Tudo sobre tofu: do que é feito, tipos e como preparar

É uma carne vegana? Um doce? É salgado? Nada disso! Confira tudo que você precisa saber sobre esse alimento de origem chinesa nutritivo, saudável e pra lá de versátil!

O que é tofu

De origem chinesa e muito parecido com alguns queijos brancos consumidos no dia a dia, o tofu é um tipo de queijo produzido a partir do leite de soja muito utilizado também pela gastronomia coreana e japonesa.

O alimento de origem vegetal carrega versatilidade, muitos nutrientes e histórias. Sua criação tem mais de dois mil anos e foi registrada pela primeira vez no século IX a.C. durante a dinastia Han.

A lenda milenar do tofu conta que o príncipe Liu An moeu alguns grãos de soja e transformou em leite para a sua mãe, que estava tão doente que não conseguia mastigar os alimentos.

Mais tarde, o leite de soja – primeiro e fundamental passo para a produção do tofu – foi misturado acidentalmente com pó de gesso e, assim, foi formada a primeira mistura semelhante ao que conhecemos hoje.

Outras histórias contam que foram os monges budistas que fabricaram a iguaria pela primeira vez e ensinaram a receita ao príncipe.

Gostou da história? Confira a seguir um pouco mais sobre essa delícia super saudável e que faz o maior sucesso com o público vegetariano!

O que é tofu?

Afinal, o que é e do que é feito o tofu? O tofu é um queijo vegetal feito à base de leite de soja, misturado com sal e nigari, um composto de cloreto de magnésio usado para coalhar o leite e fazer o tofu.

Com textura semelhante aos queijos derivados do leite animal e com sabor leve, o tofu é facilmente utilizado em receitas vegetarianas, desde pratos salgados deliciosos até sobremesas carregadas de muito sabor.

Fonte de proteína, minerais, aminoácidos, ômega 3 e livre de colesterol, o tofu é uma opção para os públicos vegano, vegetariano e para pessoas que possuem dietas com restrição à lactose.

Além disso, ele também faz parte de diversas preparações de comidas saudáveis e traz diversos benefícios para a saúde. Confira abaixo alguns deles.

5 principais benefícios do tofu

O tofu é cheio de nutrientes importantes que contribuem para a sua saúde e bem-estar. Prepara o papel e a caneta para anotar as vantagens de consumir esse alimento!

1.  É amigo do coração

Um estudo feito pela revista médica Journal of Medicinal Food, no ano de 2013, revelou que as isoflavonas, substâncias naturais presentes em vegetais como a soja, podem reduzir drasticamente a inflamação dos vasos sanguíneos e melhorar sua elasticidade.

Além disso, o tofu possui alta concentração de ômega 3 e 6, que auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol, evitando coágulos sanguíneos e reduzindo também a chance de doenças cardíacas e cardiovasculares como o AVC.

2.  Deixa os ossos e músculos mais saudáveis

Por ser um alimento muito proteico e com quantidades consideráveis de cálcio, o tofu pode auxiliar no aumento de massa muscular e melhorar a saúde óssea, prevenindo doenças como a sarcopenia e a osteoporose, que é conhecida por enfraquecer os ossos, deixando-os frágeis.

3.  Ajuda no processo de emagrecimento saudável

Já deu para notar que o tofu é alimento rico em nutrientes, não é mesmo? Ele é um ótimo aliado para quem deseja manter a boa forma e uma alimentação saudável, já que possui cerca de 62 kcal a cada 100 gramas.

Além de ser uma boa fonte de proteínas e auxiliar no ganho de massa muscular, como citamos anteriormente, esse alimento possui fibras que ajudam no trânsito intestinal e proporcionam saciedade.

4.  Combate a anemia

O ferro é um nutriente essencial para a produção de glóbulos vermelhos que compõem o nosso sangue e não é que o tofu pode contribuir com mais essa função? O alimento é fonte de ferro, que garante a produção de hemoglobina e previne a anemia.

Além disso, o mineral também transporta oxigênio para as células do nosso corpo, auxiliando na produção de energia e dando aquele gás para as atividades diárias.

5.  Alivia os sintomas da menopausa

Se você é mulher, sabe bem o que é sofrer com a TPM e a menopausa, não é?! Pois fique sabendo que esse alimento tão versátil e nutritivo também pode proporcionar alívio dos sintomas da menopausa, que é um período caracterizado pelo declínio natural dos hormônios reprodutivos da mulher a partir de uma certa idade.

As isoflavonas, substâncias cheias de benefícios e que já mencionamos antes neste artigo, ativam receptores de estrogênio, principal hormônio que sofre redução nessa fase da vida feminina e que causa a combinação dos sintomas mais temidos pelas mulheres.

Agora que você já conhece os benefícios desse alimento completo e saboroso, que tal aproveitá-los em receitas de dar água na boca? Confira abaixo.

Como fazer tofu

Você já se perguntou como preparar tofu em casa? A receita é semelhante ao preparo de outros queijos tradicionais que conhecemos por aí e pode ser feita de forma totalmente caseira.

A primeira etapa de preparo começa na noite anterior, já que a soja precisa ficar de molho para eliminar seus antinutrientes – compostos presentes em alguns grãos que podem impedir a absorção de nutrientes essenciais. Conheça todas as etapas deste processo a seguir!

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: aproximadamente 200 g

Ingredientes

  • 500 g de soja
  • 5 colheres (sopa) de vinagre ou suco de 4 limões para coagular o leite
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 litro de água

Modo de preparo do leite de soja

  1. Comece na noite anterior, lavando os grãos de soja e deixando-os de molho em água limpa por pelo menos 12 horas seguidas. Caso seja possível, você pode deixar por até 48 horas, trocando a água sempre de 12 em 12 horas.
  2. Após esse período, escorra a água e lave os grãos novamente.
  3. Adicione 1 litro de água e os grãos demolhados em um liquidificador, batendo-os até que os grãos maiores de soja estejam quebrados.
  4. Caso haja necessidade, repita esse processo mais uma ou duas vezes.
  5. Com o auxílio de um pano de prato limpo, coe esse líquido e deposite em uma panela, cozinhando ele até ferver.

Agora que você acabou de fazer o leite de soja caseiro, vamos começar o preparo do tofu propriamente dito.

Modo de preparo do tofu

Você vai precisar do leite de soja caseiro e do limão ou vinagre para essa etapa. Tudo a postos? Vamos lá!

  1. Com o fogão desligado, adicione as 5 colheres de sopa de vinagre ou o suco dos 4 limões para talhar o leite de soja e misture aos poucos.
  2. Deixe a mistura descansar até que esteja realmente coagulada e com grumos.
  3. Retire o excesso de líquido com o auxílio do mesmo pano de prato.
  4. Para a drenagem do tofu, você precisará de um recipiente com furos. Coloque o mesmo dentro desse recipiente e depois dentro de uma vasilha maior, para que o líquido consiga sair.
  5. Posicione o pano de prato com o tofu dentro do recipiente e pressione com as mãos para drená-lo. Depois, coloque um pote com grãos ou qualquer outro conteúdo que adicione peso em cima do tofu.
  6. Mantenha essa manobra pelo tempo necessário para que o tofu atinja a textura que você quer, lembrando que, quanto mais tempo, mais firme ele ficará. Sugerimos que você deixe o alimento nessa posição por 1 hora.
  7. Em seguida, retire-o dos recipientes e do pano de prato em que ele está envolvido e coloque-o em outro pote, dessa vez com água gelada, o que vai ajudar o alimento a ficar ainda mais firme.

Tudo pronto! Agora, você pode cortá-lo de diversas formas e usá-lo em muitas receitinhas.

Importante: para conservar o seu tofu, guarde-o em um pote fechado e com água por até 10 dias na geladeira. Não esqueça de trocar esse líquido a cada 2 dias ou sempre que ele estiver turvo.

Você também pode congelar o tofu por até 3 meses, mas sua textura muda e ele fica um pouco mais esponjoso.

Agora, você já pode colocar a mão na massa – ou no queijo – em casa, mas já conhece todos os tipos de tofu que existem no mercado? Vem cá dar uma olhadinha!

4 tipos de tofu que existem no mercado

Se você não está afim de cozinhar e fazer o tofu em casa, saiba que existem 4 tipos de tofu no mercado: Momen, Soft, Kinugoshi e o defumado. Eles se diferenciam principalmente pela quantidade de água, sabor e textura.

Vamos conhecer juntos cada um deles? Confira!

1.  Momen Tofu

Conhecido como tofu firme ou “algodão”, em sua tradução literal, é um dos tofus mais tradicionais e fáceis de ser encontrado em supermercados e lojas especializadas.

Você já sabe que, quanto menos água o alimento tiver, mais firme ele é, sendo assim, o Momen tem como principal característica a presença de pouca água, o que o torna, além de mais firme, mais saboroso e com textura mais consistente que os outros.

Este tipo de tofu é ideal para ser grelhado, empanado, frito e usado como base para outras preparações, substituindo ingredientes.

2.  Soft Tofu

Se você prefere um tofu mais macio para as suas preparações, o Soft é o ideal. Como o próprio nome sugere, sua textura é mais leve que a anterior, além disso, seu sabor também segue o mesmo padrão, sendo menos intenso.

Esse tipo de tofu pode ser usado para preparações grelhadas, empanadas e fritas, mas deve ser muito bem drenado antes do preparo já que ele possui mais água, o que confere toda essa maciez ao alimento.

O Soft Tofu é ideal para a produção de pastinhas e patês para serem usados em sanduíches e aperitivos como torradinhas e bruschettas, conferindo cremosidade e aspecto menos granulado aos pratos.

3.  Kinugoshi Tofu

Este queijo é uma verdadeira seda, literalmente! O Kinugoshi é conhecido como o tofu fofinho, já que ele é extra soft. Delicadíssimo, leve e brilhoso, sua textura e aparência podem ser associadas às de um queijo minas frescal, além disso, seu sabor é muito neutro.

No Brasil, não existem versões orgânicas desse tofu, pois essa receita não tem muito custo-benefício. Apesar disso, é facilmente encontrado em supermercados com embalagens de até 400 g.

Esse tipo de tofu é perfeito para fazer sobremesas, já que sua textura proporciona cremes lisinhos e seu sabor neutro não interfere em preparações doces. Outra boa opção é substituir o iogurte pelo Kinugoshi em smoothies e shakes proteicos.

Lembre-se que este tofu é delicado, então, a indicação é não congelá-lo para que ele não perca a textura e leveza.

4.  Tofu defumado

Esse tipo de tofu é o queridinho de muitos consumidores assíduos. Ele é mais consistente e menos hidratado, sendo assim, não desmancha ao ser manipulado, nem ao ser cozido e o defumado é feito geralmente de forma artesanal dependendo da marca que você adquirir.

O processo de defumação ajuda o tofu a ficar ainda mais firme e sequinho, por isso, ele contém pouca hidratação e não solta água assim como os outros tipos.

Lembrando que essa versão é encontrada com frequência e de forma orgânica, sendo livre de agrotóxicos e feita com soja não transgênica, o que a torna ainda mais gostosa e saudável.

Ele pode ser utilizado para dar um toque final em sopas, feijoadas, caldos verdes e farofas. Além disso, pode ser usado em preparações como bruschettas e quiches.

Que tal conhecer algumas receitas para colocar em prática tudo que você já sabe sobre tofu e preparar pratos surpreendentes? Confira o que separamos pra você!

Receitas com tofu

Bateu a fome? Chegou a hora de unir o útil ao agradável, botar a mão na massa e aprender a fazer essas receitas saudáveis e práticas que vamos mostrar a você. Confira!

1.  Pão de queijo com tofu

O pão de queijo é paixão nacional e uma ótima opção para o lanchinho da tarde. Essa receita conta com ingredientes simples e fáceis que não têm erro. Chama a galera e vem aproveitar essa delícia!

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 10 unidades

Ingredientes

  • 500 g de tofu
  • 500 g de polvilho azedo
  • 1 colher (sopa) de farinha de milho
  • 1 xícara de óleo de girassol
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Primeiro, amasse o tofu, adicione sal, pimenta, tempere ao seu gosto e reserve.
  2. Em um recipiente, escalde 2 colheres (sopa) de polvilho azedo em água quente e mexa até misturar bem.
  3. Adicione a farinha de milho, 1 colher (sobremesa) de sal e o óleo de girassol. Caso haja necessidade, adicione um pouco de água para que a mistura fique cremosa.
  4. Acrescente o tofu amassado e o restante do polvilho azedo. Misture até que a massa desgrude das mãos.
  5. Faça bolinhas pequenas e coloque para assar em forno médio (180 °C).
  6. Prontinho! Estão prontos os seus pães de queijo crocantes por fora e cremosos por dentro.

Prefere um petisco prático para reunir os amigos? Dá uma espiadinha na próxima receita!

2.  Tofu grelhado

Se você quer fazer uma reuniãozinha entre amigos e alguns deles são veganos, não se preocupe, nós temos a opção perfeita! O tofu grelhado é um petisco prático, econômico e que vai surpreender os seus convidados.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 unidades

Ingredientes

  • 400 g de Momen Tofu
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo

  1. Comece cortando o tofu em tiras ou cubos, como você preferir.
  2. Em um recipiente, adicione o alho picado, o shoyu, o vinagre e o mel.
  3. Acrescente o tofu à mistura para marinar e reserve por cerca de 30 minutos na geladeira.
  4. Chegou a hora de grelhar o tofu. Retire-o da mistura e use um grelhador antiaderente ou frigideira, se for preciso, unte com azeite.
  5. Grelhe o tofu durante alguns segundos de cada lado até dourar.
  6. Seu petisco vegano está pronto para ser saboreado!

Tá afim de algo mais doce para fazer uma sobremesa? Temos também!

3.  Mousse de chocolate com tofu

Hummm, quem não gosta de um docinho depois do almoço ou jantar? A mousse de chocolate é uma opção pra você que é uma formiguinha, mas não pode exagerar na dose. Confira o resultado dessa equação maravilhosa entre chocolate e tofu!

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 150 g de Soft ou Kinugoshi tofu
  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 200 g de chocolate meio amargo sem lactose
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 2 colheres (sopa) de xarope de milho

Modo de preparo

  1. Comece derretendo o chocolate meio amargo em banho-maria.
  2. Corte o tofu em cubinhos para facilitar na hora de bater os ingredientes no liquidificador. É importante também que você escolha o mais macio para essa receita, por isso sugerimos duas opções: as versões Soft ou Kinugoshi.
  3. No liquidificador, adicione a água, a essência de baunilha, o xarope de milho, o açúcar, o tofu picado juntamente com o chocolate derretido.
  4. Bata tudo aos poucos até que o creme fique uniforme. Se precisar, misture com uma colher para que fique liso e homogêneo.
  5. Distribua a mousse no recipiente da sua preferência e leve para gelar por aproximadamente 4 horas.
  6. Finalize com granulado ou raspas de chocolate.
  7. Aprecie sua mousse geladinha e sem culpa!

Ainda não experimentou o tofu e ficou com água na boca depois dessas receitas que separamos para você? Aproveite nossas dicas e todos os benefícios desse alimento extremamente saudável e colecione novas experiências gastronômicas agora mesmo.

Bom apetite!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário