Alcaparras: o que é, como usar e benefícios

Você já ouviu falar em alcaparras? Sabe como consumi-las? Conhece as características nutricionais? Descubra agora como utilizar esse broto e qual o seu benefício para a saúde.

O que é alcaparras

As alcaparras são de origem Mediterrânea e desde a Grécia Antiga são usadas como calmantes em benefício da saúde mental. Esse broto floral também é utilizado na culinária, principalmente na preparação de peixes e carnes leves.

Seu sabor se assemelha à azeitona convencional e, assim como essa, cresce em regiões quentes e com clima árido. Apesar de ter o sabor semelhante, o aroma da alcaparra é inconfundível.

Afinal, estamos falando de um ingrediente que se assemelha ao açafrão em questão de vendas, pois ambas especiarias possuem um valor alto no mercado e podem ser desvalorizadas quando a safra entrega grãos maiores que os convencionais.

O motivo é bem simples, o grão perde sabor, aroma e outras qualidades quando há modificações no tamanho do broto.

Dito isso, entenda um pouco mais sobre esse tempero natural e conheça outras características nutricionais do alimento.

O que são alcaparras?

Alcaparras são botões de flores e o broto é colhido dos arbustos antes de florescer. Assim que colhidos, são realizadas conservas para armazená-los sem modificações, isto é, a conserva é realizada imediatamente após a colheita para que o fruto não se modifique virando flor.

Os botões imaturos e em conserva são armazenados com sal, vinagre ou salmoura para que o gosto e o odor sejam preservados.

Essa especiaria é utilizada como tempero em diferentes tipos de pratos, trazendo frescor e um leve amargor às receitas.

Saiba que, além de acrescentar sabor ao prato, ela traz uma enorme carga nutricional para o organismo, atuando como anti-inflamatório e antibacteriano, possuindo, inclusive, propriedades anti-cancerígenas.

Para que serve a alcaparra?

É importante ressaltar que as alcaparras nunca são servidas ou utilizadas frescas, é fundamental deixá-las em conserva por um período curto de tempo, que será suficiente para liberar todo o frescor e aroma da especiaria.

Essa conserva pode ser consumida de maneiras diferentes, usando o ingrediente e o botão em temperos ou utilizando o broto com o arbusto, que pode ser uma forma de decorar drinks mais sofisticados, como o dry martini.

É possível ainda consumir as alcaparras como acompanhamento de determinados pratos, como atum, vitelas e steak tartare.

É possível encontrar esse ingrediente em óleo para ser utilizado na construção de pratos leves e frescos.

Além disso, existem outros pratos que podem levar essa especiaria, como:

  • tortas salgadas de salmão;
  • molho de tomate;
  • pizza;
  • verduras e saladas mais cítricas;
  • peixes, vitelas e frutos do mar em geral;
  • carnes suaves; e
  • carpaccio.

Como usar alcaparras?

É possível utilizar essa especiaria em pratos mais simples, aproveitando a carga nutricional e os benefícios para saúde que elas trazem.

Confira, abaixo, uma receita simples de massa italiana que leva alcaparras e tem preparo fácil, prático e delicioso.

Spaghetti alla Puttanesca

Spaghetti alla Puttanesca

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimentos: 4 porções

Ingredientes

  • 500 g de espaguete
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras
  • 7 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 xícara de manjericão picado
  • 10 unidades de azeitona preta em fatias
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 latas de tomate picados, com o suco e sem pele
  • 6 filés de anchovas picadas em conserva

Modo de preparo

  1. Em fogo baixo, refogue o alho e a cebola, após murchar acrescente a anchova e cozinhe, mexa até que as anchovas estejam completamente desmontadas.
  2. Em fogo médio, adicione os tomates e uma pitada de sal.
  3. Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo de novo e cozinhe os tomates até que eles tenham se separado do óleo, por mais ou menos 30 minutos.
  4. Desligue o fogo e reserve o molho.
  5. Em outra panela, coloque 4 litros de água para ferver.
  6. Na água fervendo, adicione uma pitada de sal e acrescente o macarrão, mexa até que a massa esteja submersa.
  7. Depois de cerca de 7 minutos, a massa estará quase no ponto al dente (ideal para esta receita), então volte com o molho para o fogo baixo e adicione o manjericão, as alcaparras e as azeitonas.
  8. Escorra a massa e acrescente uma colher (sopa) de manteiga.
  9. Acrescente o molho no macarrão, adicione um fio de azeite, acerte o sal e sirva.

Características nutricionais

Além de estar presente em várias comidas chiques, as alcaparras possuem finalidade medicinal, pois suas características nutricionais atuam no organismo de maneira benéfica.

Para sermos mais específicos, podemos afirmar que em 100 gramas de alcaparras, existem mais de 3,2 gramas de fibras alimentares, assim como 2,3 gramas de proteínas e 4,9 gramas de carboidratos.

Por ser uma boa fonte de fibras, elas são ótimas para o intestino, aumentam a saciedade e ajudam a reduzir a probabilidade de doenças cardiovasculares.

É importante ressaltar que a especiaria é rica em vitaminas como: cálcio, magnésio, potássio, ácido fólico, vitaminas A, B, B1, B3, C e K.

Para complementar, por ser um broto floral, as alcaparras possuem um baixo teor calórico, são 23 calorias a cada 100 gramas consumidas.

Existem ainda outras características nutricionais importantíssimas no broto, como as flavonoides rutina e quercetina. Para ficar mais fácil, vamos mostrar a carga nutritiva de cada uma, separadamente, veja só!

1.  Flavonoides rutina

A quantidade de rutina presente na alcaparra inibe a formação de plaquetas nos vasos sanguíneos, ajudando na circulação do sangue em vasos menores, o que por sua vez, facilita o trabalho do coração e reduz os problemas de doenças circulatórias.

2.  Flavonoides quercetina

Possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-cancerígenas, anti-inflamatórias e trabalha como um potente analgésico para o organismo.

Benefícios das alcaparras

Por possuírem características nutricionais altíssimas, as alcaparras trazem consigo vantagens para a saúde de quem as consome com frequência. Confira alguns desses benefícios.

  • auxilia na manutenção do intestino;
  • melhora a saúde dos ossos;
  • é antioxidante;
  • é um afrodisíaco natural;
  • possui propriedades diuréticas;
  • melhora o funcionamento do fígado;
  • baixa os níveis de colesterol ruim;
  • combate o envelhecimento precoce;
  • previne o câncer de mama; e
  • atua no emagrecimento.

Além dos benefícios físicos, os brotos também influenciam na saúde emocional e mental, produzindo efeito calmante e aliviando os sintomas de estresse e ansiedade.

Quem não pode comer alcaparras?

Pessoas que possuem pressão alta (hipertensas) não devem consumir alcaparras em conserva ou em formato de óleos, pastas ou em drinks, pois o broto possui alto teor de sódio, o que pode elevar a pressão arterial.

Mas, se você deseja provar essa especiaria, procure consumir aquelas que possuem menor tempo de conserva e que o preparo da mistura tenha sido realizado com vinagre e não com adição de sal.

Por fim, lembre-se de que porções pequenas desse ingrediente misturadas a pratos com baixo teor de sódio podem não ser tão prejudiciais, por isso, o aconselhável para quem tem pressão alta é ingerir pouquíssimas porções e esporadicamente.

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário