bater por aproximadamente 3 minutos.
  3. Se quiser, adicione folhas de hortelã para decorar e/ou para dar um toque a mais de sabor. Consuma!

4.  Smoothie para diminuir o estresse

Smoothie diminuir estresse

Nenhum alimento faz milagres, mas incluir ingredientes-chave na sua dieta pode ajudar a transformar uma rotina intensa em algo mais leve e relaxante.

A banana e o cacau são ricos em triptofano, substância que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Já a pasta de amendoim e o mel são energéticos e dão mais disposição.

Para desestressar ainda mais, que tal planejar um piquenique e servir seu smoothie aos amigos e familiares? Chame todo mundo para aproveitar uma tarde gostosa com uma bebida refrescante! Garantimos que você vai relaxar e se divertir um pouco.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 copo

Ingredientes

  • 200 ml de leite
  • 1 banana picada e congelada
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim
  • 1 colher (chá) de mel
  • Canela em pó a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Adicione a banana, o leite e a pasta de amendoim no liquidificador e bata até misturar todos os ingredientes.
  2. Acrescente o cacau em pó e o mel e continue misturando para o líquido ficar homogêneo.
  3. Sirva em um copo e polvilhe canela em pó para decorar se quiser.

5.  Smoothie para melhorar o sono

Smoothie melhorar sono

Para uma noite de sono adequada, o ideal é realizar uma refeição leve e fazer atividades de lazer antes de dormir, mantendo as telas do celular e televisão bem longe.

Uma bebida calmante pode ser ótima companhia nesse momento, principalmente se um dos seus ingredientes promover o relaxamento. Recomendamos incluir no seu preparo um chá de folhas de maracujá, também conhecido como passiflora, rico em substâncias calmantes.

E já que nem sempre é prazeroso tomar chá, ainda mais em dias quentes, por que não um smoothie de maracujá com o preparo de passiflora para unir o útil ao agradável? Confira a receita!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1-2 copos

Ingredientes

  • 1 maracujá
  • 2 bananas picadas e congeladas
  • 80 g de iogurte natural desnatado
  • 1 colher (sopa) de folha de maracujá para preparar o chá
  • 150 ml de água

Modo de preparo

  1. Ferva a água e adicione as folhas de maracujá, deixando-as infusionar por, pelo menos, 10 minutos. Estará pronta a sua passiflora.
  2. Em um liquidificador, adicione a polpa do maracujá, as bananas e o iogurte e triture bem.
  3. Espere o chá esfriar, retire as folhas e acrescente à batida feita anteriormente.
  4. Se necessário, adicione também pedras de gelo antes de consumir.

6.  Smoothie para fortalecer o sistema imunológico

Smoothie fortalecer sistema imunológico

Cuidar do sistema imunológico sempre foi uma prioridade para a maioria das pessoas, principalmente porque é ele que protege o organismo contra doenças como gripes e resfriados.

Cultivar bons hábitos – através de uma boa noite de sono, exercícios físicos, beber muita água e ter uma alimentação balanceada – faz parte do caminho de fortalecimento desse sistema e alimentos ricos em vitamina C também precisam fazer parte da rotina, por isso, trouxemos um smoothie cheio deles.

A ideia desta receita é dar um up ainda maior na sua imunidade. Se quiser, adicione algumas gotas de extrato de própolis à batida.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 copo

Ingredientes

  • ½ cenoura
  • ½ manga congelada
  • 1 limão
  • 1 colher (chá) de açafrão em pó
  • Gengibre a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem a cenoura, descasque-a e corte em pedaços.
  2. Em um liquidificador, adicione a manga, a cenoura e o suco do limão.
  3. Lave bem o gengibre e, se achar necessário, retire sua casca antes de usá-lo.
  4. Acrescente-o junto com o açafrão ao liquidificar e bata bem.
  5. Consuma, de preferência, sem coar.

7.  Smoothie para melhorar a memória

Smoothie melhorar memória

Para um excelente funcionamento cerebral a curto e longo prazo, é preciso manter um consumo frequente de vitaminas, minerais e carboidratos, pois são eles que fornecem energia para o desempenho normal do órgão.

Frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa são consideradas super alimentos por sua riqueza em carboidratos e têm um efeito protetor ao combaterem os radicais livres produzidos normalmente pelo organismo, que podem fazer mal quando existem em excesso.

A manga contém vitamina C e A, dois nutrientes com função antioxidante, já a chia possui ômega 3, um composto anti-inflamatório eficaz para a memória.

Então, nada melhor do que juntar tudo num smoothie só!

O consumo frequente dessa bebida pode ajudar você a melhorar sua saúde mental e capacidade de raciocínio.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1-2 copos

Ingredientes

  • ½ xícara de amoras congeladas
  • ½ manga congelada
  • 1 kiwi
  • 1 colher (chá) de semente de chia
  • 200 ml de água de coco

Modo de preparo

  1. Comece descascando o kiwi e corte-o em pedaços.
  2. Adicione as frutas e a água de coco em um processador ou liquidificador.
  3. Triture tudo até a mistura ficar homogênea.
  4. Adicione a chia ao liquidificador para bater o smoothie mais um pouco ou adicione-a diretamente ao copo com a bebida já servida para formar uma espécie de gel que vai deixá-la mais consistente.
  5. Sirva-se!

8.  Smoothie para controlar o apetite

Smoothie controlar apetite

Uma bebida rica em fibras pode ser útil para diminuir a fome e controlar o consumo desnecessário de calorias e servir como ótima opção para quem está de dieta ou gosta de seguir um estilo de vida saudável.

A chia, a linhaça e a aveia são exemplos de carboidratos que promovem a saciedade e auxiliam positivamente na saúde intestinal, por isso, funcionam de maneira excelente para um lanche saudável no meio da tarde.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1-2 copos

Ingredientes

  • 1 banana congelada
  • 5 morangos congelados
  • 1 fatia de mamão
  • 160 g de iogurte natural desnatado
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • 1 colher (sopa) de chia
  • Mel a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Retire a casca e as sementes do mamão e coloque a fatia da fruta no liquidificador junto com a banana, os morangos e o iogurte.
  2. Deixe bater por 1 minuto.
  3. Acrescente a chia e a aveia e bata mais um pouco até tudo ficar homogêneo.
  4. Se quiser uma bebida mais doce, adicione mel.

9.  Smoothie para controlar a pressão arterial

Smoothie controlar pressão arterial

Algumas frutas ricas em potássio, como o kiwi e a banana, podem ajudar a regular a pressão arterial. Isso acontece porque o mineral presente nos alimentos é essencial para o funcionamento correto dos mecanismos que controlam o fluxo sanguíneo.

Uma alimentação saudável e exercícios físicos também são ótimas maneiras de manter a pressão estável, apenas lembre-se de que o ideal é fazer acompanhamento com profissionais de saúde qualificados para adotar tanto uma alternativa quanto a outra.

Para conseguir uma receita de smoothie que dê um empurrãozinho nos cuidados com a circulação e as artérias, o ideal é usar polpa de açaí pura, sem a adição de açúcar. Tome nota da lista dos outros ingredientes.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 copo

Ingredientes

  • 100 g de açaí em polpa
  • 1 banana congelada
  • 1 kiwi
  • 160 g de iogurte natural desnatado

Modo de preparo

  1. Descasque o kiwi e triture-o junto com a banana em um liquidificador ou processador.
  2. Adicione o iogurte e o açaí e deixe bater por mais 1 minuto.
  3. Agora, é só aproveitar!

10.  Smoothie para melhorar o humor

Smoothie melhorar humor

Nada como um bom drink para manter o bom humor, não é mesmo? Ainda mais se a bebida tiver ingredientes que induzem a liberação de serotonina, aquele neurotransmissor conhecido como “hormônio da felicidade”.

A banana é uma fruta rica em triptofano, que estimula a produção desse hormônio tão legal e, de bônus, fornece muita energia para estimular você a fazer atividades de lazer que liberam endorfina, outro químico importante para a sensação de bem-estar.

Junte abacaxi e leite de coco com ela e voilá. Prepare o smoothie perfeito em apenas três passos!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 copo

Ingredientes

  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 banana congelada
  • 100 ml de leite de coco
  • Água (opcional)

Modo de preparo

  1. Retire as cascas do abacaxi e corte-o em pedaços.
  2. Coloque as frutas e o leite de coco no liquidificador e bata tudo para triturar.
  3. Se quiser deixar seu smoothie mais líquido, adicione água aos poucos até ele ficar na consistência desejada.

11.  Smoothie para combater a fadiga

Smoothie combater fadiga

Sente cansaço o tempo todo? Provavelmente, você não está ingerindo a quantidade de vitaminas que o seu corpo precisa e isso resulta em um mal funcionamento geral do organismo e da mente!

Mas você sabia que frutas como o abacate e o morango podem ajudar a combater essa sensação de exaustão?

O primeiro é uma fonte excelente de gorduras boas que dão mais energia e fazem bem à saúde, já as frutas vermelhas e roxas são ricas em resveratrol, substância antioxidante que combate o estresse. Utilize-os na sua receita!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1-2 copos

Ingredientes

  • 1 banana congelada
  • ½ abacate
  • 5 morangos
  • 200 ml de leite integral ou desnatado

Modo de preparo

  1. Higienize bem os morangos e reserve-os. Eles podem ser congelados ou não.
  2. Retire a casca do abacate e também o seu caroço, com o auxílio de uma colher.
  3. Coloque as frutas picadas em um mixer ou liquidificador.
  4. Adicione o leite e bata tudo até formar uma mistura homogênea.

É isso! Chegou até aqui com água na boca? Se sim, outra pergunta: salvou este artigo para consultar sempre que der vontade de consumir algo gostoso, refrescante e bom para o corpo e a alma?

Não restam dúvidas de que uma bebida feita com frutas é saudável, mas, agora que você já sabe quais benefícios que as misturas de frutas, de fato, podem trazer, inclua a alternativa na sua dieta e veja como você vai começar a se sentir melhor.

Separamos com muito carinho as receitas de smoothies saudáveis mais gostosas do mundo, combinando diversos sabores surpreendentes e muitas vantagens para o seu cotidiano, então, bom proveito!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário